A Narrativa Transmídia e as Configurações de Linguagem

narrativa transmídia

Para entender o que a narrativa transmídia representa, é importante compreender os vários formatos de configurações de linguagem que nascem do potencial e limitação de cada mídia em que o conteúdo irá habitar.

Agora que você já viu aqui no Take.blog o que é a transmídia, qual a dinâmica que ela propõe como estratégia nos meios de comunicação e quais ferramentas você tem disponíveis para criar a sua própria narrativa transmídia, vem fechar com chave de ouro (!!!!!) o especial de posts sobre o assunto transmídia, aprofundando em como as diversas configurações de linguagem interagem na dinâmica da narrativa transmídia

Histórias e linguagem: o básico do ser humano

O ato de contar histórias está enraizado nos costumes de comunicação humana desde os primórdios. Essa essência pode ser resgatada quase que intuitivamente. Nos dias atuais, existe uma gama bastante variada de formas e meios para essas narrativas serem contadas e que estão em constante mudança e evolução.

Em função deste terreno fluido onde a comunicação se reproduz, principalmente após o surgimento da internet, percebemos uma necessidade de uma ferramenta primordial para o avanço nos campos de comunicação: A interação.

Interagindo com o usuário em qualquer lugar

A interação não somente permite um novo formato de construção de conteúdo como também serve de ponte para o direcionamento do que é de interesse do público.

A utilização da narrativa transmídia como ferramenta de comunicação permite maior articulação de canais e plataformas que dialogam entre si e expressam a flexibilidade e adaptação que o cenário contemporâneo anseia para a comunicação, onde o indivíduo pode escolher como, onde e quando consumir conteúdo.

O despedaçar da informação em diversos ambientes permite novas perspectivas acerca do motivo principal da narrativa, produzindo novos efeitos e sensações, deixando para trás o direcionamento superficial e proporcionando empatia e interesse do público sobre a história apresentada.

Desde o nascimento do cinema, por exemplo, a adaptação de conteúdo literário ficcional já era utilizado para os filmes. Grandes profissionais conseguiram realizar o feito de adaptar conteúdo escrito para imagem e voz com elevada qualidade, trazendo uma nova estética e significado para a história

A narrativa transmídia: muito além de replicar conteúdo

É importante salientar que essas transposições e adaptações não se tratam de Ctrl+C e Ctrl+V e sim de expandir o olhar e o potencial da obra, introduzindo novos sistemas de linguagem para a história  e expandindo o número de mídias nas quais o conteúdo pode ser explorado. 

As narrativas hoje possuem uma dinâmica de se completarem, se expandirem e se cruzarem entre uma mídia e outra, alterando assim as dimensões do compartilhar no contexto atual, onde se proliferam através da inovação de mídias que estão cada vez mais complexas e mais acessíveis e introduzem um novo formato de interpretar e difundir a informação. 

A Narrativa transmídia é uma nova forma de estruturar a comunicação midiática, proporcionando a interação entre diferentes tribos e se estabelece como uma rede de conexão e colaboração de linguagens e conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: