Na última semana, abrimos a série “Isso é muito Black Mirror – Será mesmo?”, que abordará o pacote de anúncios que o Google fez no Google IO, em maio. Falei um pouco sobre o novo assistente, Google Duplex. Já conferiu? 🙂
A novidade que vai ser comentada hoje vai no caminho oposto de todas as tecnologias lançadas recentemente. O novo Android P quer que a gente passe menos tempo no celular.
Então, por que isso seria muito Black Mirror?
Desde que os smartphones começaram a chegar ao mercado e cair no gosto do público, tudo que vemos são novidades que nos prendem cada vez mais no mundo online! Maneiras de facilitar nossa vida, jogos, realidade virtual e atrativos mil.
Já o lançamento em questão vai nos monitorar e ajudar a “desligar” um pouco.
Como o Android P vai fazer isso?
O que impressiona é a capacidade de impactar de verdade o nosso cotidiano. Durante o Google IO, o CEO Sundar Pichai reconheceu que a indústria de tecnologia deve sempre ser responsável pelas ferramentas e serviço que cria.
Não é engraçado que uma empresa de tecnologia tente nos alertar sobre nosso vício no produto em questão? Talvez isso indique que estamos nos direcionando para um caminho perigoso.
Sabe aquela brincadeira que rola em algumas rodas de amigos, onde todos os presentes em um encontro devem colocar o celular sobre a mesa e o primeiro a pegar, paga a conta? Pois é, o Google quer nos ajudar a vencer esses jogos e o nosso vício.
O novo Android P, que ainda não tem seu doce divulgado (que tal Pudim, @Google?! ?), promete oferecer o que o Google divulgou como Bem-estar Digital. Isso quer dizer que o aparelho equipado com ele avisará quantas vezes o usuário desbloqueou a tela, quantas notificações viu e quantas horas gasta por ali, tudo isso com o objetivo de conscientizar sobre o vício e tempo passado no telefone.
Como esses avisos funcionarão?
Os avisos poderão ser feitos de maneira geral ou por aplicativo. Caso a pessoa queira diminuir o uso de determinado app, ela poderá determinar que o aparelho suspenda seu uso quando atingir certo limite de tempo, ou também parar as notificações e alterar as cores da tela para que fiquem menos chamativas perto da hora do sono — período em que muitos de nós perdem horas no celular.
Com aparelhos menos chamativos e sedutores, a concorrência diminui durante o jantar com a família, o passeio com os filhos ou o happy hour com os amigos.
É possível, por exemplo, especificar uma lista em sua agenda de chamadas que estarão autorizadas a interromper o momento relax. Assim, acaba aquela desculpa de “preciso olhar meu celular toda hora pois estou esperando uma ligação importante” e, a cada olhada dessa, dar uma passeada por todos os apps e notificações.
A versão beta do Android P já está liberada para os smartphones do próprio Google, além de outros poucos, como o Nokia 7 Plus e o Sony Xperia XZ2. Veja se o seu celular já pode testar a novidade!
Mensagens podem mudar o mundo (e ainda bem que elas existem e facilitam tanto nosso dia a dia), mas nada substitui a vida face-to-face, não é mesmo?
Quem mais vai querer aproveitar e gastar um pouco menos de tempo ao telefone? Compartilhe este artigo com seus amigos e marque aquela saída pra conversar sobre o que cada um achou do novo Android P 🙂
Na próxima semana, vamos falar sobre outro lançamento que visa economizar nosso tempo: o Google Lens. Fique de olho!