O que é Workplace? Confira as funcionalidades da plataforma!

Workplace

Ao longo de sua vida, uma empresa percorre vários níveis de maturidade até chegar em um modelo robusto de gestão. Neste processo de amadurecimento, falhas de comunicação — ou mesmo a falta dela — podem ser situações comuns, seja dentro de uma determinada área ou de forma mais generalizada. Existem diversas ferramentas no mercado que surgiram para solucionar esse gap de comunicação e uma das mais utilizadas é o Workplace.

Vamos conhecer mais?

O que é Workplace?

Criada e desenvolvida pelo Facebook, a plataforma Workplace é uma espécie de rede social para empresas. Cada pessoa que trabalha ali tem seu próprio perfil e consegue ter contato direto ou indireto com outras pessoas da instituição, ainda que estejam trabalhando remotamente (o que parece ser uma nova tendência no mercado). 

Considerando que uma parcela grande da população utiliza ou já utilizou o Facebook, os recursos apresentados no Workplace são muito familiares a quase todos, resultando em uma adaptação bem rápida se comparado a outras ferramentas.

O Workplace muito democrático ao dar voz e liberdade para qualquer pessoa dentro de uma organização dar sua opinião sobre um assunto ou decisão. Sugerir melhorias para outras áreas ou conversar com um diretor a respeito de uma ideia, independente de hierarquia, cargo, papel ou área, garante mais confiança e autonomia aos colaboradores.

O que é Workplace

Como o Workplace funciona?

Muito além de uma ferramenta de bate-papo, o Workplace conta com diversos recursos para aumentar a produtividade e a comunicação de seus colaboradores. Além de serem muito úteis por si só, estes recursos ainda se integram a ferramentas já utilizadas no dia-a-dia das pessoas.

Dessa forma, todos têm a possibilidade de compartilhar informações com as pessoas certas e no momento certo.

A plataforma é pautada em dois tipos de conteúdo que cada pessoa consegue compartilhar e utilizar.

O primeiro são os posts. Públicos ou direcionados para um determinado grupo de pessoas, são uma forma simples e assertiva de compartilhar novidades e resultados com quem possa se interessar. É possível comentar, interagir com as mais variadas reações e compartilhar os posts com quem quiser. 

O segundo tipo são os chats, onde cada um consegue conversar em uma espécie de bate-papo, que pode ser tanto com um grupo, como com uma pessoa em particular. Aqui é possível responder uma mensagem específica, encaminhar um anexo ou mensagem para outra pessoa ou grupo e reagir a algo.

O que consigo fazer no Workplace?

Um recurso muito importante neste contexto é a possibilidade de criar e separar grupos, dependendo do assunto ou do projeto. Você pode ter um grupo para seu time, um grupo para a equipe de um projeto e um grupo com toda a área. Assim, é possível tratar de informações de um assunto apenas com quem se interessa por ele.

Outra forma de comunicação que se popularizou muito nestes tempos de pandemia foram as transmissões de vídeo ao vivo (ou lives). No Workplace também é possível compartilhar resultados, projetos ou planejamentos por transmissões ao vivo no celular ou criando eventos premium no computador. 

Pode ser que uma empresa tenha pessoas trabalhando em vários lugares do mundo, sendo possível adicionar legendas e traduções no vídeo ao vivo para alcançar a todos. Além disso, quem está assistindo consegue enviar feedbacks em tempo real através de comentários, reações, pesquisas, enquetes ou Q&A.

Ter um local para criar, armazenar e compartilhar conteúdos importantes, como diretrizes e políticas da companhia, é essencial nos dias de hoje. Pensando nisso, a Biblioteca de Conhecimento é uma forma simples e de fácil acesso para guardar este tipo de informação. Por se conectar a ferramentas que você já usa, como Office 365, G Suite, Dropbox, Salesforce e SharePoint, fica fácil migrar o que já existe para lá.

No mundo empresarial é preciso lidar com parceiros, terceiros, fornecedores, clientes externos, entre outros. Centralizar toda essa comunicação em uma só ferramenta pode ser uma mão na roda, principalmente sendo a mesma ferramenta que seus colaboradores já usam diariamente. 

Para isto, o Workplace tem a possibilidade de criar grupos multiempresariais, com comentários divididos em tópicos e facilidade de compartilhamento de documentos, mantendo o histórico das decisões fora da famosa thread de e-mails infinita.

Como o contato inteligente entra nessa história?

Entre tantos recursos, um dos mais utilizados é sem dúvidas o Workchat, uma espécie de Facebook Messenger para empresas. Toda a comunicação via chat citada anteriormente é feita por aqui. 

É possível conversar com qualquer pessoa da empresa por texto, se comunicar enviando GIFs, figurinhas ou emojis, enviar áudios, realizar enquetes com grupos e compartilhar sua localização atual com os colegas. 

Não consegue resolver por texto ou um áudio não é o suficiente? Faça chamadas de vídeo ou de áudio, individuais ou em grupo, pelo próprio chat. É a nova sala de reunião virtual, tudo em uma mesma plataforma.

Mas posso ter um contato inteligente no Workchat? A resposta é sim, você pode! O Workchat suporta chatbots com as mais diversas funcionalidades, desde deixar o processo de indicação para vagas mais didático até automatizar processos de busca de informações via chat.

Para mais informações sobre o desenvolvimento de chatbots neste canal, acesse a documentação oficial do Workplace.

Agora que você já sabe ainda mais as vantagens e utilizações do Workplace, confira na prática como os chatbots internos Take Blip deixam o dia a dia do colaborador mais fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: