O posicionamento de marca é o que a coloca no coração e na mente do público alvo. É uma forma de transmitir valores e de diferenciar uma marca diante do mercado. Saiba mais!

Escute o artigo sobre posicionamento institucional de marca clicando no player abaixo!

Para compreendermos o que é posicionamento de marca e entendermos sua importância para empresas que desejam se tornar competitivas no mercado, é preciso conceituar alguns termos como marca e branding.

O que é branding e marca?

De uma forma bem simples, marca é a representação simbólica que identifica um determinado produto, entidade, evento ou empresa, fazendo com que o público seja capaz de  identificar de imediato ao que se refere.

Marca é o símbolo que, por si só, faz com que qualquer pessoa saiba do que se trata, passando também todo um conceito, experiência e valores que envolve o produto, serviço ou organização.

Branding, ou gestão de marcas, é uma estratégia referente ao processo de construção de uma marca e da imagem da marca em si, procurando evidenciar e fortalecer o poder dessa  marca, como também agregar valor.

O branding tem o objetivo de influenciar no comportamento dos consumidores, associando emoções, características e sentimentos ao negócio e à relação entre essa marca e ao público.

Então, branding é, na verdade, a percepção que seus clientes tem em relação à sua marca. A ação será então destacar os valores que a marca pretende passar aos clientes, fazendo com que se destaque dos concorrentes. Mas, afinal, o que é posicionamento de marca?

O que é posicionamento de marca?

Entendido o conceito sobre o que é marca e branding, a pergunta que segue é: o que é posicionamento de marca?

De maneira bem simples, podemos dizer que posicionamento de marca é o processo contínuo de colocar sua marca no coração e na mente de seu público alvo.

É o espaço único que uma marca ocupa no cérebro dos clientes.

Um posicionamento de marca eficaz pode ser definido como o grau em que uma marca é sentida como positiva, única e confiável na mente dos consumidores.

Por meio do posicionamento de marca você faz com que os valores compartilhados sejam a principal razão para seu público se relacionar com uma marca. As vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir.

Entendeu o que é posicionamento de marca?

Veja também: Como a transformação digital e as redes sociais influenciam no branding digital?

Dicas para criar um forte posicionamento de marca

Antes de mais nada, para que sua marca tenha um posicionamento de sucesso, você precisa identificar:

  • quem é seu público-alvo;
  • o que o seu produto/serviço pode proporcionar ao seu cliente;
  • qual o posicionamento atual de sua marca;
  • qual o seu diferencial em comparação à concorrência;
  • identificar o que torna sua marca especial;
  • crie uma declaração de posicionamento: são uma ou duas frases que comunicam o valor exclusivo da sua marca aos seus clientes em relação aos seus principais concorrentes;
  • como quer que sua marca seja reconhecida.

A partir disso, você poderá desenvolver uma estratégia para que sua persona identifique as características que você definiu, após as conclusão das análises acima feitas.

Para garantir que tudo ocorra como o esperado, siga as 3 dicas abaixo.

1. Pesquisa

Avalie seus concorrentes e veja como sua empresa, produto ou serviço, está posicionado em relação a eles.

Analise e veja como pode superá-los, como pode se sobressair no mercado e fixar sua marca na mente dos clientes.

2. Autenticidade

Seja autêntico!

O posicionamento da sua marca será o reflexo do que você quer que as pessoas pensem em relação à sua empresa.

Incorpore valores da empresa e mantenha sempre em alta a credibilidade e a confiabilidade de sua empresa. Cumpra suas promessas!

3. Faça sempre ajustes

Sempre que possível e necessário, faça ajustes para que sua marca se mantenha sempre em alta e na cabeça dos seus consumidores.

Caso perceba alguma falha na comunicação ou um feedback não satisfatório, resolva de imediato. Um cliente não satisfeito pode jogar por terra todo um trabalho.

O posicionamento de marca é o que estabelece o vínculo entre o cliente e o produto oferecido, a razão pela qual os clientes compram uma determinada marca cujo produto não difere necessariamente dos concorrentes.

Atenção: Sua estratégia de posicionamento só será válida se for aprovada pelo cliente.

A importância do posicionamento de marca para sua empresa

Entendido o que é e como implementar o posicionamento de marca, que tal conhecer alguns motivos pelos quais o posicionamento de marca pode ser fundamental para seu negócio?

Cria diferenciação de mercado

Mostra para seu público alvo o que o diferencia sua marca dos outros concorrentes, resolvendo uma necessidade não atendida ou oferecendo algo desejado, por exemplo.

Economiza tempo

Seu público alvo não que perder tempo entre escolhas. Se sua marca tem um bom posicionamento no mercado, a escolha já está feita! 

Seu público alvo já sabe, confia e acredita na sua marca, no seu produto.

Consciente ou mesmo inconsciente, o posicionamento da marca desencadeia uma resposta emocional do seu público-alvo.

Mostra o valor da sua marca

O valor da sua marca é o que você pode oferecer aos seus clientes, como seu produto satisfaz as necessidades e desejos da melhor maneira, e como as opções oferecidas pelos concorrentes não são satisfatórias. Com isso, cria-se um fidelização à sua marca.

Exemplos de posicionamento de marca

Marcas, quando bem posicionadas, geram uma avalanche de cases, que fazem todo mundo querer conhecer mais sobre a empresa, não é mesmo?

A seguir, alguns exemplos de posicionamento de marca de empresas bem sucedidas para você se inspirar.

Havaianas

A Havaianas passou por uma reformulação radical em seus propósitos. De produto “igual a todos os outros”, através do reposicionamento da marca, passou a ter um status de queridinha, “todo mundo usa, todo mundo quer”.

Conheça mais sobre a marca e sobre sua “virada” de posicionamento no vídeo abaixo:

Coca-Cola

A marca foi uma das primeiras a se posicionar como uma experiência do cliente e não como um simples produto. Suas campanhas remetem à felicidade e alegria. É inegável o que o posicionamento de marca fez com a empresa e seu negócio.

Nike

Expresso pelo icônico “Just Do It”, a Nike investiu no conceito de “atitude”.

A empresa se firmou com base no esporte e ao consumidor que procura um estilo de vida mais ativo e atlético e procura por qualidade superior e design exclusivo.

Acompanhe uma das campanhas da Nike a seguir:

Posicionamento de marca no mundo digital

Atualmente a vida opera em modo digital. Passamos o dia conectados seja a trabalho ou em lazer. Por isso, é imperativo que as marcas construam seu posicionamento digital.

Ponto Frio

A Ponto Frio é uma dessas empresas que se preocupa com seu posicionamento digital sempre considerando a coerência de tom e voz nos diferentes canais.

Sua campanha de Chatbot para a Semana do Cliente alcançou quase 10 milhões de mensagens trocadas, mais de 200 mil pessoas engajadas e mais de 400 mil comentários nas redes sociais, em uma única semana.

A ação tinha o objetivo de marcar a marca na memória dos usuários e potenciais clientes, oe seja, seu objetivo era pura e simplesmente, ampliar seu posicionamento de marca, usando um canal de comunicação automático e digital, para alcançar o objetivo.

Para assistir o vídeo com case da campanha, clique aqui.

Baccio di Latte

A Baccio di Latte é uma rede de sorveterias espalhadas no Brasil e se “uniu” ao Dia dos Namorados para criar uma campanha de posicionamento de marca que iria levar a empresa a milhões de clientes e potenciais clientes, também através do digital, por meio de um chatbot que distribuiu amor e sorvete!

A campanha era a seguinte: ao interagir com o chatbot da marca os usuários podiam criar uma mensagem personalizada para a pessoa com a qual tinha um relacionamento amoroso ou mesmo para amigos ou familiares. Era possível enviar, gratuitamente, quantos vouchers quisessem, e quem recebesse podia buscar um gelato grátis na loja no dia 12/06/18.

Resultado?

  • 1 milhão de pessoas impactadas
  • 64 mil vouchers distribuídos;
  • 3 toneladas de gelato entregues;
  • economia de 50% com mídia do que no Dia das Mães.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Experiências e o posicionamento de marca

Posicionar uma marca vai muito além de promover um excelente produto ou serviço. É preciso vender ideias, valores, propósitos e realizações. Mexer com o emocional do seu cliente alvo fará com que ele se ligue afetivamente à sua marca.

É importante para as marcas trabalharem a sua gestão e auxiliarem a construir esta percepção sobre a sua empresa, produtos e serviços, por meio do customer experience, ou experiências dos consumidores com a marca.

O posicionamento não é algo que você faz, mas o resultado da percepção do seu cliente sobre o que você faz. É uma experiência de co-autoria com os clientes.

A tecnologia é uma grande aliada para estreitar relacionamento entre empresa e cliente e oferecer experiências únicas para o público.

Os chatbots para marketingatendimento são ferramentas modernas de comunicação que permitem que você esteja mais conectado ao seu cliente e potencial cliente, buscando transmitir seus valores e características.

Além disso, as empresas hoje utilizam chatbots também para facilitar 3 áreas:

  • Automatizar processo de vendas
  • Automatizar o atendimento
  • Engajar os clientes

É por isso que hoje, empresas como Casas Bahia, Vivo e Sephora usam chatbots na sua estratégia de atendimento para melhorar a experiência do cliente.

Com quase 20 anos de experiência e destaque no mercado de soluções conversacionais e mobile, Blip desenvolveu uma solução de chatbot super completa para:

  • melhorar o atendimento ao cliente
  • otimizar as vendas
  • engajar clientes potenciais
  • reunir feedbacks e gerar melhorias

A plataforma criada pela Blip possui uma interface intuitiva para você criar e gerenciar os bots. Clique e conheça nosso chatbot builder!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀