O que é SMS marketing: como aplicar a estratégia de negócio com 7 dicas

SMS marketing

Seja sincero, você sabe o que é SMS marketing?

Neste artigo, você irá entender o que é SMS marketing e como aplicar a estratégia em suas ações.

Considerando que está previsto que 90% da população mundial terá um telefone celular em 2020, o uso de SMS está ganhando o interesse por parte de pequenas e grandes empresas.

SMS marketing é considerado uma forma direta e pessoal de marketing, dentro de um leque de estratégias de comunicação na era digital.

O envio de mensagens de texto tem a maior taxa de engajamento de qualquer meio de marketing, com 82% de taxa de abertura. Além disso, 90% das mensagens são lidas dentro de 3 minutos a partir de seu recebimento.

SMS marketing
Então, o que é SMS marketing? Como  fazer SMS marketing de forma eficaz? Veremos então tudo o que você precisa saber, incluindo práticas recomendadas, para ajudar você a usar esse canal para engajar e converter mais clientes.

O que é SMS marketing?

Você conhece a história do SMS?

As primeiras mensagens desse tipo foram enviadas no ano de 1992, na Inglaterra, pelo engenheiro Neil Popworth.

Com o tempo, essa tecnologia foi sendo aprimorada e, em 1997, com os primeiros celulares contendo teclado QWERTY sendo lançados no mercado, a comunicação via texto entre celulares se tornava bem mais viável.

A partir daí a popularização dessa mídia foi crescendo pouco a pouco, até que em 2007 o número total de mensagens de textos chegou a 1,8 trilhões. E, em 2010, esse número triplicou, alcançando a marca de 6,1 trilhões.

Atualmente o SMS é o serviço de troca de dados mais empregado do mundo. Estimativas apontam que só no ano de 2017, 15 milhões de SMS foram enviadas por minuto, Isso dá mais ou menos 8 trilhões de SMS por ano!

Mas e SMS marketing, do que trata?

Confira uma definição simples do que é SMS marketing.

Para isso, vamos começar definindo o que é SMS:

SMS significa “serviço de mensagens curtas” (do inglês: short message service). Essas mensagens podem ser enviadas entre telefones ou de um computador para um dispositivo móvel.

Agora, vamos definir o que é marketing:

Marketing são todas as atividades desempenhadas por um empresa ou organização com o objetivo de entender os desejos e necessidades dos clientes para atendê-las da melhor forma e garantir a sustentabilidade do negócio ou organização.

Dessa forma, integrando essas duas definições, fica fácil entender o que é SMS marketing:

SMS marketing é o uso dessa ferramenta de envio de mensagens instantâneas com o objetivo de ajudar a empresa a entender as necessidades dos clientes e atendê-las, usando mensagens de texto de forma estratégica para seu negócio.

Ficou claro para você o que é SMS marketing? Então, vamos descobrir agora como fazer SMS marketing com sucesso em seu negócio.

Como fazer SMS marketing [passo a passo]

Veja a seguir as melhores práticas de como fazer SMS marketing.

1. Obtenha permissão e a inscrição clara para seus clientes

Primeiramente, você deve ter permissão para enviar SMS marketing aos seus contatos. Caso contrário, você só está enviando spam para as pessoas, o que pode significar danos irreparáveis à sua marca.

Portanto, não faça isso se você não quiser o risco de manchar a imagem de sua empresa.

Faça com que os assinantes optem por receber SMS marketing com campanhas promocionais. Você pode, por exemplo, colocar uma caixa de marcação durante o processo de check-out ao lado de assinaturas de e-mail.

Para incentivar mais inscritos em sua lista, seja claro sobre o que eles podem esperar e o que têm a ganhar — ofertas e conteúdos exclusivos são boas formas de convencimento.

Seja claro também sobre quais tipos de mensagens eles receberão e com que frequência.

Você pode incentivar inscrições em qualquer um dos seus canais de marketing atuais:

  • e-mail marketing;
  • site;
  • loja física e online;
  • mídia social e mais.

Leia mais sobre permissões em: Opt-in do WhatsApp: 1º passo para integração com API do WhatsApp Business

2. Menos é mais

Quantos SMS marketing enviar?

Segundo um estudo sobre a frequência de envio de SMS marketing da Upland Software, o recomendável é começar com 4 a 5 mensagens por mês. Depois, aumentar lentamente para até 10 por mês — desde que cada mensagem forneça um valor real.

Naturalmente, você deve monitorar de perto os cancelamentos de inscrição para encontrar o ponto ideal para seus próprios assinantes.

Quando se trata de tamanho da mensagem, pense curto. A maioria das operadoras limitam o texto a 160 caracteres.

Portanto, quanto mais rápido você chegar ao objetivo da sua mensagem, melhor. Por isso, seja claro e inclua um call to action objetivo, além de usar um encurtador de URLs como bit.ly ou TinyURL.

3. O horário importa

Quando se trata de sincronizar o horário de suas mensagens de texto, pense nos hábitos diários de seu público. Quando é mais provável que eles estejam mais receptivos?

De acordo com o site Mobile Marketer, as segundas-feiras têm as taxas de resposta mais baixas. A menos que sua mensagem seja especificamente relevante para esse dia, evite-o.

Você também deve evitar os horários comuns de deslocamento, normalmente das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h, quando as pessoas provavelmente estão dirigindo e não conseguem ler ou responder a textos apropriadamente.

Em geral, o horário comercial padrão das 10h às 20h é mais eficaz para o envio de SMS marketing. Apenas certifique-se de localizar os tempos de envio para o fuso horário específico do usuário.

Ninguém quer um código de cupom ou lembrete de compromisso às 3 da manhã.

4. Seja interessante!

O SMS marketing é um canal informal, ideal para campanhas de entretenimento. Assim, pense em jogos, promoções, pesquisas e conteúdo interativo.

Use o SMS como uma oportunidade para proporcionar experiências divertidas e memoráveis aos clientes.

A Starbucks usa há bastante tempo o SMS para encantar os clientes com jogos de perguntas e respostas, memes peculiares e recompensas personalizadas.

A campanha abaixo, de 2013, aproveita o imediatismo do SMS ao premiar os primeiros 100 usuários que responderam corretamente à pergunta enviada.

De forma inteligente, a marca reforçou sua imagem com um pouco de informação e curiosidade musical na relação com seu cliente.

SMS marketing

5. Acompanhe as taxas de abertura e clique

Como em qualquer outro meio, você deve acompanhar como os usuários estão interagindo com o seu SMS marketing.

  • Quantos clientes abriram sua mensagem?
  • Quantos clicaram no link ou enviam uma resposta?
  • E quantos optaram por sair?

De acordo com os benchmarks atuais de SMS marketing, 70% dos clientes abrem mensagens SMS em 60 minutos. 19% dos destinatários clicam em um link.

Como qualquer outro canal, você deve testar as mensagens, o público e o tempo para melhorar sua estratégia de como fazer SMS marketing. Você pode utilizar ferramentas e estratégias de testes A/B.

6. Instigar Urgência

Um dos principais benefícios do SMS marketing é o imediatismo. Então, use isso a seu favor!

Ajustar o envio de SMS marketing com campanhas rápidas e promoções tentadoras pode dar ótimos resultados. Inclua frases como:

  • Válido apenas hoje
  • Apenas os 100 primeiros
  • Oferta única

Frases como estas despertam o senso de urgência e ajudam a acelerar o retorno de suas mensagens.

7. Uso de Chatbot para vendas

O uso de chatbots pode fazer toda a diferença na sua estratégia de SMS marketing, sendo mais um dos impactos da tecnologia nas empresas.

Com eles, você consegue interagir com seus clientes todos os dias em todos os horários, sem a necessidade de ter um colaborador seu por conta de todas as mensagens recebidas.

O chatbot é um tipo de assistente digital que pode se relacionar com seus clientes por mensagens de forma autônoma. É um sistema de comunicação automatizada que consegue entender e responder seu cliente nas mais variadas formas.

SMS marketing
A ferramenta também pode ser usada em outras plataformas, como o chatbot para WhatsApp ou chatbot para Messenger do Facebook. Dessa forma, ampliando o engajamento do público e sendo, também, uma ferramenta de atendimento e marketing.

Para aprender como colocar essa estratégia em prática sugerimos o artigo “Como implementar chatbots na sua empresa?

Os chatbots podem agilizar os principais passos de um contato com seus clientes, facilitando, assim, o trabalho e poupando o tempo de dezenas de colaboradores. Porque, dessa forma, poderão focar em demandas mais complexas e estratégicas para o seu negócio.

Leia também: Chatbot para atendimento: vale a pena investir em um?

Como implantar um chatbot em sua empresa?

Gostou da novidade e quer implantar em sua empresa? Então, saiba que você pode contar com a Take. Podemos criar chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.

Você pode estabelecer sua presença no WhatsApp, Messenger, Facebook, Telegram, sites, SMS e mais canais.

Assim, depois de construir seu canal de mensagens, a Take atua em todo o processo de gestão e evolução. Além disso, oferece suporte especializado, de acordo com o tamanho e necessidade da sua empresa.

Quer mais dicas de como chatbots podem ajudar sua empresa? Então, assista a este webinar: Como aumentar sua performance digital com Chatbots e ferramentas de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: