Uma boa equipe consegue interagir entre si e alcançar ótimos resultados. Saiba mais sobre algumas atividades rápidas de Team Building.

Que tal escutar o artigo sobre atividades de team building? Clique no player abaixo!

As equipes são mais eficientes e colaborativas quando os membros conseguem interagir entre si. No entanto, até equipes fortes podem se beneficiar da estratégia de team building e suas atividades.

As atividades de team building, também chamado de construção de equipes, são uma ótima maneira de melhorar a comunicação, a motivação e a produtividade, além de ajudar os funcionários e novos membros a se conhecerem melhor e aprenderem sobre os pontos fortes e fracos de uma pessoa.

Os jogos e atividades de team building podem ser usados por qualquer empresa, grande ou pequena, para promover um trabalho em equipe melhor.

E, como a maioria dos proprietários e gerentes de empresas sabe, o trabalho em equipe é um dos principais fatores associados ao sucesso de um negócio.

Veja a seguir algumas formas de aplicar o team building com atividades interessantes para criar uma sinergia entre a equipe.

Como fazer team building?

Team building - imagem

Existem quatro tipos principais de atividades de team building que incluem:

  1. Atividades de comunicação;
  2. Atividades de resolução de problemas e/ou atividades de tomada de decisões;
  3. Atividades de adaptação e/ou planejamento;
  4. Atividades de construção da confiança.

A ideia é realizar várias atividades que sejam divertidas e desafiadoras, e que também tenham o “efeito colateral” de desenvolver habilidades de trabalho em equipe que possam ajudar a melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários no ambiente de trabalho.

Reunimos abaixo ideias de team building com atividades para a criação de equipes altamente eficazes e integradas, projetadas para melhorar as habilidades de comunicação e solução de problemas.

Essas ideias para team building farão com que sua empresa esteja no caminho certo para formar um grupo que trabalhe em conjunto, seja produtivo e tenha um foco renovado.

Atividades de team building para comunicação e quebra-gelo

Team Building - imagem

1. Duas verdades e uma mentira

  • Tempo necessário: 15 a 30 minutos

Comece fazendo com que cada membro da equipe escreva secretamente duas verdades sobre si mesmo e uma mentira em um pequeno pedaço de papel.

Eles não devem revelar a ninguém o que escreveram!

Uma vez que cada pessoa tenha completado este passo, permita de 10 a 15 minutos para uma conversa aberta — muito parecida com um coquetel — onde todos questionam um ao outro sobre suas três afirmações.

A ideia é convencer o grupo de que sua mentira é realmente uma verdade, enquanto, por outro lado, você tenta adivinhar as verdades/mentiras das outras pessoas fazendo perguntas.

Não revele suas verdades ou mentira para ninguém, mesmo que a maioria do escritório já tenha percebido!

Após o período de conversação, reúna todos em um círculo e, um por um, repita cada um dos seus três depoimentos e peça ao grupo que vote em qual deles acha que é a mentira.

Você pode jogar este jogo de forma competitiva e conceder pontos para cada mentira que os membros adivinharem ou por enganarem outros jogadores com suas mentiras. Esse jogo pode ser feito de forma online, caso seja necessário.

Esta atividade de team building é um treinamento que ajuda a incentivar uma melhor comunicação no escritório. além disso, é uma ótima atividade para que o grupo conheça melhor seus colegas de trabalho.

2. Destaques da vida

  • Tempo necessário: 30 minutos

Esta é uma excelente atividade de quebra-gelo tanto para grupos pequenos quanto para grupos grandes. Comece pedindo a cada participante para fechar os olhos por um minuto e pensar nos melhores momentos de suas vidas.

Isso pode incluir momentos que eles tiveram sozinhos, compartilhados com a família ou amigos. Esses momentos podem fazer parte de sucessos profissionais, revelações pessoais ou aventuras excitantes da vida.

Depois que os participantes tiverem pensado nos melhores momentos, informe-os que a busca por “destaques” está prestes a ser reduzida.

Mantendo os olhos fechados, peça a cada participante que escolha quais 30 segundos de sua vida eles gostariam de reviver se tivessem apenas esse tempo restante em suas vidas.

A segunda parte do jogo é a seção “revisão”. O líder da atividade perguntará a cada participante quais eram seus 30 segundos e por que o escolheram, o que permitirá aos participantes entenderem as paixões uns dos outros.

A primeira parte permite que os participantes reflitam sobre suas vidas, enquanto a segunda possibilita que eles conheçam seus colegas de trabalho em um nível mais íntimo, bem como explorar relações interpessoais.

3. A atividade quebra-gelo de uma pergunta

Team building - imagem
  • Tempo necessário: 15 a 20 minutos

Essa atividade de team building não apenas faz com que colegas de trabalho conversem entre si, mas também faz com que trabalhem uns com os outros. É bem simples: o líder decide uma situação, que podem ser, por exemplo, ser babá, liderar a empresa ou ser casado.

Depois de dividir os participantes em duplas, o líder fará a seguinte pergunta: se você pudesse fazer apenas uma pergunta para descobrir a aptidão de uma pessoa para alguma atividade, qual seria a sua pergunta?

Se o tópico fosse ser babá, cada membro da equipe teria que inventar apenas uma pergunta cuja resposta os ajudaria a determinar se a pessoa era ou não adequada para cuidar de seu filho.

Essa atividade de quebra-gelo também pode ser adaptada, criando uma situação para um grupo inteiro ou determinando uma situação diferente para cada membro da equipe ou dupla trabalhar.

Dependendo da situação escolhida, a atividade pode ser muito divertida, mas também pode demonstrar como cada pessoa entende uma situação e reage a ela.

Construir um time forte não acontece sem esforço. Para ter uma equipe que se encaixa organicamente e se apoia mutuamente, é necessário reforçar as relações com as atividades de team building.

Até aqui, você aprendeu algumas atividades que podem ajudar sua equipe a se unir e se tornar um time. De modo geral, é o team building a parte mais importante dessas atividades. É fundamental lembrar que cada equipe tem suas particularidades e que a gestão de equipe é que será responsável por adaptar as atividades aos times.

Por fim, cada vez que seu time se reunir, busque mostrar como um bom trabalho de equipe pode ser realizado, buscando sempre inovar.

Por falar em inovação, que tal aprender a implementar essa cultura em sua empresa? Leia este artigo e aprenda como implementar a cultura de inovação na sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀