Técnicas de liderança no trabalho: 6 práticas para se tornar um ótimo líder

técnicas de liderança no trabalho capa post

Diferente do que algumas pessoas ainda acreditam, liderar não é um dom ou algo que nasce com você. Ser um bom líder é o resultado do domínio de um conjunto de técnicas de liderança no trabalho. 

Aprender e dominar essas técnicas vai auxiliar que você se torne um líder que “tira” o melhor de cada colaborador da sua equipe e alcança a alta performance em seus resultados.

Um dos principais motivos para a queda de produtividade das empresas é a desmotivação dos funcionários. Em contrapartida, uma das principais razões para a queda de motivação são os constantes problemas com a liderança da empresa.

Se isso está acontecendo é porque a liderança está sendo exercida de maneira errada.

Para te ajudar a resolver esse impasse reunimos 5 técnicas de liderança no trabalho para te ajudar a ser um bom líder e desenvolver sua equipe.

Técnicas de liderança no trabalho: 6 táticas eficientes

1. Coloque fim ao microgerenciamento

O microgerenciamento é uma prática comum. Ela acontece quando um gestor não dá liberdade para o funcionário trabalhar em suas funções exercendo um controle excessivo sobre sua equipe.

Isso é um grande problema.

Quando você delega funções e não permite que o colaborador a execute com liberdade você demonstra que não confia no trabalho executado.

Isso faz com que seu colaborador comece a achar que ele não sabe fazer nada sozinho ou que você não aprova a qualidade do trabalho dele. Não há nada mais desmotivador do que essa sensação.

Acabe com isso imediatamente incentivando a autonomia.

Comece eliminando práticas como solicitar que seus funcionários peçam sua permissão antes executarem cada etapa de uma tarefa.

Confie nos profissionais que você contratou, identifique pontos de melhoria e ofereça treinamentos para sanar possíveis deficiências.

2. Seja acessível e ofereça apoio

Por fim a micro gestão não é o mesmo que falar “se vira aí”, para sua equipe.

Como bom líder você deve se manter acessível a todos de sua equipe para que tirem dúvidas, peçam sua opinião e compartilhem com você alguns pontos sensíveis de uma tarefa.

Essa liberdade deve ser bem clara para todos.

Os colaboradores não podem ter medo de perguntar alguma coisa e serem vistos como maus profissionais.

Acolha as dúvidas de maneira profissional e auxilie seus colaboradores.

Esse canal aberto é fundamental para evitar grande parte dos erros, além de proporcionar aprendizado para os colaboradores. 

Quando uma dúvida é sanada, aquela informação fica armazenada para futuras questões similares.

Em alguns minutos você pode oferecer crescimento profissional para um membro da sua equipe e ampliar a motivação dele em aprender e executar novos projetos.

É isso que um bom líder faz: inspira e ensina!

3. Identifique a necessidade de treinamento

Uma das técnicas de liderança no trabalho mais eficiente para ajudar nos aspectos que listamos no tópico 1 e 2 é a capacidade de identificar a necessidade de um treinamento corporativo.

Você como líder de uma equipe deve buscar sempre o que é melhor para ela.

Não seja apenas um representante da liderança da empresa dentro de seu departamento.

Seja também um representante de seus colaboradores junto ao restante da diretoria.

Caso você perceba que é necessário desenvolver um treinamento específico para que seus profissionais possam evoluir, crie uma proposta de treinamento e solicite orçamento da empresa para aplicá-lo.

Profissionais que dominam as melhores táticas e ferramentas dentro de suas áreas oferecem mais resultados em menos tempo para a empresa.

Em suma, treinamentos e capacitações são investimentos em sua equipe.

4. Colete feedbacks

Profissionais insatisfeitos afetam diretamente os indicadores de desempenho da equipe. Já falamos sobre isso acima, entretanto, é preciso estar atento ao que seus colaboradores estão sentindo em relação a empresa, a função que exercem, a outros colegas e a você (o líder).

É por isso que implementar uma cultura de feedback é tão importante dentro de qualquer empresa. 

Algumas ferramentas podem te ajudar, entre elas:

Mais uma vez é importante que você como líder mantenha um canal aberto com seus colaboradores para que eles possam vir até você e falarem sobre o que está atrapalhando o seu rendimento.

Para isso crie programas de feedback contínuo e incentive seu colaborados a falar sobre colegas de trabalho, liderança e o dia a dia no trabalho.

Por meio desse feedback você como líder poderá agir para resolver os problemas que estão atrapalhando o crescimento da empresa.

É importante que você conte com o apoio do RH, caso sua empresa conte com um profissional dessa área.

5. Incentive a colaboração da equipe

Uma equipe só terá sucesso se trabalhar como tal.

É preciso manter um bom clima entre os profissionais para garantir que a colaboração irá acontecer entre eles.

Para isso algumas atitudes como definir os responsáveis diretos por cada tarefa são imprescindíveis para que cada uma faça o seu papel e não haja problemas de relacionamento ligados a quem deveria fazer o que. Acredite, isso evita muita dor de cabeça.

Ao mesmo tempo que atua individualmente também é preciso criar metas compartilhadas para que cada um atue de maneira a alcançar os objetivos de toda a equipe.

Crie momentos de integração entre a equipe, seja uma reunião de planejamento para um projeto ou um momento de descontração. Tudo isso cria um senso de equipe em que cada parte é importante para o funcionamento do todo.

Se você acha que a comunicação interna pode estar sendo um problema para você, acesse o artigo “Por que implantar um chatbot na comunicação interna? Entenda aqui”.

6. Estabeleça metas que você pode medir

Como líder, você precisa direcionar a sua equipe para a criação de metas específicas como “aumentar em 10% o número de clientes”, em casos de equipe de vendas. Ou “reduzir em 10% o etmo para a execução de determinada atividade”. Ou ainda “entregar 100% dos projetos dentro do deadline”.

As metas devem ser realistas e desafiadoras ao mesmo tempo.

Não crie metas que não podem ser medidas em números porque elas não tem muita credibilidade e são subjetivas. Será que alcançamos mesmo esse resultado?

Uma técnica de liderança no trabalho é a adoção da criação de objetivos SMART, que são metas:

  • específicas;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • relevantes;
  • temporais.

tecnicas de liderança no trabalho
Liderar pode ser uma tarefa difícil, mas é muito gratificante. Você pode ajudar as pessoas a melhorarem ao mesmo tempo em que alcança metas para sua organização.

Experimente estas técnicas de liderança no trabalho e veja o que mais sua equipe pode fazer e alcançar.

Leia também: Por que você não pode deixar de aplicar o Ciclo PDCA para evoluir seu chatbot

A busca por técnicas e ferramentas que auxiliem a ampliar os resultados da sua empresa também é função de um líder. A Take nasceu para facilitar a comunicação entre empresas e pessoas. Conheça nossas soluções e serviços para transformar a comunicação da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: