Tecnologia interativa e seu papel no desenvolvimento do info-entretenimento

tecnologia interativa

Você já ouviu falar em tecnologia interativa? Conhece o que é info-entretenimento? É sobre esses conceito que vamos falar neste artigo. Compreender esses termos e como eles interferem no dia a dia de todo mundo será nosso objetivo.
Quem tem mais de 40 anos certamente se lembra de como era o entretenimento nos anos 70 e 80. O grande barato era sentar-se no sofá, sozinho ou com a família, sintonizar a TV em um dos programas da moda e passar horas e horas ali, assistindo a tudo aquilo. E dá-lhe Chacrinha, Silvio Santos, Clube do Bolinha e outros similares, não é mesmo? A informação vinha de outra maneira, com a leitura de jornais, revistas e os noticiários da TV. Nessa época, não se falava em info-entretenimento.

O conceito de info-entretenimento

Hoje em dia, este conceito está presente no nosso dia a dia, graças às novas tendências tecnológicas, que em parte, já são realidade.
A velha TV não deixou de existir, mas, por meio da tecnologia interativa, incorporou novos elementos, tornou-se uma extensão dos nossos desejos.
Não é mais a mídia quem escolhe a nossa forma de nos entreter. Somos nós quem optamos por assistirmos, ouvirmos ou lermos qualquer coisa que estejamos com vontade, novamente, isso é possível por meio das novas tecnologias interativas.
Vamos viajar um pouco sobre a história do info-entretenimento e sobre como a tecnologia nos propicia tanta interatividade.

Da TV à realidade virtual

A evolução do info-entretenimento começou a se fortalecer muito no final da década de 90. Como já dissemos, a TV era o carro-chefe até então, mas novas mídias foram chegando e tomando seu espaço: o videocassete, que perdeu espaço para os DVDs que, por sua vez, foram substituídos pelo Blu-ray.
Mas não foi só a evolução da TV que transformou o info-entretenimento: os celulares podem ser considerados os grandes responsáveis pela mudança de comportamento e pela disseminação da tecnologia interativa.
Os primeiros aparelhos serviam apenas para conectar as pessoas por meio da linha telefônica. Atualmente, as ligações por voz não resumem mais o uso principal de um celular.
O smartphone é um verdadeiro computador pessoal com milhares de funções, que serve para qualquer tipo de situação.
E chegamos à grande vedete do info-entretenimento atual: a realidade virtual. Os simuladores são as grandes inovações tecnológicas atuais, responsáveis por uma significativa parcela do entretenimento das novas gerações, cada vez mais impulsionados pelo avanço das possibilidades oferecidas pela tecnologia interativa.
Se você ainda não conhece muito bem como funciona a realidade virtual para entretenimento, pode entender melhor com o vídeo abaixo, em que um Youtuber joga vídeo game com um daqueles óculos de realidade virtual. Com esse vídeo fica fácil entende como as formas de entretenimento estão mudando e como a tecnologia faz parte disso.

A tecnologia interativa e seus meios

Um dos maiores avanços propiciados pela tecnologia interativa, em relação ao info-entretenimento, é a possibilidade de interação com os meios. Você pode comentar uma notícia que achar interessante ou compartilhá-la com seus contatos, em tempo real.
E as velhas mídias também estão se adaptando. Um programa de rádio pode contar com a participação do ouvinte por meio do atendimento por WhatsApp.
Na hora de assistir televisão, em vez de contar apenas com a programação das emissoras, você pode escolher o que quiser por meio dos sistemas on-demand. Ou pode, ainda, assistir a vídeos no YouTube, na hora em que quiser.
Chatbots em aplicativos de mensagem (como o Facebook Messenger) permitem que você assine newsletters de grandes empresas ou de sistemas de comunicação, para receber notícias em tempo real direto em seu smartphone. Você pode até manter o hábito de assinar jornais e revistas de papel, mas não precisa depender exclusivamente deles para se informar.
De fato, a tecnologia interativa revolucionou o info-entretenimento e a pergunta é: até onde essa evolução vai chegar?
Aparentemente, não há limites para o aparecimento de novas tendências tecnológicas e para o poder que os recursos tecnológicos possuem no mundo atual.
Quer saber como a tecnologia interativa também está presente na sua vida profissional? Leia mais sobre este assunto em nosso post sobre o 5 pilares da presença digital para empresas!
Take é uma empresa especializada que atua há 20 anos com tecnologia móvel e que pode ajudar o seu negócio a ter um excelente serviço de chatbot, seja com chatbot no Messenger do Facebook ou chatbot no WhatsApp business ou em outros canais de mensagem do mercado. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!
Se você deseja se aprofundar antes de procurar uma solução como a Take, indicamos que leia também o artigo; “Chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?”

Leia mais:

Entenda a revolução da experiência do usuário através de conversas

Comunicação interativa: aprenda a se relacionar com o público

Os poderosos messengers da Ásia: quatro cases de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: