Como vender pelas redes sociais? Confira as melhores dicas!

vender pelas redes sociais

Segundo pesquisas, mais de 3 bilhões de pessoas usam redes sociais diariamente. Esse número corresponde a aproximadamente 42% da população mundial. Portanto, inevitavelmente, elas se tornaram um lugar de grande relevância na vida das pessoas e, por isso, as marcas tiveram de aprender como vender pelas redes sociais.

Mas pode acontecer que os esforços de vendas nessas plataformas de interação, não apresentem um retorno satisfatório. Possivelmente, o motivo pelo qual isso acontece é que a gerenciamento das redes sociais não está sendo feito da forma devida.

No artigo a seguir, você encontrará dicas valiosas para a administração de suas redes sociais, além de aprender como vender pelas redes sociais da maneira certa. 

Afinal, como vender pelas redes sociais?

Veja as melhores dicas e insights logos abaixo:

Planejamento de negócio

Em primeiro lugar, é necessário reservar um tempo para o planejamento da sua estratégia de venda. Nessa fase, você precisa elencar os seus objetivos, definir quais são os produtos ou serviços que serão ofertados, fazer um plano de negócio bem ajustado, para que suas vendas ocorram de forma organizada e profissional.

Definição de público

Logo depois de alinhar sua estratégia de venda, é fundamental que você estabeleça o seu público. Identifique quais são ou qual é o perfil ideal para o seu negócio. 

É possível que, para o seu negócio, exista diferentes perfis (ou personas) adequadas e pré-dispostas a se interessar pelos seus produtos ou serviços. 

Por isso, é importante mapear as características dessas personas, entender quais são os seus interesses, qual é o provável comportamento dela no meio digital e, com o auxílio dessas informações, criar um personagem que o representa. Dessa forma, pensar sempre nas suas ações de marketing sendo direcionadas para esse personagem, que será a representação do seu público alvo.

Definição de plataformas

Após ter a sua persona elaborada, você já terá uma ideia de como ela se comporta digitalmente e quais as redes sociais que ela mais se interessa. Embora exista uma ansiedade por introduzir o seu estabelecimento em todas as redes sociais existentes, é possível que o seu negócio não seja apropriado a estar em todas elas.

Cada rede social tem seus objetivos, suas possibilidades de venda, sua política de privacidade — que inclusive deve ser lida atentamente, para que você saiba como vender pelas redes sociais de acordo com cada regra e quais são os cuidados a serem tomados. 

Com isso, é recomendado estudar, com um olhar empreendedor, como funcionam as redes sociais. Dessa forma, você saberá como proceder aproveitando da melhor forma o que cada uma tem a oferecer. 

Ferramentas de negócios

Ainda pensando nas plataformas, é importante estar atento às ferramentas disponíveis em cada rede social. A seguir, estão alguns exemplos do que deve ser feito para tornar sua imagem mais profissional no Facebook e Instagram: 

Facebook

Criar uma Fanpage. Ao contrário do perfil pessoal, as páginas profissionais te dão opções próprias para administração do seu negócio, como: programação de postagens, informações completas de público, métricas de desempenho de publicações, informações de contato, enfim. 

Outra dica para o Facebook é manter a sua página com o máximo de informações possíveis, para que os visitantes tenham uma boa impressão da sua marca. Além disso, use o recurso do messenger, configure-o da melhor forma, caso precise, integre um chatbot para otimizar o seu trabalho, pois para vender pela internet, esse é um recurso fundamental de atendimento ao cliente.

Instagram

Converta o seu perfil para Conta Empresarial. Assim como no Facebook, os dados e possibilidades que uma conta business oferece são mais completos e pertinentes para sua marca. Também é importante conectar a sua conta do Instagram à sua conta do Facebook, além disso Inclua um link na bio, isso faz com que os visitantes conheçam outros sites e redes que sua empresa aparece. 

redes sociais

Criação de conteúdo

Após concluir o planejamento negócio, escolher e criar suas páginas nas redes sociais, é hora de elaborar conteúdos para alimentar suas plataformas de divulgação. 

É fundamental que as publicações das suas redes sociais sejam conteúdos de qualidade, que tenham relevância para sua audiência. Ou seja, não é conveniente publicar apenas os seus produtos ou serviços. 

O principal objetivo das redes sociais é conectar pessoas e compartilhar informações, por isso é cabível que, além de divulgar sua marca, você compartilhe com o seu público, informações relevantes relacionadas ao seu ramo.

Também é interessante que a sua página promova a interação das pessoas. Portanto, incentivar as pessoas a comentar, compartilhar e salvar postagens é uma boa prática que contribui para uma maior visualização de suas publicações. 

Gerenciamento e interação

Vale lembrar que é preciso que suas redes sociais estejam sempre “em movimento”. Isso significa que é prudente manter uma periodicidade de postagens, porém, como foi citado acima, essas postagens precisam ser variadas e interessantes. 

Para ajudar nesta constância de publicações é recomendável que se faça um calendário editorial, o qual você planeja sua estratégia previamente e segue o seu plano de acordo com as datas pré estabelecidas. Existem ferramentas de programação de posts que podem ser muito úteis nesse processo.

Outra coisa para se fazer, quando se trata de vendas pela internet, é sempre responder perguntas e esclarecer as dúvidas que surgirem, sejam em comentários ou mensagens diretas. Interagir com as pessoas e manter uma conversa também contribui para a sua reputação online.

Anúncios pagos

As redes sociais também disponibilizam a opção de fazer posts patrocinados. Com esta ferramenta, é possível alcançar mais pessoas, direcionar sua publicação a um público específico.

Levando, então, em consideração características como: gênero, idade, região, interesses e outras opções que podem ser muito interessantes e promissoras. Evidentemente, essa segmentação deve seguir as características definidas, ou seja, deve estar alinhada ao perfil do seu público.

Análise de resultados

Sem dúvida, depois todo o esforço de saber como vender pelas redes sociais e colocar todo o seu aprendizado em prática, é esperado que os resultados venham. Mas esses resultados precisam ser analisados e medidos para que você saiba qual é o retorno alcançado. E, principalmente, entenda quais são os conteúdo e formatos mais populares para o seu público.

Para isso, as próprias redes sociais disponibilizam relatórios que mostram o desempenho de sua página. Mas também existem algumas ferramentas como o Google Analytics que pode ser integrado às suas redes, para que essa análise seja feita, não somente das redes sociais, mas também de sites e aplicativos. 

Para os empreendedores, é imprescindível saber como vender pelas redes sociais. O termo m-commerce é algo que também precisa ser entendido. Afinal, as redes sociais são acessadas, geralmente, pelos smartphones. Descubra como a tendência já é realidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: