Quem já ouviu a expressão “o ano só começa depois do carnaval” sabe bem do que vou falar. Não importa se você gosta mesmo é de ficar em casa descansando ou de ir para a folia; é fato que a maior festa popular do país afeta a rotina de todo mundo.

Nos últimos tempos, nossa BH vivenciou uma reviravolta no cenário carnavalesco de rua. Se há alguns anos os blocos eram esparsos e tímidos, agora são mais de 500 blocos registrados. Paramos de viajar no feriadão para curtir a cidade e começamos a viver a rua de uma forma diferente da correria do dia a dia.

Em meio a essa explosão de agito, muita gente se perde entre tantas opções. Foi pensando nisso — em uma tarde aqui na empresa — que um de nossos colaboradores expressou sua vontade de fazer um chatbot de carnaval, em que as pessoas consultassem os blocos, escolher entre eles e se planejar melhor.

Compramos a ideia na hora e assim formou-se uma equipe de desenvolvedores, designers, QAs, analistas e os mais diversos profissionais que têm uma paixão em comum: o carnaval de BH!

Esse projeto é um dos que eu mais me orgulho de ter participado. É um bot construído para ajudar a comunidade despretensiosamente. Nasceu da gente para os belo-horizontinos!

O processo de construção

Reunidos e com nosso objetivo bem estabelecido, precisávamos de um nome que fosse simples, direto e mostrasse exatamente a quem ele era dedicado. Assim nasceu o Cai na Folia BH, o bot que te ajuda a ver os blocos de cada região, escolher aquele em que você vai e ainda notifica quando o bloco começará.

Pensar na identidade visual ficou mais fácil com o trabalho em equipe — como UI Designer, meu objetivo era ter mais pontos visuais em meio à conversa para torná-la mais descontraída, rica e ser mais um reforço para a marca. Além de todas as peças de comunicação, trazer o mundo imagético para o bot só foi possível graças aos desenvolvedores.

Por exemplo: Não seria possível criar uma imagem para cada bloco, então resolvemos isso por um modelo de card replicado por código. A liberdade que me deram para criar tornou tudo mais fácil.
Sem spoilers aqui para não estragar a surpresa, mas tente enviar uma foto ou um vídeo e veja o que acontece. 😉

Sobre o desenvolvimento, utilizamos uma ferramenta que será lançada para o público depois do carnaval: o builder da Blip. Ele é exatamente isso: um construtor para vários profissionais conseguirem criar seus bots de forma mais otimizada. Vocês vão ouvir falar muito dele no futuro, pois é uma ferramenta essencial para quem quer mergulhar nesse universo.

Algumas tecnologias do nosso chatbot de carnaval

Para desenvolver o Cai na Folia, utilizamos consultas em APIs próprias, processamento de linguagem natural (NLP) IBM Watson, ferramentas de análise como o Chatbase, além de funcionalidades que auxiliam na interação com usuário, como agendador, broadcast e lista de distribuição.

Aqui o que você encontra ao dar oi para o bot:

gif chatbot de carnaval

Para conhecê-lo melhor, é só acessá-lo no Messenger.

O Cai na Folia BH começou por uma ideia e evoluiu muito mais do que o planejado. Através dele, já conseguimos ter várias percepções de comportamento do usuário, que geram aperfeiçoamentos todos os dias.

Esperamos que ele ajude o máximo possível de pessoas e estamos trabalhando ações para divulgação e desenvolvimento para os próximos anos. Afinal, o carnaval de BH não para de crescer — e nós crescemos com ele!

Já pensou em organizar seus blocos preferidos com um chatbot de carnaval? Compartilhe a ideia com seus amigos e caia na folia!

Escrito por Fabiana Kauder, UI Designer na Blip | LinkedIn

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀