Trabalhar com Recursos Humanos em uma empresa de TI traz o desafio de acompanhar a velocidade de absorção de novas tecnologias. Porém, na Take, nosso RH tem a oportunidade de voar junto com a empresa!
Em 2017, um reforço de peso chegou ao nosso time: Decidimos experimentar uma comunicação com nossos funcionários via chatbot e construímos a ADA, um bot que traz mais agilidade e interatividade ao relacionamento entre o RH e os Take.seres.

Por que Ada?

Seu nome é uma homenagem à uma mulher incrível e pioneira no mundo da tecnologia: Ada Lovelace, matemática que criou o 1° algoritmo a ser processado por uma máquina.

ada lovelace chatbot para comunicação com funcionários
Ada Lovelace. Imagem via Mental Floss


E não poderia ser uma homenagem melhor, já que a chatbot Ada, assim como sua “xará”, também saiu na frente: é o primeiro chatbot para relacionamento entre RH e colaboradores!

Qual o impacto causado por ela no dia a dia da empresa?

Através da Ada, os Take.Seres podem fazer consultas sobre os assuntos que ela já domina: nova legislação trabalhista, políticas internas e marcação de ponto.
Ela também automatizou nosso programa de feedbacks espontâneos, o Take.Valoriza, construindo uma experiência ainda melhor para reconhecer os comportamentos alinhados aos nossos valores!
Sem falar no quanto tornou simples a realização do nosso programa de Indicação Premiada, no qual os Take.Seres indicam novos talentos para fazerem parte do nosso time!
Com a Ada, todo mundo passou a ter acesso mais fácil e rápido a diversos conteúdos, o que facilita que as pessoas participem dos programas, tirem suas dúvidas na hora e fiquem por dentro das novidades da empresa.
Além disso, é possível registrar as interações, analisá-las e identificar os gaps de comunicação existentes na empresa para atuar em sua melhoria.

Chatbot para comunicação com funcionários? Como foi a adesão?

A adesão à Ada foi impressionante! Logo no dia do seu lançamento, 80% dos Take.Seres já tinham interagido com ela. Entre os assuntos mais abordados estão: Take.Valoriza e marcação de Ponto.
Os ganhos com a nova assistente são grandes! Além de ser mais uma opção de canal entre empresa e Take.ser, otimizamos tempo, reduzimos custos, aumentamos a disponibilidade das informações, a agilidade e precisão na comunicação — estimulando, também, a autonomia dos Take.Seres.
Isso é muito coerente com a nossa cultura e também fortalece nossa visão: Melhorar a comunicação no mundo! Sem falar, é claro, na aproximação dos Take.Seres com nossos produtos, já que eles têm oportunidade de utilizar o produto que eles mesmos constroem, vivenciando o impacto do seu trabalho nos clientes e usuários dos chatbots.
E isso é só o começo! Para continuar apoiando o RH, a Ada passa por treinamento semanal e recebe melhorias mapeadas pelos próprios Take.Seres. Em breve, ela automatizará novos processos internos (aniversariantes, treinamentos, eventos da empresa, pesquisa de clima e onboarding dos novos Take.Seres), trazendo ainda mais conteúdo e otimizando nossa comunicação!
A animação por esses próximos passos está grande! E você, acha que seria bacana trabalhar em uma empresa com automações como um chatbot para comunicação com funcionários? Confira nossas vagas abertas e venha com a gente!


livia post ada chatbot para comunicação com funcionários

Lívia Freitas
Analista de RH na Take

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀