Os chatbots são uma das principais tecnologias do futuro. Numa definição mais ampla, são soluções de comunicação entre empresas e pessoas baseadas em software.

Segundo pesquisa feita pela MindBowser, 75% das empresas já estão pensando em incluir chatbots em sua estratégia ainda neste ano. Já a Gartner, em estudo realizado em 2016, afirma que iremos conversar mais com bots do que com nossos companheiros em 2020.

Assim, criar um chatbot para marketing pode impulsionar os negócios da empresa e criar uma experiência incrível do cliente com sua marca.

Em outra pesquisa, da Opinion Box/Mobile Time, vemos que o WhatsApp é o app mais popular no país, presente no smartphone de 66% dos entrevistados e desbancando até as redes sociais.

De uma visão da nossa área, o chatbot nada mais é que um canal de comunicação, como são o e-mail, as redes sociais e o SMS.

Mas, porque então eles estão fazendo tanto sucesso? O grande diferencial dos chatbots é estar onde as pessoas passam mais tempo hoje: nos aplicativos de mensagem.

Criei um chatbot: e agora?

Após a implementação de qualquer canal de comunicação, digital ou não, surge um grande desafio: fazer com que as pessoas migrem ou adotem o novo canal.

O primeiro passo (mais recomendado) é atrair as pessoas já existentes na base da empresa. Esse processo pode ser feito de diversas formas, dependendo das informações que a empresa tem dos clientes.

São eles: disparos de e-mails e SMS com o link para o chatbot, posts nas redes sociais escolhidas apresentando o novo canal, entre outras.

Todas essas formas devem seguir as mesmas boas práticas de sempre: não ser invasivo e/ou insistente demais para não virar spam, usar linguagem adequada às personas da empresa e, se possível, personalizada.

O segundo passo — e maior desafio — está na criação de uma nova base. Para isso, devem ser usados todos os canais possíveis para atração dos usuários para o chatbot: site, anúncios pagos, Google Adwords, banners e tudo que a criatividade permite.

Todo esse esforço é premiado quase automaticamente: uma vez acessando e clicando no botão COMEÇAR, a empresa passa a ter o opt-in dos usuários, possibilitando implantar uma régua de comunicação para engajamento, atendimento e venda.

Chatbot para Marketing no Messenger

O Facebook Messenger, plataforma de mensagem mais evoluída em relação aos chatbots, desenvolveu várias funcionalidades para ajudar nesse processo de criação da base de amigos, boa parte dela apresentadas no F8 de 2017.

Todo chatbot no Facebook precisa estar atrelado a uma página. É muito importante vincular o chatbot à página principal da sua empresa, para não ter esforço dobrado na comunicação – Facebook

  • Botão enviar mensagem: configurar o botão principal da página do Facebook para o comando “Enviar Mensagem”;
  • Website plugin: plugin do Messenger para ser instalado nos sites e landing pages da empresa;
  • Email plugin: plugin do Messenger para ser instalado em e-mails;
  • Messenger URL: URL encurtada do Messenger para o chatbot da sua empresa, seguindo o mesmo nome da página do Facebook;
  • Messenger Code: código do chatbot lido pela câmera do celular (como um QR Code). Pode ser colocado em qualquer lugar (imagens de perfil, cartões de visita, material de marketing) para as pessoas encontrarem você;
  • Social Sharing: botão compartilhar para enviar o chatbot para contatos do Facebook.

Outra forma abordada pelo Facebook para aprimorar o chatbot para marketing é via ads. Existem duas formas:

  • News feed: anúncios no feed do Facebook levando diretamente para o chatbot no Messenger;
  • Sponsored Messages: mensagens patrocinadas enviadas diretamente para o Messenger das pessoas que já interagiram com o chatbot.

Por último, uma das grandes novidades do Messenger no F8:

  • Discovery (disponível por enquanto somente nos EUA): nova seção do Messenger para navegar e encontrar os bots.

O desafio de atrair, criar e nutrir uma base de potenciais clientes faz parte do dia a dia de toda equipe de marketing.

Os chatbots são um novo canal capaz de aprimorar ainda mais o relacionamento das empresas com as pessoas, tornando esse desafio um pouco mais fácil (ou seria menos difícil?). Ainda bem que canais como o Messenger já estando ajudando nesse processo.

Pensa em criar um chatbot para Marketing em seu negócio? Converse com nosso time!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀