Teatro Santander, São Paulo, 9 horas da manhã. 850+ pessoas — dentre elas, decisores de 450+ das maiores empresas do Brasil — aguardam pelo grande começo. É dada a largada, e o Bots4u 2019, o maior evento sobre chatbots e contatos inteligentes do Brasil, inicia.

“A experiência do usuário é a nova fronteira que vai diferenciar as marcas!” Roberto Oliveira, CEO da Take

roberto take bots4u 2019
Roberto Oliveira, CEO da Take, falando sobre contatos inteligentes e suas vantagens


No começo de sua apresentação, nosso CEO já anuncia o tom do encontro: se uma marca quer se diferenciar e se manter competitiva, a partir de agora ela precisa focar na experiência dos clientes. Mais que isso até: as empresas devem aprender e evoluir a partir das interações dos usuários com seu produto ou serviço, adotando um Software Mindset. Esse é o único caminho possível.

Microsoft, Google e mais gigantes no palco do Bots4U

“O desenvolvimento está nas mãos de quem adota as novas tecnologias, e não de quem resiste à elas.” Roberto Prado, CTO da Microsoft Brasil

Falando em possível, foi a vez de Roberto Prado nos contar sobre a arte do possível, declarando que a tradição já virou passado. Em tempos de transformação digital, as empresas precisam inovar se quiserem se manter relevantes. E como fazer isso? Telemetria e dados de consumo em tempo real — eles mudam tudo! 
E então, a visão de mundo da sua empresa está adequada?

“O peixe não pensa na água, da mesma forma que a gente não percebe a complexidade da fala”. James Giangola, Creative Lead, Conversation Design & Persona da Google

As pessoas não conseguem resistir ao instinto cooperativo — o comportamento humano de antecipar informações na comunicação, criando atalhos e permitindo que ela se torne mais eficiente. É assim que James Giangola nos inspirou e nos ofereceu visões de como aplicar o Princípio Cooperativo para aprimorar a interação entre pessoas e assistentes virtuais (sejam eles de texto ou voz). 
Para James, as interfaces precisam estar preparadas para entender e explorar esse instinto cooperativo dos usuários, tornando as interações mais intuitivas, relevantes e agradáveis.

james giangola google bots4u 2019
James Giangola encantou o público trazendo exemplos práticos sobre cooperação em design

“A melhor experiência não é algo que se compra, é algo que se constrói.” Sérgio Passos, CTO da Take

Tornando tudo mais tangível, nosso CTO subiu ao palco para demonstrar como o Blip— plataforma de construção, gestão e evolução de contatos inteligentes criada pela Take — está preparada para atender empresas e pessoas nesse novo paradigma de experiência e comunicação. 
O Serginho reforçou que a visão de contato inteligente da Take envolve três pontos fundamentais: contato, conversa e relacionamento.

sergio passos take bots4u 2019
Serginho explicando como aplicar o melhor das tecnologias para gerir a jornada dos usuários com o BLiP

Contatos inteligentes na prática — e em números

Na parte da tarde, o palco foi tomado por histórias de sucesso, aplicações práticas e resultados reais de contatos inteligentes desenvolvidos em parceria com a Take. 
Vanessa Silva narrou como a Young&Rubicam encontrou nos chatbots uma maneira criativa de gerar brand awareness e engajamento para marcas como Casas Bahia e Pontofrio.
Eliseu Barreira explicou como os assistentes de voz vão impactar a jornada do consumidor, e como a Globo está utilizando essa tecnologia para transformar a interação com seu público. 
Logo depois, Emília Leão descreveu o atendimento full-time da Localiza Hertz no WhatsApp, serviço que une automatização e assistentes humanos para entregar uma ótima experiência para os clientes.
Também num case de sucesso, Pedro Arakawa e Igor Dias explicaram que a Nextel utiliza o WhatsApp em seu atendimento por três motivos principais: porque o cliente prefere, porque é mais prático e porque elimina erros.

tatiana michelan coca cola brasil bots4u 2019
Tatiana Michelan explicando sobre o contato inteligente da Coca-Cola Brasil


Para fechar a sessão, a Coca-Cola contou sobre como encontrou na transformação digital uma forma de oferecer respostas mais rápidas para seus milhares de consumidores. Tatiana Michelan, Kore Sr. Manager da empresa, revelou ao lado de Antônio Viveiros, Digital Director, que 60% das dúvidas dos clientes que entram no fale conosco são resolvidas de forma automatizada.

Marketing conversacional, one step beyond e WhatsApp para empresas

No último bloco do Bots4U, Pablo Alvarez e Jessica de Los Santos, da nossa parceira AdLingo, subiram ao palco para explicar como o marketing conversacional pode ser uma ótima estratégia para engajar os consumidores. “E se o Marketing pudesse conversar com pessoas, e não para pessoas?”, destacou Jessica. 
Logo depois, quem assumiu o lugar novamente foi nosso CTO — dessa vez, junto ao nosso Diretor de Novos Negócios e Parcerias, Phil — para anunciar o que a Take está desenvolvendo para o futuro e para se manter um passo à frente — continue nos acompanhando pra ficar por dentro das nossas novidades 😉
Para fechar o evento com chave de ouro, dois momentos super esperados se desenrolaram:
Cristiane Reis, Head do WhatsApp Latam, falou que a mensageria não é uma moda, e sim uma tendência que veio pra ficar:

“Nossa visão é que o WhatsApp se torne a plataforma onde qualquer pessoa possa descobrir, se comunicar e transacionar com qualquer outra empresa existente

cristiane reis whatsapp bots4u 2019
Crisitane Reis, do WhatsApp, falando sobre a relevância da versão empresarial do app


Para fechar com chave de ouro, tivemos um painel com Fernando Paiva (Mobile Time), Roberto Oliveira (Take), Theo Rocha (Facebook), Roberto Rittes (Nextel), Diego Dzodan (Faci.ly) e Tathiana Rohlfs (Hermes Pardini), que se reuniram para discutir as perspectivas de futuro para os canais de mensagens e para a comunicação entre marcas e pessoas, destacando que os clientes esperam que as empresas conversem com eles como um amigo, ou seja, registrando informações, entendendo preferências e atuando de forma verdadeiramente relevante.

público bots4u 2019 - Bots4U 2019: como foi o maior evento sobre chatbots e contatos inteligentes do Brasil bots4u
Público do Bots4U 2019. Valeu, pessoal!


No fim, nosso objetivo com o Bots4U 2019 era fazer com que cada pessoa que estivesse lá ficasse um pouco mais à frente em pensamento, estratégia e posicionamento. E acredito que conseguimos! #GoTake 🙂

Quer receber as novidades do nosso próximo grande evento em primeira mão? Então se cadastra aqui! E se quiser conversar com um de nossos especialistas para saber como podemos ajudar a sua empresa a potencializar a comunicação e o relacionamento com os seus clientes? Então clica aqui!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀