Como encarar os erros no trabalho? 5 dicas para lidar melhor e evoluir

como lidar com erros no trabalho

Que jogue a primeira pedra quem nunca teve como lidar com erros no trabalho que pareciam impossíveis de serem resolvidos – e na vida também! E também quem nunca escutou essa frase!?
Embora errar faça parte da vida, não aprendemos a conviver e lidar com esse tipo de experiência.
Desde sempre, o que é valorizado é o 10 na prova, a resposta certa ao que a professora pergunta, o comportamento exemplar. Quantas vezes ficar no “cantinho do pensamento” não foi a consequência de tentar inventar uma nova brincadeira entre os coleguinhas?
E olha que até aqui ainda estamos na infância… espera até chegarmos na adolescência ou na vida profissional!
Nesse artigo você vai entender porquê o medo vem com o fracasso e como lidar com erros no trabalho para uma carreira mais feliz!

O dano causado pelo medo de cometer erros no trabalho

À medida que crescemos, os erros podem tomar uma proporção ainda maior, e vem um medo enorme de receber um feedback por um relatório que não atende às expectativas, ou o medo da demissão por um resultado que não foi esperado.
Só que esse tipo de pensamento ou postura é contrário a tudo que esperamos que aconteça nas empresas mais inovadoras e produtivas!
Como esperar que as pessoas sejam capazes de propor mudanças em processos, critiquem a forma como um projeto está sendo conduzido ou até criar um novo produto, se só de pensar nisso ela é consumida por receio do que pode acontecer?
Vários autores, dentre eles Laszlo Bock (ex-líder de pessoas no Google), nos mostram que uma organização que aprende é aquela que se permite errar. E não tem outro jeito!
Dificilmente uma ideia brilhante virá como num passe de mágica! Ela com certeza será fruto da melhoria de uma primeira ideia, que pode acontecer em um processo individual, ou mesmo colaborativo — na Take, chamamos isso de Take.Team!
Ok, mas como criar uma cultura real de valorização do erro? Sem ter a pressão de saber como lidar com os erros no trabalho? Não é um caminho fácil, mas a Take está focada nele, e foi por isso que trouxemos alguns passos importantes neste post!

Como lidar com erros no trabalho para evoluir? Aprenda com eles

Essa tarefa vai exigir, no mínimo, muita abertura e disposição! Para facilitar, confira estas 5 dicas:

1. Entenda que errar não é o fim do mundo

Como vimos, crescemos em um ambiente de valorização do acerto e da perfeição. Sendo assim, é necessária uma mudança de mindset.
Então, faça o exercício de entender que o erro é inevitável e busque criar condições e liberdade para tentar! Como consequência, na maioria das vezes você e seu time vão conseguir atingir os resultados esperados.
É simples (não fácil!): Se você tem ao seu lado profissionais capacitados, confie, dê autonomia e se surpreenda!

2. Avalie e lide com as consequências

Tudo que estamos falando não exclui de forma alguma ter que lidar com as consequências do erro. Pelo contrário!
Nem tudo são flores, e há a chance de que as consequências sejam sérias. Quando um erro acontecer, procure resolver tudo junto com o time do início ao fim, garantindo que os detalhes sejam identificados, os “cacos” recolhidos e as consequências resolvidas. Este é um valor importante, que conhecemos como Take.Charge por aqui.
E, claro, comunique o mais rápido possível a todos que possam ser impactados pelo que aconteceu.

3. Deixe o erro bem marcado

Não como uma tentativa de encontrar os “culpados”, mas sim de gerar aprendizado. Tenha clareza de que esconder o que aconteceu “debaixo do tapete” não te ajuda em nada; nem a resolver, muito menos impedir que esse erro volte a acontecer.
Entender a raiz do problema é uma das melhoras formas para saber como lidar com os erros no trabalho.

4. Tornar o erro uma rica oportunidade de aprendizado

Querendo ou não, o erro vai acontecer. E a chave do sucesso está no que você vai fazer com ele!
Encarando o erro com coragem, você possivelmente vai perceber que está diante de uma riquíssima oportunidade para gerar aprendizados para todos.
Em um momento oportuno, apresente a situação a mais pessoas, levando-as às reflexões e aprendizados que vocês tiveram. Não espere que elas tenham que passar por situações semelhantes para aprender com os erros no trabalho que você já passou. Compartilhe esse conhecimento!

5. Cometa novos erros

Ao final desse processo, é importante que, além do aprendizado, você e sua equipe tenham conseguido evitar que os mesmos erros voltem a acontecer.
E é aí que uma coisa muito importante acontece: Você terá aprendido o que de mais precioso aquela situação te ofereceu e criado espaço para novos erros — e novos aprendizados ?
Enxergar o valor dos erros é um importante papel na construção de uma empresa que cria, que compartilha as informações e que, principalmente, aprende rápido! E é assim que temos tentado encarar as situações na Take, buscando construir uma empresa que vive, vibra e realiza os seus sonhos!
Se você curtiu nossas dicas de como lidar com os erros no trabalho, compartilhe com as pessoas da sua empresa! Valorizar o erro também é uma forma de acertar mais! #TakeHigher #TakeSimple #TakeExcellence


livia freitas post erros no trabalho
Livia Freitas
Analista de RH na Take
Linkedin

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: