A Blip é uma empresa que acredita muito nos valores como norteadores de gestão não só de processos, mas principalmente de pessoas.

Temos 6 valores, aos quais (com o perdão do trocadilho) realmente damos muito valor. São eles:

  1. Blip.Be;
  2. Blip.Team;
  3. Blip.Charge;
  4. Blip.Excellence;
  5. Blip.Higher;
  6. Blip.Simple.

Pelos nomes, você já deve imaginar a que cada um se refere, não é? Mas como eles nasceram é ainda mais curioso e interessante! Confira agora como chegamos a cada um deles:

Valores da Blip: o início

A história dos valores da Blip começa em 1999, com a criação da empresa por seus fundadores, Antônio, Daniel, Marcelo e Roberto.

Cada um dos quatro trouxe consigo seus princípios, aprendizados, valores e essência, o que norteou o crescimento da empresa desde a contratação das pessoas até suas principais decisões comerciais.

Mas a história que contaremos aconteceu em 2015, quando um dos fundadores, após 16 anos de empresa, se perguntou se os valores que estavam afixados nas paredes (criados muitos anos antes) ainda representavam a Blip, uma empresa em transformação contínua.

Ele não queria apenas novos valores na parede, mas sim entender se os valores que os Blippers percebiam eram os mesmos que ele, como fundador, percebia. Ele queria entender se existia alinhamento e coerência entre fundadores e time de Blippers.

Que comecem os trabalhos!

Como missão dada é missão cumprida, o time de Gente e Gestão mobilizou esforços e liderou um projeto de revisão dos valores da Blip.

Para começar, convidamos cerca de 20 Blip.Seres para participar do fórum “O que é ser Blipper”?

Dividimos os Blippers em duas turmas diferentes, de forma aleatória, mesclando lideranças e não-lideranças. O objetivo desse fórum foi identificar quais eram os princípios que norteiam as ações das pessoas no dia a dia aqui em Blip.

Ao final dos dois fóruns, o time de RH comparou os princípios mapeados pelos Blippers em cada um dos grupos. E sabe qual foi a surpresa? Ambos levantaram praticamente os mesmos princípios!

Algo de arrepiar! Era muito alinhamento!

Com esse material, passamos para a segunda missão: apresentar as propostas do fórum para o time de gerentes da Blip.

Para isso, convidamos um representante de cada fórum para expressar o sentido de cada princípio definido, de forma que os gerentes pudessem ouvir diretamente da fonte.

Em conjunto, fomos formatando melhor os conceitos e chegamos em um material final, a ser apresentado para o corpo de executivos da Blip.

A hora da verdade

Com isso, chegamos a uma proposta com seis valores, que representam a percepção dos Blip.Seres sobre o que guia suas ações e decisões; sobre o que os move, sobre aquilo em que acreditam, sobre aquilo de que não abrem mão.

Aquela reunião era muito especial. Era o momento de identificar se a empresa que foi criada em 1999 permanecia com os valores essenciais de seus fundadores. Estávamos todos ansiosos e apreensivos. Era o momento da verdade.

Valores apresentados. Silêncio na sala…

De repente, uma frase: “Conseguimos passar para eles o que acreditamos!”

Pronto! Alívio e tranquilidade. Estamos falando de uma empresa com cultura forte e consolidada, liderada por empreendedores com atitudes coerentes com a sua proposta e promessa.

Agora faltavam apenas pequenos ajustes e uma ajuda imprescindível do time de Marketing para dar o toque final.

O que significou fazer a revisão de nossos valores?

Além de ser sobre a revisão de nossos valores, essa história também demonstra na prática como vivemos cada um deles. Falemos sobre cada um deles:

1. Blip.Be

Valores de Blip: Take.Be

Tudo foi feito com as pessoas e para as pessoas, que são, em especial, os nossos Blippers. Foi a primeira opinião a ser colhida nos fóruns, sendo considerada até o fechamento do trabalho.

Leia mais: Blip.Be: a importância de valorizar as pessoas nos tempos atuais

2. Blip.Team

Valores de Blip: Take.Team

Quando trabalhamos em time, sempre temos os melhores resultados. Nesse projeto não foi diferente! Mais de 20 pessoas envolvidas e um resultado surpreendente.

Leia mais: Blip.Team: como o trabalho em equipe impacta o negócio da organização?

3. Blip.Charge

Valores de Blip: Take.Charge

Com muita vontade e desejo de realização, esse projeto foi conduzido com muita competência e criatividade. Cada Blipper participante assumiu responsabilidades e fez toda a diferença!

Leia mais: Blip.Charge: seja protagonista na construção da organização

4. Blip.Excellence

Valores de Blip: Take.Excellence

Aprendemos muito nesse projeto e, com certeza, nos tornamos melhores do que éramos. Fazemos sempre com excelência, damos o nosso melhor para nos superar sempre.

Leia mais: Blip.Excellence: evoluindo e aprendendo todo dia

5. Blip.Higher

Valores de Blip: Take.Higher

Nossos valores nos trouxeram até aqui e são eles que nos levarão para o futuro, sempre um passo à frente! Acreditamos no nosso potencial de fazer um excelente trabalho e fomos além, com uma entrega incrível!

Leia mais: Pensar grande e ir além: por que somos Blip.Higher?

6. Blip.Simple

Valores de Blip: Take.Simple

Um trabalho complexo, mas de execução simples e resultado ainda melhor: 6 valores fáceis de decorar (by heart) e muito alinhados com quem somos!

Leia mais: Blip.Simple: menos é mais

Somos assim… somos Blippers!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀