Endomarketing: como engajar seus colaboradores?

Endomarketing

Existe um bordão no mundo dos negócios que diz “o bem mais valioso de uma empresa são as pessoas” e ninguém duvida disso. Toda empresa é formada por pessoas. Ter uma ideia genial, estrutura robusta, investimento são elementos importantes, mas sem uma equipe engajada e motivada que acredite no potencial da companhia é impossível alcançar o sonhado sucesso.  É nesse cenário que entra o endomarketing.

O foco dessa estratégia é trabalhar a captação e retenção de talentos, buscando estimular os colaboradores a se engajarem cada vez mais com o negócio. Trata-se de um conjunto de medidas para valorizar e colocar as pessoas, em primeiro lugar — acima de qualquer outro elemento. 

Para conhecer o potencial desta estratégia, continue a leitura. Neste texto, falamos o que é, qual a sua importância e como implementar o endomarketing na sua empresa. Vamos lá? 

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas das empresas. O seu objetivo é melhorar a comunicação e a imagem da organização entre os colaboradores, além de motivar a equipe, aumentar a produtividade e reduzir os índices de rotatividade e absenteísmo. 

Para alcançar o sucesso em suas ações, o endomarketing funciona com base na estratégia de “people first”, ou seja, sempre considera as necessidades dos colaboradores. Se o que eles precisam é de mais qualidade de vida, por exemplo, a empresa investe em ações que promovam isso entre seus funcionários, para que, assim, eles se tornem mais motivados e produtivos. 

As ações de endomarketing propõem que a empresa olhe e se dedique aos seus funcionários da mesma forma que elas faz com seus clientes. Portanto, trabalham novas formas de prospecção e fidelização dos talentos, aumentando o vínculo entre os colaboradores e a empresa

Afinal, os funcionários também influenciam na imagem que a marca tem no mercado. Por exemplo, hoje um título muito valorizado é o Great Place To Work, para se alcançar tal resultado é considerado a opinião dos funcionários.

Além disso, como os funcionários também são formadores de opinião e, por isso, são capazes de influenciar pessoas dentro e fora da empresa, as ações de endomarketing são essenciais para cultivar uma imagem positiva da organização. 

Endomarketing

Qual a importância do endomarketing para os negócios?

O principal benefício que o endomarketing traz para a empresa é o aumento da produtividade. Isso é óbvio, quanto mais o funcionário se sente valorizado e motivado pela organização, mais e melhor e ele trabalha. 

Ao conquistar o seu público interno, a empresa consegue alcançar novos voos e mudar até mesmo a forma como é percebida no mercado — aqueles que estão dentro não querem sair e quem está fora quer entrar. Assim, a empresa consegue alcançar até mesmo os profissionais mais desejados do mercado, pois todos querem trabalhar em um lugar onde são valorizados

Quando estão satisfeitos, os colaboradores falam dos benefícios que recebem da organização e as associam a um ótimo lugar para se trabalhar, por outro lado, se estão insatisfeitos, revelam práticas que podem colocar em risco a imagem da marca. 

No entanto, é válido ressaltar que o endomarketing não se resume a criar campanhas de marketing. Essa é uma estratégia que deve ser criada a partir da parceria entre duas áreas muito importantes: o Recursos Humanos e o time de Marketing. O RH precisa se atentar às necessidades dos funcionários para transformar os problemas em oportunidades. 

Mapeada os pontos de melhoria e criado soluções para tais problemas, o marketing, então, auxilia o RH na melhor forma de comunicar toda a organização. Dessa forma, é possível desenvolver relações mais humanizadas, garantindo um ambiente corporativo mais positivo. 

A seguir, explicaremos como implementar o endomarketing no dia a dia do seu negócio. Confira!

Como aplicar o endomarketing na organização?

Agora que já apresentamos como o conceito de endomarketing pode transformar positivamente a organização, mostraremos como utilizar essa estratégia na sua empresa. 

Defina os objetivos e crie um planejamento

Toda e qualquer estratégia começa com um objetivo, aqui não será diferente. Defina quais são os objetivos da sua empresa com o endomarketing. O ideal é que eles sejam baseados nos problemas identificados pelo RH.

Por exemplo, se o problema foi a baixa produtividade, as ações de endomarketing devem ser voltadas para a motivação e valorização dos funcionários. A partir dessa definição, crie um planejamento com possíveis ações a serem tomadas. 

Crie canais de comunicação interna

Estabelecido um planejamento de ações que serão desenvolvidas para resolver os problemas listados, é hora de criar canais de comunicação com os funcionários. É importante deixar um espaço aberto para que eles possam dizer como se sentem.

Além disso, ter um canal de comunicação aproxima os colaboradores da empresa e torna mais fácil identificar os problemas. Por isso, não se limite apenas aos meios tradicionais (e-mail ou reuniões presenciais), inove e encontre o melhor jeito de conversar.

Deixe claro qual é a política de benefícios

É muito importante ter uma comunicação clara com os colaboradores. Analise a forma como a empresa está informando a sua política de benefícios. Caso haja alguma falha nesse processo, é possível que os funcionários não entendam a real importância de alguns dos benefícios aos quais têm acesso. 

Deixe claro o porquê de casa benefício e valorize os seus colaboradores. Exponha os bons exemplos e mostre o quanto a empresa se importa com as pessoas do seu time. Com ajuda do endomarketing promova ações de reconhecimento e incentivo aos melhores profissionais. 

Implemente e acompanhe indicadores de desempenho

Depois de colocar algumas ações em prática avalie o resultado que elas estão trazendo para o dia a dia da empresa. A criação e acompanhamento de indicadores de desempenho ajudam a medir o grau de informação e satisfação dos funcionários com as medidas tomadas. Dessa forma, é possível comprovar a eficácia de todas as ações propostas para a melhoria e engajamento dos colaboradores. 

Essas são algumas das principais práticas. Em resumo, crie uma cultura centrada nas necessidades dos seus colaboradores — ou melhor, um conjunto de valores, hábitos e costumes que ponham o seu capital humano em primeiro lugar. 

Uma estratégia de endomarketing bem estruturada promove uma melhoria contínua em diversos índices de uma empresa. O que começa com ações de motivação dos colaboradores se estende a todo o clima organizacional, comunicação, espírito de equipe, resultando em uma maior retenção de talentos e aumento da produtividade. Aproveite a visita e confira as vagas abertas em Take Blip! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: