Home office: como ser produtivo em dias de quarentena

home office

Esse conteúdo faz parte de uma série de artigos de cunho pessoal produzidos pela comunidade de Take.Seres, como chamamos as pessoas que trabalham conosco, abordando assuntos relacionados ao impacto da pandemia.

O COVID-19 tem causado incontáveis transtornos para todos os setores da sociedade. O regime de home office, que sempre foi um tabu para boa parte das empresas, tornou-se a única opção para que elas permaneçam funcionando e operando. 

Algumas companhias já tinham uma política na qual era oferecido aos funcionários um ou mais dias da semana trabalhando de suas casas. Mas pouquíssimas estavam preparadas para, em um período de tão curto, migrar 100% de sua operação para esse modelo

Entre acesso remoto a sistemas, estrutura física de trabalho e comunicação eficiente durante a quarentena, os desafios foram muitos. Outro fator importante é: trabalhar de casa não é fácil! Esse texto vai tentar dar algumas dicas simples de como ser e permanecer produtivo nesse período de home office.

Nenhuma dica que vou escrever aqui é revolucionária. São simples, diretas e talvez você já tenha lido em algum lugar. Pessoalmente, eu sofri bastante nas primeiras semanas de quarentena até conseguir me ajustar a trabalhar de uma mesa no meu quarto. Espero que os minutos dedicados a escrever esse texto possam ajudar você a tornar os seus minutos mais produtivos!

Tenha seu espaço de trabalho

A primeira dica é sobre seu espaço de trabalho. Crie um cantinho em sua casa onde você possa chamar de escritório. Por mais tentador que seja trabalhar deitado de sua cama, isso é insustentável (além de dar dor nas costas!). 

Você não precisa ter uma sala própria, com um computador de última geração e um frigobar; somente uma internet que aguente o tranco, seu computador, uma mesa e uma boa cadeira. A Take ajudou muito nesse quesito com uma ação super bacana, enviando a mesa e a cadeira do escritório para os Take.Seres poderem trabalhar confortáveis de casa!

Mantenha as rotinas

Muitas pessoas criam rotinas no escritório para serem mais produtivas: momento de ler e responder e-mails, reunião com o time e com o cliente, daily e por aí vai. Mantenha sua rotina. Ela te ajudava no escritório e ela vai continuar te ajudando em casa (talvez até mais).

Comunicação

Talvez esse seja um dos pontos mais difíceis. No escritório, muitas vezes você resolve alguma coisa olhando pro colega ao lado, esclarecendo dúvidas. De casa você provavelmente vai mandar uma mensagem em algum chat online. 

E como uma boa ferramenta assíncrona, não necessariamente receberá uma resposta. Enquanto estiver em uma reunião, provavelmente você receberá umas 35 mensagens diferentes sobre os mais diversos assuntos e não conseguirá responder, pois logo terá outra reunião… Nesse quesito algumas dicas funcionaram bem para mim:

  1. saí de todos os grupos desnecessários;
  2. reservo alguns momentos do dia para responder email e “zerar” o chat da empresa;
  3. na reunião diária com meu time, direciono as principais questões do dia;
  4. tenho preferido o telefone para resolver questões importantes do que o chat;
  5.  desapeguei de participar de conversas somente por participar.

Priorize reuniões e dedique um tempo para… Trabalhar!

A quantidade de reuniões que participo mais do que dobrou na quarentena. Tenho priorizado quais eu vou participar. Sempre analiso 2 coisas: ela é realmente necessária?; essa reunião poderia ser um email? Se a resposta for sim para alguma dessas questões, eu revejo minha participação. E isso tem funcionado.

Tenho fechado alguns períodos da minha agenda para dedicar a trabalhar nas coisas que preciso. Essa dica é simples, mas fundamental. Esse momento é de concentração e dedicação em alguma atividade pendente. Nessa hora, trato como se estivesse em uma reunião com o CEO. Não atendo telefone, não respondo chat… Somente trabalho!

Use Webcam e deixe seu microfone no mudo

O home office, às vezes, é muito estranho, pois deixamos de conviver com outras pessoas. O que alguns pode parecer o paraíso, pra mim faz muita falta. Eu gosto de ver as pessoas, interagir com elas, contar e ouvir piada, olhar nosso olhos enquanto converso de algo importante. 

Por isso, acho que fazer as reuniões online com a webcam ligada é fundamental. É bom ver que com quem você está falando, como a pessoa está reagindo, ver movimento de gente! Só tome cuidado com fazer reunião de pijama ou do banheiro. Acredite, tem gente que esquece que a câmera está ligada!

Se você não está falando, deixe seu microfone no mudo. Nada mais chato do que aquele barulho alto de moto passando, porta batendo, cachorro latindo que normalmente vem de uma pessoa que não está falando! Como boa prática, por padrão, o microfone fica no mudo e você ativa quando for falar, desativando logo em seguida.

Pare, descanse, coma

Tenho tido dificuldades com essa, mas tenho tentando impor alguns intervalos, onde vou fazer alguma coisa não relacionada ao trabalho, como ver um vídeo no Youtube, ler notícias ou ouvir uma música. 

Esse momento é fundamental mesmo no escritório e serve para desacelerar a cabeça e voltar focado! Pra quem nunca ouviu falar de Método Pomodoro, pesquise! Ele é para estudo, mas adaptando a sua realidade de trabalho, conseguirá ser mais produtivo.

Alimente-se bem! Mantenha suas refeições de maneira regular. Quando trabalhamos de casa é muito fácil esquecer de comer e pular refeições. Uma alimentação saudável e equilibrada faz a diferença. Não precisa comer só salada, mas evite comer hambúrguer todo dia!

Ponha limites no home office

A coisa mais fácil no home office é você acordar respondendo mensagem, marcar reunião na hora do almoço e trabalhar até tarde da noite, afinal você já está em casa, não tem que pegar trânsito e já está na frente do computador. Isso é péssimo. 

Ponha limites. Como falei acima, é importante manter suas rotinas positivas (e acabar com as rotinas ruins). Evite almoçar na frente do computador fazendo uma reunião. Não trabalhe até 22h. Não comece a responder e-mail da cama 6h. 

Feriado é feriado, mesmo que você fique em casa. Fim de semana é fim de semana, mesmo que não tenha brasileirão! Use esses momentos para ver um filme novo, terminar um seriado, ler um livro ou conversar com alguém! Mas não confunda home-office com trabalho 24/7. Não é essa a ideia.

Happy Hour

A última dica que tenho é fazer happy hour. Para mim, uma das melhores coisas de trabalhar em um escritório é conviver com as pessoas e no fim do expediente tomar uma cervejinha gelada (saudades Savana…)! 

Não é porque estamos cada um na sua casa que não podemos manter isso. Fazer aquele happy hour no Zoom ou Hangouts é saudável demais, serve pra desopilar. Gele sua cerveja, prepare seu Gin ou sua Coca e na hora combinada, entre com a galera pra falar bobagem. Essa é uma ótima forma de recarregar!

Como eu disse, nenhuma das dicas são inovadoras mas ajudam muito. Trabalhar de casa é muito mais difícil do que eu imaginava, mas depois do susto inicial, vejo que as pessoas tem sido mais produtivas. 

Não sabemos até quando durará a quarentena, mas os aprendizados do home office serão pra sempre. Aquela barreira que os gestores tinham de liberar os funcionários de trabalhar de casa talvez tenha sido rompida de vez.

Quem achava que trabalhar de casa é ficar deitado vendo filme, não acha isso mais… Tudo ainda é muito incerto, mas quem se adapta de maneira rápida e inteligente, prevalece (recomendo o livro Adaptability: The art of winning in na age of uncertainty, do Max Mckeown).

Em breve vamos sair fortalecidos dessa pandemia!

1 comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: