Ações de vendas criativas: 4 exemplos de campanhas de empresas para captar clientes

Quando se trata de exemplos de argumentos de venda e de persuadir alguém sobre qualquer assunto, uma coisa é verdadeira: você deve encontrar o ponto de vista de seu público-alvo e conectá-lo aos valores da sua empresa ou atributos de serviço e produto. Mas como fazer isso? Existem muitas formas, mas hoje vamos nos concentrar no elemento mais antigo do marketing: a criatividade.

A seguir, listamos ações de vendas criativas, que impulsionam os negócios e os números das empresas.

4 ações de vendas criativas: como a tecnologia amplia seus resultados

1. Bacio di Latte

A Bacio di Latte é uma gelateria que produz e comercializa sorvetes de alto padrão. Pensando em inovar em suas ações de venda, a empresa, junto com seus parceiros estratégicos, como a Take, criou uma promoção para os Dia dos Namorados, que usava o gancho das Festas Juninas.

Em vez de correio elegante, os clientes e usuários do Facebook poderiam enviar “gelatos elegantes” por meio do chatbot no Facebook Messenger.

A ação consistia em fazer o usuário interagir com o bot e criar uma mensagem personalizada para namorados, maridos e esposas, “crushes”, amigos ou membros da família.

Os usuários poderiam enviar gratuitamente quantos vouchers quisessem. Agora, quem recebeu o presente podia buscar um gelato grátis na loja no dia 12 de junho.

ações de vendas criativas

Foram mais de 1 milhão de pessoas impactadas por meio do anúncio feito do chatbot pelo Facebook Ads. Impressionante? Outros números dessa ação de vendas criativas também chocam:

  • mais de 64 mil vouchers enviados;
  • mais de 3 toneladas de gelatos distribuídos.

Você pode estar pensando nos gastos que a empresa teve com a produção de tantos sorvetes, mas acredite: a Bacio di Latte gastou cerca de 50% menos com mídia do que no Dia das Mães. Para conferir o sucesso dessa campanha de venda criativa, acompanhe o vídeo abaixo.

Como você deve ter notado, os resultados imediatos conquistados pela empresa foram de engajamento do público e branding. Entretanto, se analisarmos a médio e longo prazo, essa campanha também pode ser alocada entre as ações de vendas criativas, uma vez que a marca estreitou laços com clientes atuais e novos.

Esse tipo de ação é muito relevante para empresas de todos os segmentos e tamanhos, pois, como visto, garante resultados a curto, médio o longo prazo.

2. Semana do Cliente Pontofrio — Frases secretas

Criar conteúdo relevante e compartilhar com seus clientes e potenciais clientes é uma das formas de se apresentar como uma boa opção de empresa para se relacionar. Pensando nisso e também em gerar engajamento por meio de uma ação de venda criativa, a Pontofrio (em parceria com a Take, a Via Varejo e a agência Y&R), criou um chatbot para envio de dicas e frases que deveriam ser decifradas no “código secreto de emojis”.

O prêmio? Ganhar os produtos mais desejados e campeões de busca nos canais de venda da marca.

ações de vendas criativas

A campanha se estendeu por 1 semana no chatbot do Messenger do Facebook da marca e os usuários podiam adivinhar as frases quantas vezes quisessem.

Os números da campanha também são impressionantes:

  • quase 10 milhões de mensagens trocadas;
  • mais de 200 mil pessoas conectadas;
  • 400 mil comentários nas redes sociais.

Leia também: Como um chatbot ajuda no marketing de conteúdo?

3. Black Friday Bahianinho

Ainda dentro da utilização de canais de rede social para relacionamento com cliente e ações de venda, as Casas Bahia também investiu em ações de vendas criativas com chatbots no Messenger do Facebook em datas importantes para o varejo como:

  • Dia do Consumidor;
  • Natal;
  • Black Friday.

O Bahianinho, como o chatbot é chamado, já interagiu com cerca de 150 mil pessoas!

Um dos exemplos de campanha foi o chatbot na Black Friday. A ação tinha em mente como aumentar suas vendas com criatividade, usando o Bahianinho como canal para disponibilizar ofertas especiais e personalizadas para cada usuário da rede.

Ao acessar o sistema, o usuário deveria escolher entre:

  • categorias;
  • produtos favoritos;
  • ofertas específicas.

Também era possível solicitar um alerta quando uma categoria ou um produto tivesse seu preço diminuído. Tudo isso facilitou o processo de vendas com o chatbot.

Na campanha de 2018, o chatbot entregou 40 milhões de mensagens em uma semana com o famoso “Quer pagar quanto?”.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre a campanha? Acesse o post especial Case de Black Friday Casas Bahia.

4. Sephora

A Sephora é uma das marcas de cosméticos mais respeitadas no mundo e, além de sua própria linha, a marca ainda possui um e-commerce onde comercializa diversas marcas de produtos.

Por meio de um chatbot em parceria com o aplicativo Kik, a marca desenvolveu uma das ações de vendas criativas mais certeiras.

Batava os usuários acessarem o app e pedir avaliações de produtos e recomendações de maquiagem e cosméticos. O sistema faz algumas perguntas relacionadas ao estilo de cada usuário, como itens e cores preferidas e, a partir disso, envia uma seleção de produtos.

É disponibilizado um sistema de pagamento dentro do app de mensagens para que todo o processo de compra seja ainda mais fácil — o que amplia os resultados de vendas.

ações de vendas criativas

Para atingir o objetivo de engajamento, o bot também interage enviando vídeos e tutoriais de maquiagem para usuários.

Leia também: Social Selling: o que é e como os chatbots podem ajudar?

A transformação digital permitiu criar ações de vendas criativas e personalizadas, que conversassem com cada usuário de maneira automatizada, ao mesmo tempo que tornassem a comunicação cada vez mais exclusiva.

Enquanto oferece informações e conteúdos relevantes para cada usuário, a inteligência artificial permite que você e sua equipe tenham liberdade para outras funções como planejamento e monitoramento, deixando a execução para máquinas e robôs.

Como você viu nas ações acima, o chatbot é uma excelente opção para empresas que querem entender como aumentar suas vendas com criatividade.

A Take é uma empresa especializada em criar ferramentas — como chatbots — que integram tecnologia e vendas, e são apoio às estratégias de comunicação na era digital.

Nosso objetivo é ajudar você a oferecer a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos. Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.

Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!