Conheça as razões para investir em um chatbot no Facebook Messenger.

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 2,91 bilhões de usuários ativos. Só este fato já é um motivo para considerar incluí-lo em sua estratégia de marketing.

Muitas empresas classificam a plataforma como uma das mais eficazes para atingir as metas de negócio, justamente pela sua tradição. De fato, muitas pessoas procuram por marcas na rede de Zuckerberg, em algum momento da jornada de compra.

É por isso que integrar um chatbot no Facebook Messenger fideliza mais clientes, estimulando a interação das pessoas, através de um atendimento ágil. Neste contexto, a automação é uma maneira de otimizar a gestão de suas redes sociais, o que pode ser muito benéfico para o seu negócio. 

Quer saber como as automações podem transformar o Facebook em uma plataforma de conversas inteligentes com seus clientes?

Então, continue a leitura e saiba como essa integração vai agilizar e personalizar o contato com o seu público. 

Como funciona um chatbot no Facebook?

imagem ilustrativa de chatbot no facebook messenger

Um chatbot pode ser integrado ao Facebook Messenger, aplicativo de troca de mensagens nativo do Facebook, para melhorar o serviço de atendimento ao cliente por meio da automação de processos e uso de Inteligência Artificial. 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a conversa com o bot  não é extremamente mecânica, ele é capaz de simular uma comunicação natural, além de uma interação prática, fluida, agradável e personalizada.

Isso porque, os robôs de atendimento são programados com Processamento de Linguagem Natural (NLP).

Leia mais: Venda mais usando chatbots!

A NLP é uma área dentro da Inteligência Artificial (IA) que se dedica a desenvolver a capacidade da tecnologia em entender a linguagem dos seres humanos. Dessa forma, os bots se tornam muito mais completos e funcionais.

Hoje em dia, os chatbots já são capazes de entender questões complexas, facilitando a comunicação e oferecendo suporte imediato e de qualidade aos clientes.

Ao mesmo tempo, reduzem a necessidade de equipes grandes para esse tipo de atendimento. 

Quais empresas podem se beneficiar de um chatbot no Facebook?

A resposta é simples: todas! Empresas privadas, instituições públicas e órgãos governamentais que dependem da interação com o público podem ter grandes benefícios a partir do uso de um chatbot no Facebook Messenger. 

imagem ilustrativa de chatbot no facebook messenger

Quiz: Qual rede social representa sua empresa no Metaverso?

Afinal, estamos falando de uma ferramenta que vai responder imediatamente o cliente, entender qual a dúvida dele, dar os primeiros direcionamentos e só vai encaminhar para um agente humano, aqueles atendimentos mais complexos.

Ou seja, o time de atendimento poderá se concentrar em tarefas que exigem planejamento e estratégia.

Os chatbots trazem mais autonomia para os negócios, uma vez que eles escalam atendimentos de maneira automatizada. Quer um exemplo? Imagine o maior festival de música do Brasil, o Rock in Rio

Milhares de pessoas vão ao evento, o que significa que milhares de pessoas podem ter algum tipo de dúvida ou solicitação.

Agora pense: quanto tempo a equipe de atendimento leva para responder as perguntas do público, que muitas vezes são repetitivas?

imagem ilustrativa de chatbot no facebook messenger
Rock in Rio – chatbot para Facebook Messenger

Contudo, e se mudarmos este cenário, integrando um chatbot na página do Facebook do festival? Foi o que a organização do evento da edição de 2017 fez.

O Roque serviu como um assistente virtual de visitantes na Cidade do Rock e também de espectadores que acompanharam o Rock in Rio pela televisão. 

O chatbot respondia às dúvidas em relação aos locais para retirada de ingressos, acesso a portões, horários e palcos dos shows, setlists das atrações.

Além disso, ele dava detalhes sobre alimentação, brinquedos disponíveis para uso e até informação sobre fila de banheiro, com atualizações via notificação push.

O Roque se revelou um investimento certeiro. Foram cerca de 3 milhões de mensagens trocadas por mais de 70 mil pessoas durante todo o festival, tudo de forma automatizada

Em um único dia, o Roque interagiu com cerca de 10 mil usuários diferentes, o que representa 10% do público estimado na Cidade do Rock. O sucesso do case foi reconhecido pela Mundo do Marketing, em seu Top 10 melhores ações de marketing de 2017.

Por que considerar um chatbot para a sua empresa?

Como vimos no exemplo do Rock in Rio, um chatbot no Facebook Messenger é uma das melhores ferramentas para garantir um atendimento rápido aos seus clientes, otimizando todos os pontos de interação com a sua marca.

imagem ilustrativa de chatbot no facebook messenger

As possibilidades de uso de um robô para Facebook são enormes, ele pode ajudar no processo de compra de produtos, reservar mesas em restaurantes, agendar consultas, indicar lojas mais próximas ao cliente e diversas outras formas de contato, sem que seja necessário a intervenção de um agente humano.

O seu chatbot pode desde responder a perguntas pontuais até indicar outros canais, no quais as pessoas podem buscar novas informações, por exemplo, o seu blog.

Além disso, o Facebook permite que conversas sejam iniciadas com usuários que já tenham se inscrito na sua lista de e-mails. 

Outro grande exemplo do potencial do chatbot no Facebook Messenger foi a ação de Dia dos Namorados da Bacio di Latte que alcançou mais de 1 milhão de pessoas, de forma totalmente automatizada.

imagem ilustrativa de chatbot no facebook messenger
Chatbot no Facebook Messenger – campanha da Baccio di Latte

O Gelato Elegante era trocado entre contatos via Facebook Messenger. Mensagens com resposta positiva indicavam o “match” e davam a cada pessoa um voucher de gelato gratuito, a ser trocado em qualquer loja da rede. 

Os resultados não podiam ter sido melhores, mais de 25 mil pessoas foram impactadas de forma orgânica. Ao todo, foram enviados mais de 64 mil vouchers de Gelato Elegante. Nas lojas, os números também foram de sucesso: mais de 3 toneladas de gelato foram distribuídas em um único dia.

Promover ações como essa da Bacio di Latte, que aumentam o envolvimento com os seus clientes, significa elevar também as oportunidades de vendas. Um chatbot no Facebook Messenger pode ser usado pelo marketing como canal de relacionamento. 

Programá-los para enviar conteúdo, convites para eventos, vídeos que combinem com a pessoa e mensagens personalizadas é muito relevante para manter os usuários interagindo. São detalhes que oferecem uma experiência mais completa e agradável por meio do chatbot.

Um chatbot no Facebook Messenger permite que empresas explorem novas oportunidades de construir um processo de atendimento ao cliente que seja significativo para os usuários.

É uma relação que os dois lados ganham, o consumidor recebe um canal com interações poderosas via chatbot, que entende perfeitamente as suas solicitações, e a marca elimina tarefas repetitivas da equipe, como responder perguntas frequentes. 

Quer saber na prática como um robô vai ajudar a gerar resultados para a sua empresa? Baixe agora mesmo o nosso ebook exclusivo com várias dicas para você aplicar ao seu negócio.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito