7 dicas práticas para aumentar as vendas no final do ano

Empresas de todos os setores sempre se veem diante de um grande desafio: o de como aumentar as vendas no final de ano.

É uma época ideal para bater metas, conquistar mais clientes e, claro, obter mais lucros. Porém, em tempos de cris,e é importante ficar atento.

É preciso estudar o mercado e investir corretamente para encerrar o ano com mais capital em caixa. Assim, se você quer dar um gás para seu negócio antes que 2018 acabe, este post foi feito pensando em você. Confira nossas 7 dicas poderosas – além de uma dica bônus – para turbinar as suas vendas de final de ano!

1. Crie promoções sob medida

Não existem apenas promoções de cortes nos preços. Um produto muito barato pode, ao invés de atrair, afastar alguns clientes que desconfiam da qualidade do produto devido ao baixo preço.

Dessa forma, para criar uma promoção de sucesso, é preciso conhecer bem sua margem de lucro e compreender o que seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo. O que mais se enquadra dentro do perfil de sua empresa: dois produtos pelo preço de um? Descontos progressivos? Programas de fidelidade? Acerte em cheio no coração do cliente com uma promoção que reúna bom preço e valores objetivos.

Agregue conceitos como Praticidade, Modernidade, Eficiência e Qualidade para seduzir seus clientes com mais eficiência.

2. Fique de olho no seu estoque

Final de ano é hora de encher os estoques, certo? Nem sempre. O importante aqui é o equilíbrio.

Evite estoques excessivos, incapazes de serem vendidos, ou estoques defasados para evitar a perda de vendas na época mais lucrativa do ano. Para tanto, considere promover seus produtos já estocados e compre apenas o que possui maior giro de venda.

Neste momento não existe formula mágica. Para gerir um estoque com precisão, evitando encalhes e perdas, é fundamental ter um bom programa de automação comercial. Use um ERP para determinar o fluxo de seus produtos e maximizar as margens de lucro da sua empresa através de um controle financeiro eficiente.

3. Aproxime-se de seus fornecedores

Nunca se esqueça: o desconto dado ao cliente começa com o desconto obtido com seus fornecedores.

Para maximizar suas vendas de final de ano, é importante ter um cadastro digital de todos os seus fornecedores, gerenciado com a ajuda de um sistema de automação comercial. Se você gerencia um negócio online, estabeleça uma negociação detalhada com os fornecedores e transportadores, levando em conta os melhores custos de transporte, manuseio e condições de pagamento. Invista nos profissionais com melhor desconto e prazo. Quanto melhor for a sua negociação com os fornecedores, melhor será o preço final para o seu cliente.

Outra dica importante: pense que a maioria das vendas de final de ano serão parceladas, portanto, é fundamental obter prazo com seus fornecedores para garantir um bom fluxo de caixa.

4. Mantenha seu negócio atraente

Vitrines renovadas, sites eficientes, campanhas de marketing afinadas. Otimize todos os espaços, físicos ou virtuais, de seu negócio pensando em atrair o olhar dos clientes. Dessa forma, pensamos em duas formas de estratégia:

  • Lojas físicas: melhore a exposição de produtos e garanta a criação de setores temáticos, como sessões de promoções ou de novidades em destaque. Pense em caixas estratégicos para clientes com poucas compras, ou setores especiais de atendimento para compras maiores e mais detalhadas.
  • Para lojas virtuais, crie sites responsivos. Considere a criação de hotsites (sites especiais para uma promoção) e landing pages (páginas dentro de sua loja virtual dedicadas a um produto ou serviço específico). Invista em mudanças de layout no seu site, baseando-se nas campanhas mensais.

O importante é dar ao seu site de comércio virtual uma cara nova, com novas funcionalidades pensadas para facilitar a vida do cliente. Outra dica importante para o comércio virtual são os cupons de desconto, que podem ser usados pelos clientes ao término de suas compras.

Não se esqueça da dica de ouro em tempos de comércio virtual: o marketing digital. Sua empresa precisa e deve estar posicionada nos principais canais de compras online. Sites de redes sociais como Facebook e Instagram são ótimos veículos para divulgar seus produtos.

5. Prepare seus funcionários

As vendas de final de ano exigem maior atenção e dedicação de todo o seu time de funcionários. Treine sua equipe para se sair bem nos dias de maior movimento e considere contratar mão de obra temporária para garantir o bom fluxo de atendimento. Uma dica importante é o uso de chatbots, programas de comunicação automatizada criados para otimizar as relações com seus clientes. Os chatbots são capazes de responder questões objetivas sobre produtos e serviços, maximizando a capacidade de atendimento de sua empresa. Em épocas de grande movimento, como o final de ano, os chatbots podem ser de grande ajuda.

Para entender melhor os benefícios dos bots para as suas vendas no fim do ano, confira este case da Casas Bahia, que criou um chatbot para geração de leads e vendas para a Black Friday e obteve excelentes resultados!

6. Prepare-se para o pós-venda

Nas vendas de final de ano, a troca de produtos é tão importante quanto a venda inicial. Embora não seja obrigatória por lei, esta é uma facilidade oferecida pela maioria dos comércios, especialmente em épocas como o Natal. Então, fique atento: no momento da troca, muitos clientes costumam gastar um pouco mais. Esta é a oportunidade ideal para criar ações de cross selling e upselling, estimulando o cliente a adquirir novos produtos.

7. Pense na fidelização

Durante as vendas de final de ano, sua empresa receberá diversos clientes pela primeira vez. Eis a chance de causar uma boa impressão, garantindo que os novos consumidores retornem mais vezes. Um bom plano de fidelização é baseado numa observação minuciosa sobre o comportamento de seus clientes. Crie, com a ajuda de um sistema de automação comercial, cadastros detalhados, especificando as demandas dos novos clientes e redobre a atenção sobre eles.

Muitas empresas investem ainda em cartões de fidelidade, programas de pontos ou descontos progressivos para reter sua nova clientela. Aqui, mais uma vez o uso dos chatbots pode fazer toda a diferença, respondendo dúvidas dos clientes de maneira automatizada e dinâmica.

Aproveite o final do ano para formar uma base sólida de novos clientes e começar o novo ano com mais consumidores em foco!

Dica bônus: fique de olho na concorrência

Nas vendas de final de ano, a concorrência fica ainda mais acirrada. Assim, não caia no erro de se fechar numa bolha e não prestar atenção ao que acontece no mercado ao redor.

Acompanhe de perto o que as empresas do mesmo ramo estão fazendo. Mas nada de copiar estratégias; o que vale aqui é compreender como o seu negócio se comporta quando comparado aos concorrentes. Pense como o seu cliente: compare preços, serviços, estrutura, logística e fortaleça os eventuais pontos fracos.

Se manter as vendas já é um desafio no final de ano para muitos setores, como aumentá-las? Esperamos que este post tenha ajudado! E se você tiver interesse em tornar seus processos mais ágeis e eficientes, fale com a Take e veja como nossas soluções de contatos inteligentes e chatbots podem beneficiar a sua empresa!


tamara post soluções para vender mais

Autora convidada: Tamara Dias, Analista de Marketing e Designer Gráfica do GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar as vendas diariamente.

 

 

 

 

 

Leia mais:

WhatsApp Business API: como sua empresa pode se beneficiar desse recurso?

Qual é o verdadeiro impacto da tecnologia nas empresas? Entenda!

Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente