Como bloquear ligação de telemarketing: a nova ação da Anatel

Já se perguntou como bloquear ligação de telemarketing? Você não está sozinho: não é preciso conversar com muitas pessoas para entender que o cansaço em relação às ligações de companhias, diárias e insistentes, é uma dor geral. 

Segundo a Truecaller, recebendo cerca de 37,5 ligações de telemarketing por mês, em 2018 o Brasil já liderava a América Latina nas denominadas chamadas spam. Pensando que esse número revela um crescimento de 81% de chamadas em relação ao ano anterior e uma tendência de aumento ainda maior nos seguintes, é possível entender porque, hoje, o país já atingiu o número médio de 2,8 mil queixas por mês e uma soma de 14 mil reclamações no primeiro semestre de 2019 a respeito do abuso do telemarketing.

Mas todo esse desagrado pelo método de vendas se tornou, na verdade, uma boa notícia! Ao compreender a resposta negativas dos usuários ao índice de ligações, a Anatel decidiu criar medidas para que se tornasse possível bloquear ligações de telemarketing, que entraram em vigência neste mês de julho. 

Como bloquear ligação de telemarketing em 2019

A solução da Anatel para o problema foi criar o Não Me Perturbe, um site de cadastro onde você pode solicitar a funcionalidade de bloquear ligações de telemarketing. No entanto, é importante entender que o serviço não impede a ligação de empresas que têm como finalidade pesquisas ou vendas de produtos em geral. 

A ação é válida apenas para empresas de telecomunicação nos setores de telefonia, TV por assinatura e banda larga, que, cobrindo a maior fatia de chamadas spam no Brasil, são as responsáveis por 32% dos telefonemas indesejados. Isso quer dizer que o bloqueio funciona para o telemarketing das operadoras Algar Telecom, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo

O melhor de tudo é que dar início ao bloqueio é super rápido e fácil! Basta entrar no site, clicar em solicitar bloqueio e fazer um cadastro com seu nome, CPF e e-mail de preferência. A partir disso, você pode adicionar seus números de telefone, selecionar quais operadoras você quer bloquear e esperar para que a ação seja efetivada em até 30 dias. Se em algum momento você desejar cancelar o serviço, é só retornar ao Não Me Perturbe e solicitar o desbloqueio de um ou todos os números cadastrados no seu nome! 

não me perturbe: como bloquear ligação de telemarketing

não me perturbe: como bloquear ligação de telemarketing cadastro

O site foi lançado no dia 16 de julho e, com apenas uma semana no ar, já somava 1,5 milhão de cadastros.

Caso as empresas burlem a lista de telefones do Não Me Perturbe, elas podem sofrer multas pela Anatel e ter penalidades de até R$ 50 milhões. 

Toda essa operação faz parte de uma estratégia ainda maior de medidas que visam lutar contra o abuso das empresas de telemarketing. Algumas das outras propostas para esse combate são: 

  • A definição de horários adequados para a ligação; 
  • A reiteração de princípios que tentam diminuir a insistência de ligações;
  • O respeito ao não-interesse dos consumidores (tanto pela ligação quanto pelo que é oferecido); 
  • O tratamento de reclamações a respeito de ligações indesejadas por parte dos consumidores; 
  • A garantia de adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Além disso, pensando em um universo de bloqueio mais amplo do que apenas o de operadoras de telecomunicação, a Anatel também tem estudado maneiras de lidar com ligações feitas por robôs, que caem quando o consumidor atende ao telefone e têm gerado grande insatisfação por parte dos consumidores. 

Outros dois métodos de bloqueio de ligações

Apesar de o Não Me Perturbe ter surgido agora, em 2019, já existiam algumas outras formas que atendiam ao grande questionamento de como bloquear ligação de telemarketing. Conheça-os agora:

Como bloquear ligação de telemarketing usando o Procon

Uma das formas de impossibilitar que números indesejados liguem para você é bloqueando-os no site do Procon, e a própria Anatel lembra que o Não Me Perturbe não é uma medida de substituição para essa proposta. 

Para utilizar esse método, é só se cadastrar gratuitamente, preencher um formulário e indicar até cinco telefones que deseja bloquear. Aqui, a regra também é não permitir o bloqueio de números que têm por finalidade pedidos de doação, empresas de pesquisa de satisfação ou cobranças. 

Como bloquear ligação de telemarketing usando apps

Também é possível baixar alguns aplicativos que bloqueiam números indesejados no seu celular. Alguns dos mais famosos são: 

  • Should I Answer? (Devo Atender?): projetado para os telefones Android, o aplicativo permite que você bloqueie todo tipo de spam que desejar (esteja o número salvo na sua lista de contatos ou não);
  • Truecaller: disponível para as tecnologias iOS e Android, o aplicativo identifica e bloqueia chamadas e mensagens, incluindo números salvos, desconhecidos e de telemarketing; 
  • Whoscall: este aplicativo consegue identificar quem está te ligando e qual operadora está usando para isso, além de conseguir bloquear chamadas indesejadas por meio de determinadas categorias (como DDD, operadoras e Bancos) e de barrar chamadas de trotes, golpes, fraudes e mais. Seu download pode ser feito em telefones iOS e Android.

Leia mais: Quer reduzir custos com call center? Conheça os chatbots!

A evolução para a experiência do usuário

Com tantas pessoas perguntando como bloquear ligação de telemarketing, pode ser que muitas outras estejam questionando como repensar a comunicação da sua empresa. 

A verdade é que, com cada vez mais tecnologias disponíveis, mais vastas são as opções de comunicação que você pode testar no seu negócio. Mas, se temos algo a aprender com toda essa história de insatisfação do público com o telemarketing e seus desdobramentos, é que prezar pela experiência do cliente é um ponto-chave para criar um bom relacionamento e engajamento. 

Mas você deve estar se perguntando como colocar isso em prática. Existem muitas soluções para elaborar uma comunicação bilateral e positiva com seus clientes, e os chatbots e contatos inteligentes são grandes agentes nesse cenário revolucionário.

Para saber mais sobre tudo isso, separamos uma palestra especial para você, em que o Roberto Oliveira, CEO da Take, fala sobre a necessidade de priorizar a experiência do cliente, sobre táticas de Software Mindset, API economy e contatos inteligentes. Clique aqui e faça o download gratuito do conteúdo!

E se você acredita que está na hora de oferecer melhores experiências de atendimento e vendas às pessoas, fale com a Take!

 

Leia mais:

O que é FAQ e como esse canal de atendimento deve ser implementado na empresa

Com dificuldade para criar um aplicativo para sua empresa? Que tal criar um bot?

Gestão de relacionamento com o cliente: o que é, como aplicar e suas ferramentas