A globalização e a conectividade das redes sociais mudaram a forma como pessoas e marcas se relacionam. Saber como engajar clientes atualmente é primordial para que as marcas consigam captar leads no meio digital.
Os pontos que definem a marca e sua identidade não mudaram substancialmente, mas a forma como ela se apresenta e se valoriza sofreu uma verdadeira reviravolta.
Empresas que entenderam esta mudança, se adaptaram rapidamente e estão sempre renovando suas estratégias de interação com os clientes, o que auxilia na estratégia de como conquistar clientes, seja na criação de experiências de compra diferentes ou na adoção de canais de conversação mais modernos.
Acompanhe neste post  6 tendências promissoras na forma como engajar clientes  que sua empresa pode adotar e que talvez você adoraria vivenciar em suas relações de consumo!

Como engajar clientes – 6 tendências

1. O uso da gameficação para incentivar a relação de pessoas e marcas

Gameficar é o mesmo que criar dinâmicas de um jogo para engajar e direcionar a forma como os clientes se relacionam com a marca.
Na lógica de um jogo, toda vez que o cliente aumenta seu nível de relacionamento com a empresa, participa de um evento ou utiliza determinado serviço, recebe uma recompensa.
Para que esta estratégia tenha sucesso, dois pontos são fundamentais:  conhecer o perfil dos clientes e definir quais são os objetivos da empresa ao desenvolver o programa.
O My Starbucks Reward é um programa de fidelidade da cafeteria americana que usa a gameficação para conhecer cada vez mais o perfil de seus consumidores e valorizar a lealdade à marca.
Dessa maneira, cada vez que seus clientes utilizam seus programas em filiais diferentes ou experimentam novos produtos, recebem pontuações que podem ser convertidas em bebidas extras e brindes exclusivos. Ou seja, ele não só fideliza os clientes como incentiva que eles experimentem novos produtos.

2. Usar atualidades para promover a marca de uma empresa

Esta é a famosa estratégia de como conquistar clientes oferecida pelo Pokemón Go. Empresas que utilizam esse recurso para transformar suas lojas em “ginásios” ou áreas fartas dos pokemóns virtuais conseguem atrair seus consumidores e aumentar suas vendas.
Não somente pela fenômeno em que o jogo se transformou, mas também por identificar que seu público-alvo se interessa por esse tipo de entretenimento e que associá-lo ao seu negócio trará dupla satisfação para os clientes que se sentirão mais fidelizados à marca.

3. Adotar uma causa social ou ambiental

Para que um cliente se identifique com uma marca, precisa enxergar em suas ações e serviços um lado humanizado que possa entender suas necessidades e mostrar pensamentos e posicionamentos em comum.
Uma das maneiras mais eficazes de como engajar clientes é o marketing de causas, com projetos alinhados aos preceitos da empresa e de seus consumidores.
Campanhas que valorizem a sustentabilidade, ajudem o desenvolvimento da comunidade local ou promovam o levantamento de fundos em prol de uma causa costumam fortalecer a marca com seus consumidores e até mesmo aumentar o engajamento dos próprios funcionários.

4. Criar experiências inesquecíveis ou divertidas com os clientes

O foco nas experiências já é uma estratégia comprovadamente eficaz. Seu lado inovador está em sempre diversificar e lançar novas maneiras de interagir com seus clientes.
Empresas de tecnologia precisam valorizar serviços inovadores, como os chatbots, para seus atendimentos. O fato de os consumidores conhecerem essas ferramentas não os impede de ter surpresas ao utilizá-las para interagir com uma marca.
É possível, por exemplo, fazer com que diálogos bem-humorados no chatbot de suporte técnico sejam usados para promover nas redes sociais o estilo de atendimento da marca.
Isso fará com que outros consumidores acessem o serviço, acreditem na sua eficácia e desejem que conversas divertidas também ocorram em seus atendimentos.

5. Criações colaborativas com empresas parceiras

Participar de ações e promoções junto com outras empresas parceiras do trade também ajuda no fortalecimento da interação entre pessoas e marcas e no processo de como conquistar clientes
Patrocinar e participar de feiras e convenções, fazer ações de marketing em escolas, universidades e locais com grande concentração do público-consumidor também aumenta a presença da marca no conceito das pessoas.
Vivenciar experiências como essas divertem os clientes e fazem com que sejam criadas memórias e bons sentimentos daqueles momentos. Por isso, a criatividade deve sempre ser usada para potencializar a interação entre pessoas e marcas!

6. Criar um programa de fidelidade

Dado que um programa de fidelização de clientes bem concebido é a estratégia de retenção mais eficaz, é importante que as empresas implementem hoje mesmo o seu próprio programa de fidelidade em seu plano de como engajar clientes.
Uma pesquisa do Gartner mostra que atrair novos clientes custará à sua empresa cinco vezes mais do que manter um cliente existente.
Um programa de fidelidade baseado em pontos pode impulsionar as compras na loja e as conversões on-line. Ele pode ser integrado ao seu site, aos canais de mídia social e ao marketing por e-mail. Essa é uma excelente alternativa de como engajar clientes.
A Predator Nutrition, uma das principais empresas de nutrição esportiva, integrou um programa de fidelidade dentro de sua principal estratégia de marketing e ampliou seu valor médio de pedidos em 33%.
A marca implementou um modelo de engajamento de 360 ??graus onde os clientes são recompensados ??não apenas por compras, mas também por referências, assinaturas de boletins informativos, redação de comentários e acompanhamento da marca em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.
Agora que você já sabe como engajar clientes, que tal aprender a se comunicar de forma criativa? Conheça 3 ferramentas de comunicação interativa.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀