Comunicação corporativa one on one: o que é e como melhorar a experiência do cliente

comunicação corporativa one on one

Você sabe o que é comunicação corporativa one on one?

A globalização, os avanços tecnológicos e a transformação digital vêm provocando mudanças no comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento e exigente ao que lhe está sendo oferecido.

Dessa forma, as empresas perceberam a necessidade de mudar a maneira com que elas se comunicam com seu público-alvo.

Se antes a comunicação era feita de um (empresa) para muitos (público), agora ela acontece de um (empresa) para um (indivíduo). E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Continue a leitura para entender melhor o que é a comunicação corporativa one on one e 5 dicas essenciais de como melhorar a experiência do cliente.

O que é comunicação corporativa one on one?

Como bem sinalizamos na nossa introdução, o consumidor atual está mais exigente em relação aos produtos e serviços que consome. Pelo próprio celular, ele pode fazer pesquisas de marcas concorrentes antes de escolher a que melhor atende suas necessidades.

Nesse sentido, muitas empresas estão focando seus esforços no relacionamento com o cliente e na experiência que elas podem oferecer a ele. E uma das formas de fazer isso é por meio da comunicação one on one.

A comunicação corporativa one on one é uma maneira de desenvolver um vínculo mais duradouro com os clientes. Com um atendimento personalizado, as marcas passam a se comunicar de maneira individualizada com seus clientes.

A importância da segmentação

Assim, em vez de mandar uma mesma mensagem para várias pessoas, é feita uma segmentação do público-alvo e a mensagem é construída e enviada de acordo com características específicas de cada cliente.

Na comunicação one on one, o cliente é colocado como protagonista e o relacionamento passa ser mais humanizado. Dessa forma, a marca consegue estabelecer uma conversação que a possibilita conhecer melhor seu público, suas necessidades e expectativas.

Isso faz toda a diferença quando a empresa vai oferecer suas soluções, além de favorecer as estratégias de fidelização.

Veja também: o que é atendimento ao cliente, como fazer e principais ferramentas

5 dicas de como melhorar a experiência do cliente

Hoje em dia, além de se preocupar em oferecer produtos e serviços de qualidade, as marcas estão cada vez mais se dedicando à experiência do cliente. O consumidor moderno quer ser bem tratado, ser chamado pelo nome e ter suas vontades atendidas.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas essenciais de como melhorar a experiência do cliente.

1 – Otimize o atendimento

Poucas coisas são tão desagradáveis para um cliente quanto um atendimento demorado e ineficiente. Por isso, para garantir uma experiência melhor, busque otimizar o atendimento.

Invista em diferentes canais de comunicação, treine suas equipes, mantenha um cadastro atualizado dos seus clientes e aposte em ferramentas de automatização.

Saiba mais: Atendimento em redes sociais: 5 dicas para implantar a gestão de cliente nestas plataformas

2 – Assegure que a qualidade dos produtos e serviços corresponde às expectativas dos clientes

A qualidade dos produtos e serviços oferecidos impacta diretamente na experiência do cliente e na percepção que ele terá da sua marca.

Assim, ao entrar em contato com um cliente, é preciso entender exatamente seus desejos e necessidades e verificar se podem ser atendidas pelas soluções da empresa.

Normalmente as empresas definem um posicionamento que correspondem aos valores que determinados segmentos de clientes procuram.

Mas isso não é suficiente quando se trata de marketing one on one.

Nesse caso, é preciso conhecer mais a fundo cada cliente, identificar características individuais e detectar se, para aquele cliente e naquele momento, os produtos e serviços da empresa são mesmo relevantes.

Para isso é preciso usar ferramentas de automatizadas de relacionamento com o cliente, como softwares de CRM, de automação de marketing, mídias sociais e chatbots.

Você verá mais adiante um tópico específico sobre o uso dos chatbots no marketing one on one.

3 – Dedique-se ao pós-venda

Negligenciar o pós-venda é um erro muito grave. Para garantir que o cliente tenha uma boa experiência com a sua marca, é importante investir em relacionamento; e o pós-venda é uma excelente oportunidade para isso.

Depois que a compra for finalizada, entre em contato com o cliente para saber o que ele está achando do produto, se tem alguma dúvida ou reclamação a fazer.

Isso demonstra que você se preocupa com o cliente e faz com que ele se sinta especial. Além disso, ele estará mais propenso a considerar sua empresa quando for fazer uma nova compra.

4 – Faça uso de indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são importantes ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

Dentre os principais indicadores, você pode usar o NPS e a Churn Rate.

Leia também: Métricas de chatbots: quais taxas acompanhar e por quê? | Guia de KPIs

Você sabe como criar KPIs? Então, confira este vídeo da Siteware:

5 – Invista em chatbots

Os chatbots são robôs conversacionais muito indicados para empresas que querem saber como melhorar a comunicação com o cliente.

Com eles, é possível oferecer um atendimento personalizado. Isso porque, quanto mais o usuário interage com o bot, mais você passa a conhecer as preferências, os desejos e os padrões de consumo do seu cliente. Assim, você consegue ser mais assertivo na hora de oferecer seus produtos e serviços.

A interações se transformam em valiosas fontes de informações para prever necessidades e continuar oferecendo uma experiência cada vez melhor.

Agora que você já sabe mais sobre comunicação corporativa one on one, que tal colocar em prática na sua empresa? Faça isso e veja como investir em um relacionamento personalizado pode fazer a diferença nos seus resultados.

Veja mais: Utilizando chatbots e sistema de FAQ para melhorar o atendimento

Se você quer saber ainda mais sobre a comunicação corporativa one on one, não deixe de conferir nossa palestra gratuita: O fim da era um para muitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: