Equipe de alta performance: como criar uma usando 6 dicas!

Equipe de alta performance

Montar uma equipe de alta performance é o sonho de toda empresa. Afinal, quem não deseja ter um time produzindo mais e melhor, não é mesmo? Mas como conseguir isso? Como formar uma equipe de alta performance?

Pode parecer um sonho distante trabalhar com equipes de alta performance, mas acredite, não é.  Você vai precisar organizar algumas etapas desde o processo de seleção (na verdade, até antes dele) até o monitoramento dos resultados de cada profissional, mas o esforço vale a pena.

Antes de seguirmos para nosso guia com dicas de como montar uma equipe de alta performance, vamos relembrar o que é uma equipe?

Uma equipe é formada por diferentes pessoas trabalhando integradas para atingir um objetivo em comum. 

Para que esse objetivo seja alcançado é importante que essa equipe saiba:

  • qual √© o prop√≥sito, ou seja, qual √© o objetivo a ser alcan√ßado;
  • o que cada pessoa faz dentro desse time, qual a fun√ß√£o de cada um;
  • porque esse grupo de pessoas foi escolhido para estar ali e atingir aquele objetivo.

Em uma equipe de alta performance essas pessoas estão muito bem encaixadas em seus papéis e com isso são capazes de gerar muito mais resultado do que o esperado em uma equipe comum.

Leia também: Take.Team: como o trabalho em equipe impacta o negócio da organização?

A Take produziu um Webinar com dois especialistas na cria√ß√£o de equipes de alta performance e voc√™ pode conferir o material da √≠ntegra logo abaixo. Entretanto, ao continuar a ler este artigo voc√™ ter√° acesso a um compilado das dicas que foram dadas ao longo do bate papo! Confira no nosso Webinar ‚ÄúOs desafios de estruturar uma EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE‚ÄĚ.

Os primeiros passos do desenvolvimento de equipes de alta performance

Se te perguntassem, qual é a primeira etapa para formar uma equipe de alta performance é provável que você me responderia que a seleção de profissionais é a fase um desse processo. Entretanto, essa não é a primeira etapa.

Antes de selecionar os melhores candidatos de um processo seletivo √© importante que voc√™ saiba qual √© a estrutura que voc√™ deseja montar dentro da sua equipe. Quais cargos e fun√ß√Ķes devem ser preenchidas?

Outro passo importante √© definir a cultura e os valores da sua empresa. Um das grandes raz√Ķes para demiss√Ķes em empresas de alto n√≠vel √© desequil√≠brio de valores entre funcion√°rios e organiza√ß√Ķes.

Por √ļltimo, antes de selecionar os colaboradores ideais √© importante que voc√™ defina o prop√≥sito de contratar esse profissional para sua empresa. Quais ser√£o suas atribui√ß√Ķes e o qual o seu papel no resultado geral?

Com tudo isso em mente é hora de partir para a contratação. Ai três passos são importantes:

  • selecione os profissionais que se destacaram dentro das caracter√≠sticas que voc√™ precisa;
  • encaixe-os no time;
  • ofere√ßa o direcionamento necess√°rio.

Se você já tem os colaboradores e quer apenas remodelar a equipe, entenda quais profissionais podem contribuir para o time e siga os demais passos.

Com o aglomerado de pessoas definido é hora de montar uma equipe de alta performance!

Veja também: 6 dicas práticas para sua equipe vender mais e melhor

Como formar uma equipe de alta performance? Processo completo em 6 etapas!

Montar uma equipe de alta performance é mais do que reunir os melhores colaboradores e candidatos de um processo seletivo. Esse não é um processo individual que depende apenas das capacidades e características do colaborador, mas também da organização dos líderes e de toda a gestão da empresa para criar uma cultura organizacional que esteja construída com o foco em fazer suas equipes alcançarem o alto nível.

Antes de continuarmos é importante que você tenha em mente que algumas características normalmente atribuídas a um equipe de alta performance são apenas mitos, entre elas a ideia de que uma equipe de alto nível não falha ou que de esses profissionais trabalham mais horas do que as demais equipes. Nada disso é verdade.

Uma equipe de alta performance é formada por profissionais que alcançam a melhoria de performance individualmente e em coletivo.

Com as pessoas certas e engajadas é possível atingir resultados muito acima do esperado por um planejamento. Então vamos às dicas de como formar uma equipe de alta performance!

1. Definição de papéis

Em uma equipe de alta performance todos os envolvidos entendem qual é o seu papel no caminho para atingir os objetivos propostos. 

Profissionais de alta performance precisam saber:

  • onde o l√≠der espera que eles cheguem;
  • quais os resultados esperados;
  • qual a fun√ß√£o dele no todo;
  • os objetivos da empresa e a vis√£o do neg√≥cio.

Somente sabendo o que fazer e quais são as suas metas, cada pessoa conseguirá exercer um protagonismo individual dentro do seu papel e da sua função, mesmo não ocupando um cargo de liderança.

2. Liderança e desafios

No webinar que citamos acima, a gerente de entregas da Take, Regina Soares, fez uma analogia bastante valiosa para entender o papel da liderança dentro de uma equipe de alta performance. Para ela, assim como em um time de futebol existe o papel do coach, em uma empresa uma equipe precisa de um líder que entenda o seu propósito de liderança, que saiba guiar, apoiar, treinar e ajudar seus colaboradores.

Uma equipe de alta performance precisa de um líder de alta performance que tenha a visão focada em resultados e que proporcione para sua equipe desafios que a faça sair da zona de conforto.

Se √© uma preocupa√ß√£o desenvolver suas lideran√ßas, indicamos que voc√™ acesse o artigo; ‚ÄúO desenvolvimento de lideran√ßa na empresa deve come√ßar o quanto antes‚ÄĚ e complemente seu conhecimento sobre essa etapa.

3. Construir um ambiente de press√£o positiva

Um pouco de press√£o faz muito bem para a empresa e para gerar uma equipe de alto rendimento. A press√£o positiva parte de um desafio e faz com que todos da equipe se cobrem.

Fabio Lacerda, COO da Take, prop√Ķe um pensamento de que, se todo mundo quer vencer todo mundo se cobra.¬†

O resultado positivo ent√£o come√ßa a surgir quando uma lideran√ßa bem estruturada prop√Ķe desafios e cria um ambiente de press√£o positiva.

Isso acontece porque as pessoas se desenvolvem melhor diante de um desafio. Diante de mesmice não há motivação para o desenvolvimento.

A partir de um resultado positivo diante de um desafio a equipe tende a sentir orgulho e a buscar melhores resultados em projetos futuros para manter esse sentimento.

equipe de alta performance

4. Alinhamento da proposta de desafios e papéis de cada colaborador

Nesse momento é importante destacar que os desafios propostos para a equipe e para cada colaborador devem estar alinhados aos papéis já definidos de cada um dentro de uma organização.

Cuidado para não propor um desafio que vá deixar seu colaborador confuso sobre sua participação, isso vai fazer seu rendimento cair, afinal o foco estará desviado e a concentração menos dedicada. 

Se um colaborador tem um papel t√©cnico dentro da equipe, desafios como prazos e melhorias de aplica√ß√Ķes s√£o excelentes est√≠mulos e far√£o com que ele tenha um rendimento acima da m√©dia, mesmo em casos de falhas.

5. Capacidade técnica e comportamental

Para ter uma equipe de alta performance uma empresa precisa considerar habilidades técnicas, como conhecimento de ferramentas, conceitos e práticas, bem como a capacidade comportamental do colaborador.

Em uma realidade cada vez mais mut√°vel, com novas tecnologias entrando e saindo do cen√°rio empresarial, o dom√≠nio das capacidades t√©cnicas tem uma import√Ęncia muito mais flutuante do que a postura comportamental do profissional, seu perfil e alinhamento com os valores da organiza√ß√£o.

6. Vis√£o de resultados

Não poderia ser diferente, uma equipe de alta performance tem uma visão voltada para resultados. Ela sabe os objetivos de cada projeto e foca sua atenção em conquistá-los.

Caso sua empresa não tenha uma visão clara dos próprios objetivos e dos objetivos de cada projeto mude essa realidade imediatamente.

Não é possível medir performance sem objetivos e indicadores. Além disso,sem objetivos você deixa sua equipe perdida, sem foco e, consequentemente, com baixa performance.

Crie uma metodologia de acompanhamento de resultados com indicadores de performance claros e quantific√°veis.

Observação: uma equipe de alta performance não atua em sua capacidade máxima em todo tempo. Ela oscila e sabe que é normal ter esses momentos de menor performance.

6. Cultura de feedbacks

Para manter a alta performance, uma equipe precisa saber se o caminho que est√° tomando est√° realmente correto ou se existem erros e necessidades de melhoria.

Os feedbacks s√£o ferramentas muito importantes dentro de um cen√°rio empresarial, tanto para avaliar como para motivar e realinhar seus colaboradores.

Com esses tópicos em funcionamento, você conseguirá ter uma equipe que opera em um um nível de resultados.

Como falamos anteriormente, uma equipe de alta performance √© orientada por resultados e se foco est√° em alcan√ß√°-los, diante disso entende-se a import√Ęncia de analisar os fatos e dados. N√£o sabe por onde come√ßar? Acesse o artigo; ‚ÄúData & Analytics: entenda o que √© a cultura data driven‚ÄĚ e mude a realizada da sua organiza√ß√£o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez voc√™ goste desses conte√ļdos tamb√©m: