F-commerce: o que é e como vender mais com a loja virtual do Facebook

Com 2,13 bilhões de usuários no mundo todo, o Facebook provavelmente já faz parte de sua estratégia de marketing digital. De fato, de acordo com o Facebook for Business, mais de 30 milhões de empresas já possuem páginas ativas na plataforma. Mas você considerou aumentar ainda mais sua presença criando uma loja virtual usando um aplicativo do Facebook? Para isso, você vai precisar conhecer e entender o que é F-commerce.

O que é F-commerce?

F-commerce é o mesmo que comércio do e no Facebook. Refere-se a uma funcionalidade oferecida pela plataforma para a construção de uma loja virtual dentro da própria rede social.

Resumindo, o Facebook Commerce tem a mesma ideia de um e-commerce, ou seja, ele é uma loja virtual como outra qualquer, com o diferencial de ser uma loja dentro do Facebook.

O Facebook é uma empresa importante, com centenas de milhões de usuários e exposição de mídia quase constante. O social commerce do Facebook procura usar elementos da própria rede social para impulsionar as vendas.

Com mais de ¾ de todas as informações online provenientes dos usuários de internet, hoje em dia, encontrar formas de realizar compras e vendas dentro dos ambientes de redes sociais se tornou um grande negócio.

f commerce exemplo de loja

Exemplo de loja no F-commerce

Quais são os benefícios do F-commerce?

Há uma série de benefícios para abrir sua própria loja virtual no Facebook:

  • aumento das vendas com uma plataforma de vendas adicional. É tudo sobre a escolha do cliente. Quanto mais canais de vendas estiverem disponíveis, maior será a probabilidade de oferecer aos clientes a plataforma de vendas mais adequada — seja por meio de computadores, dispositivos móveis ou pelo telefone;
  • venda direta para clientes do Facebook. A chance de seus clientes estarem no Facebook é considerável. De acordo com o Facebook for Business, apenas nos EUA e no Canadá, aproximadamente 70% dos usuários ativos estão conectados a uma empresa local no Facebook. Uma loja no Facebook Commerce permitirá que você aproveite essa oportunidade e venda diretamente;
  • melhores taxas de conversão. Se um cliente gostar de um produto em sua página do Facebook, não se arrisque a perder a venda, enviando-o para outro lugar para fazer a compra. Uma loja do Facebook aumentará sua taxa de conversão, permitindo que seus clientes do Facebook comprem no local;
  • crescimento do compartilhamento social. A Nielson relata que os consumidores confiam no marketing boca a boca de amigos e familiares muito mais do que em qualquer outra forma, de acordo com o Facebook for Business. Com o F-commerce, os clientes podem compartilhar rápida e facilmente seus links de produtos com amigos e familiares usando um aplicativo da loja do Facebook que possui botões “gostei” e “compartilhe” integrados;
  • custo efetivo e fácil de configurar. Se você é novo em vendas, abrir uma loja no Facebook por meio do sistema F-commerce é uma maneira simples, rápida e econômica de testar a venda de seus produtos online, sem precisar criar um site dedicado.

O que você precisa para criar uma página do F-commerce?

Se você ainda não sabe, deixe-me assegurar que todos podem criar uma página do F-commerce e começar a vender no Facebook para seus seguidores, imediatamente.

Aqui está o que você precisa antes de começar:

  • uma conta no Facebook;
  • uma página comercial do Facebook.

Para aprender como configurar sua loja no F-commerce, acesse o vídeo abaixo e confira o passo a passo para ter sua loja virtual no Facebook:

O aplicativo é fácil de usar e não exige conhecimento ou experiência em programação. Isso facilita a configuração da loja virtual do Facebook, sem a necessidade de concluir um curso de quatro anos em ciências da computação ou entender como escrever em HTML ou PHP.

Depois de ter feito isso, é só implementar algumas táticas para comercializar e vender no Facebook com sucesso.

O que fazer na sua loja virtual do Facebook para vender mais?

Há uma coisa realmente interessante em ter seus produtos listados para venda no F-commerce: seus produtos e clientes em potencial estão no mesmo lugar!

Seus produtos da Loja do Facebook estão preparados e prontos para serem promovidos para seus seguidores no Facebook e inúmeros clientes em potencial. Com seus produtos já hospedados no Facebook, você pode selecionar com facilidade e rapidez determinados produtos ou grupos de produtos para promover através de publicações e anúncios no Facebook.

Além disso, seus espectadores não precisam sair da sua página do Facebook para saber mais sobre seus produtos ou fazer uma compra. Esse aumento no engajamento no Facebook gera mais vendas.

É por isso que o F-commerce se tornou um dos canais de vendas favoritos para vendedores online, grandes e pequenos.

Há muitas maneiras, gratuitas e pagas, de comercializar seus produtos da loja virtual do Facebook para seguidores e públicos, incluindo:

1. Oferecer ofertas especiais

Uma das principais razões pelas quais as pessoas acompanham as marcas nas redes sociais é que elas podem receber promoções especiais.

Não importa se você já tem uma loja online ou não, você vai querer tratar sua F-commerce como outro ponto de distribuição na web e como uma extensão da frente de sua loja. Então, fornecer promoções dos produtos que também estão no Facebook vai manter seus clientes voltando.

2. Publicar conteúdo que divirta e entretenha

Os períodos de atenção do usuário são curtos e os feeds de notícias ficam lotados muito rapidamente. Por isso, não limite as publicações nos anúncios de venda e afins. Crie publicações com conteúdo relevante, misturando portagens com mix de imagem e texto, com posts com enigmas e piadas, ou simplesmente faça perguntas abertas aos seus fãs no Facebook.

Isso ajuda você a manter sua empresa na mente dos usuários.

3. Aumentar suas curtidas no Facebook

Aumentar a base de fãs por meio da aquisição de mais “curtidas” é vital para que, ao postar uma atualização, você aumente a probabilidade do conteúdo aparecer nos feeds de notícias de seus clientes em potencial.

4. Promover sua loja do Facebook

Não se esqueça de informar aos visitantes da loja que você está no Facebook e informá-los de que as ofertas exclusivas do Facebook serão publicadas regularmente.

5. Aumentar seu banco de dados de assinantes de e-mail

Em todo o hype de redes sociais, muitas vezes a importância contínua de capturar todos os e-mails importantes é esquecida. Lembre-se de que o banco de dados de e-mail está diretamente sob o seu controle e as promoções que levam os clientes à sua loja do Facebook podem ser enviadas quando você quiser.

6. Atrair novos fãs do Facebook com incentivos

Manter relações com os fãs existentes no Facebook é importante, mas trazer mais a bordo é como você vai crescer. Dê um código promocional, um cupom ou algo parecido com o frete com desconto para qualquer pessoa que goste da sua página.

Você ficará surpreso com a rapidez com que essas ofertas se espalham.

7. Executar campanhas publicitárias no Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e você pode e deve usá-la para ampliar o alcance e a conversão de usuários em clientes.

Você pode aprender a fazer isso com as dicas do tutorial abaixo:

Leia também: [GUIA PRÁTICO] Como anunciar no Messenger do Facebook e gerar conversões

8. Usar um chatbot Messenger para vender e realizar atendimentos por meio do Facebook

O chatbot é amplamente utilizado no setor de atendimento para permitir a interação entre público — um potencial cliente, no caso de uma loja virtual do Facebook — e a empresa, por intermédio de um robô, em grande parte das vezes com inteligência artificial e linguagem natural.

No F-commerce, você pode usar o sistema para integrar o Facebook Messenger em sua estratégia de vendas, por meio do chatbot.

Com um chatbot no Facebook Messenger, você pode, inclusive, realizar transações completas de vendas pelo Messenger, ou seja, por meio do bate-papo entre máquina e usuário, é possível captar e converter clientes.

Ainda não está acreditando que isso é possível? Separamos alguns cases que provam que a inserção de um chatbot pode ampliar o ROI de seu F-commerce. Acesse Conheça 10 grandes empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações.

Mas como usar chatbots no seu negócio? Você pode aplicar das seguintes formas:

  • gerando leads;
  • exibindo anúncios;
  • fazendo recomendações personalizadas;
  • enviando notificações de produtos em estoque e mais.

Complemente suas opções de atendimento ao cliente também com chatbots para Facebook, afinal, os relacionamentos no F-commerce são estabelecidos por uma comunicação de mão dupla e seus fãs fornecem um excelente recurso para ajudar a moldar sua presença no Facebook.

Quer saber mais? Confira nosso e-book sobre como os chatbots podem revolucionar o seu negócio.

A Take é uma empresa especializada que atua há 20 anos com tecnologia móvel e que pode ajudar o seu negócio a ter um excelente serviço de chatbot, seja com chatbot no Messenger do Facebook, chatbot no WhatsApp Business ou em outros canais de mensagem do mercado. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Se você deseja se aprofundar antes de procurar uma solução como a Take, indicamos que leia também o artigo Chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?