Gestão de clientes: 5 estratégias para otimizar resultados e relacionamento

gestão de clientes dicas capa post

Para o seu negócio ter sucesso, você precisa de clientes. Por isso, manter a confiança e a fidelidade desses consumidores é muito importante — afinal, uma gestão de clientes adequada para a sobrevivência de uma empresa é ainda mais vital.
É comum que profissionais concentrem seus recursos na conquista de novos negócios, mas construir relacionamentos sólidos, com os clientes existentes, pode preparar a sua equipe para novos negócios. A fim de ajudar você a construir relacionamentos mais duradouros, criamos essa lista com 5 dicas de gestão de clientes. Vamos a elas?

Gestão de clientes: como colocar em prática

1. Foque na comunicação excepcional

Comunicação oportuna e eficiente deve ser uma prioridade. É claro que a comunicação com um único cliente não deve interferir de forma consistente e injusta em seu tempo pessoal ou afetar negativamente sua produtividade no trabalho. No entanto, estar disponível demonstra que o projeto e a satisfação do seu cliente são importantes para você.
Além de uma comunicação oportuna e completa, também é importante que seus clientes se sintam à vontade para serem abertos e honestos com você. Eles devem sentir que suas ideias e preocupações serão levadas a sério pela sua equipe.
Você pode criar canais de comunicação com seu cliente, como redes sociais, e-mail, telefone e, claro, com chatbot para empresa. Os encontros presenciais também podem ser bastante valiosos dependendo do seu tipo de negócio.

2. Peça feedbacks

Se os clientes têm uma opinião boa ou ruim sobre o seu negócio, eles vão compartilhar suas percepções. Por isso, convide o cliente a dar um feedback — isso mostra que você está ouvindo.
O feedback do cliente ajuda você a aprimorar as necessidades específicas e gerais, encontrando as melhores soluções para seus problemas. Quanto melhor sua oferta atender às suas necessidades, mais seu negócio crescerá.
Sempre ouça atentamente os comentários e responda prontamente, seja um elogio ou uma reclamação. A pior coisa que você pode fazer é pedir feedback e não resolver as preocupações. Até mesmo o feedback negativo é valioso e pode fornecer uma avaliação honesta da satisfação do cliente.

3. Implemente um software CRM

Um sistema de Customer Relationship Management, ou software CRM, é uma ferramenta de gestão de clientes para coletar e gerenciar as informações e interações que sua empresa tem com seus:

  • clientes;
  • leads de vendas;
  • fornecedores ou outras empresas.

O CRM pode ajudá-lo na gestão de clientes nos seguintes tópicos:

  • acompanhamento do sucesso de suas atividades de marketing;
  • identificação e acompanhamento de clientes em potencial;
  • manutenção de relacionamentos com clientes fiéis;
  • agrupamento de seus clientes para desenvolver comunicações personalizadas;
  • identificação de quais clientes se inscreveram em suas listas de marketing;
  • compreensão de quais clientes responderam à sua oferta ou promoção.

O conceito sobre gestão de clientes pode significar manter o controle de seus clientes para fornecer um serviço personalizado. Por exemplo, você pode enviar uma oferta especial ao seu cliente no dia de seu aniversário.
Os benefícios de um CRM na gestão de clientes podem incluir sua capacidade de:

  • desenvolver atividades de marketing personalizadas e direcionadas que tenham uma melhor chance de criar uma venda;
  • identificar o melhor momento ou a atividade de marketing mais eficaz a que seus clientes respondem;
  • coletar e armazenar feedback dos clientes para ajudá-los a melhorar e inovar;
  • acompanhar o comportamento do cliente, interações e compras de seus produtos ou serviços;
  • armazenar e acompanhar contatos para ajudá-los a encontrar novos clientes.

Leia também: Integração do CRM ao chatbot: benefícios para clientes e empresas

4. Priorize o customer service

Customer service deve fazer parte de sua estratégia de gestão de clientes. Uma excelente experiência do cliente significa que você forneceu um bom atendimento e que o serviço oferecido atendeu às expectativas do cliente.
O customer service é mais que apenas fornecer respostas; é uma parte importante da promessa que sua marca faz aos seus consumidores.
Uma boa estratégia de customer service vai além de um bom atendimento ou um suporte efetivo.  Sua equipe não deve apenas reagir aos problemas trazidos pelos clientes, mas sim começar a antecipar esses problemas e propor soluções.
Priorizar o customer service significa construir uma estratégia de gestão de clientes que tem como objetivo ajudar os clientes de maneira eficiente e amigável. É essencial ser capaz de lidar com problemas dos clientes, ajudando-os a solucionar essas questões, e fazer o melhor para garantir que eles estejam satisfeitos.
Para ampliar sua base de conhecimento sobre esse tópico e ter acesso a alguns insights poderosos, assista ao vídeo abaixo:

5. Utilize a tecnologia de chatbot

Um chatbot permite que as empresas automatizem as conversas com os clientes atuais e futuros. De acordo com a IBM, até 80% das perguntas rotineiras de atendimento ao cliente poderiam ser respondidas por um chatbot.
Os chatbots podem ser treinados para responder a perguntas sobre atendimento ao cliente e fornecer soluções rápidas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para os usuários, isso é uma vantagem, pois eles podem obter respostas instantâneas para suas perguntas a qualquer momento, sem precisar esperar a disponibilidade de um atendente humano.
É claro, entretanto, que existem os atendimentos híbridos, e talvez essa seja a opção mais adequada. Para saber mais acesse o artigo Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente.
Com os chatbots na gestão de clientes, os consumidores também obtêm uma experiência confiável e consistente. Os humanos cometem erros e podem fornecer aos usuários informações incorretas ou enganosas.
Se forem configurados corretamente, os chatbots sempre fornecerão a resposta correta. Quaisquer erros cometidos podem ser rapidamente identificados e corrigidos para garantir que o chatbot não os repita no futuro — tudo isso por meio da inteligência artificial em chatbots.
Para as empresas, os chatbots de atendimento ao cliente oferecem uma maneira de reduzir custos e satisfazer os clientes, oferecendo um serviço rápido e conveniente. As empresas podem reduzir os custos em até 30% usando chatbots para atendimento ao cliente.
Para entender como essa estratégia de gestão de clientes funciona, na prática, acesse o artigo Conheça 10 grandes empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações.
Para investir em chatbots com inteligência artificial e aprimorar sua estratégia de gestão de clientes, você pode contar com a Take. Criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa. Você pode estabelecer sua presença em canais como WhatsApp, Messenger, Facebook, Telegram, sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: