Gestão do relacionamento com o cliente: garanta a satisfação e fidelização de seus clientes

Um ponto fundamental, apesar de muito negligenciado, para o sucesso de qualquer negócio é a gestão do relacionamento com o cliente.

Isso se resume, de certo modo, em uma jornada que abrange etapas de atendimento aos consumidores, coleta e análise de dados, acompanhamento do lead através do funil de vendas, pós-venda, atração e conversão — essas últimas, por exemplo, focadas em maneiras de fazê-los chegar à empresa por meio da internet, realizar compras e se aproximar da marca.

Quer saber o que fazer para aprimorar a gestão de relacionamento com os clientes do seu negócio a fim de atraí-los, retê-los e fidelizá-los? Então, confira este artigo!

Clientes amigos, clientes fidelizados

Uma das primeiras etapas de todo o processo é a de atração, que também abrange estratégias de retenção e de fidelização.

O ideal, neste caso, é apostar na retenção e na fidelização de clientes por meio da proximidade gerada por práticas de marketing digital, que se mostram muito proveitosas para o público-alvo e para o negócio.

Um bom exemplo disso é a Red Bull, uma das empresas que é considerada líder de marketing justamente por se beneficiar do marketing de conteúdo. Como? O foco de sua estratégia não são as latas de energético, mas conteúdos voltados ao estilo de vida do público-alvo. O resultado? Cerca de 6,8 bilhões de latas de energético vendidas só no ano de 2018!

E sua empresa ainda conta com uma vantagem considerável: ao se engajarem — com curtidas, compartilhamentos e comentários em posts, por exemplo — e criarem um vínculo com a marca, muitos consumidores se tornam promotores do negócio.

Otimização de processos e outras facilidades que a tecnologia traz

Primeiramente, é importante entender que só será possível oferecer um bom atendimento e gerenciar os relacionamentos existentes se os processos da sua empresa estiverem organizados.

Imagine, por exemplo, realizar altos investimentos em marketing, ter um retorno de vendas à altura e, de repente, descobrir que não há a quantidade suficiente de produtos no estoque devido à má gestão. Não é o ideal para quem deseja se aproximar dos clientes, concorda? 

Daí, a importância de contar com um sistema ERP, também conhecido como software de gestão empresarial. Esse programa garante mais qualidade na administração do negócio ao automatizar processos e organizá-los por meio de funcionalidades e módulos completos, que abrangem:

  • cadastro de clientes e de produtos/serviços;
  • controle da área financeira;
  • emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • emissão de relatórios gerenciais;
  • controle de estoque.

A tecnologia oferece ainda mais: ferramentas desenvolvidas para gerenciar projetos e equipes, como o Trello, proporcionam mais facilidades para gestores que desejam estruturar e acompanhar todas as etapas de implementação da estratégia de gestão de clientes.

E não é só: tem outro sistema imprescindível, sobre o qual discutiremos no próximo tópico: o software de CRM!

Coleta, registro e análise de informações

Na época em que vivemos, o que seria da eficiência e da produtividade no âmbito empresarial se não fossem pelos softwares que dão apoio à gestão de processos?

Aqui, é fundamental mencionar o software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), voltado especificamente para coleta, registro e análise de informações dos consumidores.

Esse programa, além de ser utilizado em estratégias de marketing a fim de acompanhar a jornada do lead dentro do funil de vendas, merece a atenção de gestores que querem otimizar a gestão de relacionamento com os clientes. Os motivos? Veja:

  • registra os históricos de interações;
  •  facilita a etapa de pós-venda;
  • identifica padrões de comportamento e de consumo;
  • auxilia no oferecimento de atendimentos personalizados;
  • otimiza a experiência do consumidor.

Outros caminhos para uma boa gestão do relacionamento com o cliente

As soluções apresentadas até agora envolvem investimentos em marketing digital e marketing de conteúdo, otimização de processos com um sistema ERP e gestão de dados dos clientes com um software de CRM.

Entretanto, ainda há outros caminhos para enriquecer ainda mais a experiência dos consumidores e garantir a satisfação do público-alvo. Confira outras opções:

Enfim, percebeu a importância de investir na gestão de relacionamento com o cliente? Ao automatizar tarefas, monitorar os leads, personalizar atendimentos, gerar proximidade com a marca por meio de estratégias de marketing digital e otimizar toda a experiência de compra, é possível alcançar um alto nível de satisfação dos consumidores.

Agora que a gestão do relacionamento com o cliente já está na sua lista de prioridades, entenda como chatbots podem melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes e gerar melhores resultados para a sua empresa!


isabella gestão click post gestão do relacionamento com o cliente

Autora convidada – Isabella Soares

Formada em Publicidade pela PUC Minas, Analista de Marketing no GestãoClick, um Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de pequenas e médias empresas.

 

Leia mais:

Confira 5 dicas para vender mais com Marketing Digital

Por que e como fazer pós-venda que aumente seu lucro: 7 dicas