Precisando de ideias para vender mais? Veja 5 dicas para aumentar as vendas com Marketing Digital

ideias para vender mais com marketing digital

Muitas empresas acham que “estar na Internet” é, por si só, um esforço de Marketing que resulta diretamente no aumento das vendas, mas isso não é verdade. As ações e ideias para vender mais podem (e precisam) ir além.
A transformação digital também mudou o comportamento do consumidor, que está mais exigente e informado do que nunca. Sem uma estratégia de Marketing Digital definida, fica mais difícil atrair e conquistar clientes, o que prejudica o desempenho da empresa como um todo.
Mas, afinal, como vender mais com Marketing Digital? Se você quer sair na frente dos seus concorrentes e aumentar as vendas do seu negócio, continue lendo este texto e siga nossas dicas de marketing digital!

5 ideias para aumentar as vendas com Marketing Digital

1. Entenda a jornada do cliente

funil de vendas - ideias para vender maisPrimeiramente, precisamos compreender como o consumidor pensa e qual é o caminho que ele percorre antes tomar uma decisão de compra. No contexto do Marketing 4.0, o usuário procura saber mais sobre um determinado produto ou serviço na Internet, mesmo que o objetivo seja concretizar a compra em uma loja física.
Esta convergência entre online e offline já faz parte da vida dos brasileiros: segundo dados obtidos pela Provokers, 9 em 10 pessoas tem o hábito de realizar algum tipo de busca online antes de comprar um produto, e este comportamento é comum em todas as etapas da jornada do cliente.
Além disso, a maior parte dessas buscas é feita por dispositivos móveis, ou seja, celulares e tablets. Na era do imediatismo, procuramos respostas rápidas para os nossos questionamentos — e seguimos em frente para outros sites e canais quando não as encontramos.

2. Considere a experiência do usuário em seu site

Pense sobre isso: quantos potenciais clientes já deixaram o site da sua empresa por terem uma experiência de navegação ruim ou por não acharem com facilidade uma informação que estavam procurando?
Atualmente, as pessoas passam mais tempo usando o smartphone do que o computador ou notebook para navegar na Internet e, segundo dados do Google, 53% de todos os usuários mobile deixam um site se ele levar mais de 3 segundos para carregar. Isso acontece porque sites que não são otimizados para dispositivos móveis prejudicam a experiência do usuário, tornando a navegação frustrante e confusa. Ter um site que facilite a vida de quem o acessa é fundamental, não só para quem vende pela Internet ou possui e-commerces, mas para lojas físicas também, como falamos anteriormente.
Para entender melhor, imagine que você vai a uma loja para comprar um determinado produto, mas, ao entrar no estabelecimento, encontra as prateleiras desorganizadas, os corredores confusos e pouquíssimas informações à vista.
Para piorar, não há atendentes para responder suas dúvidas sobre o produto, que se parece muito com outras dezenas de alternativas disponíveis no mercado. Qual seria a sua reação? Não adianta seguir as melhores ideias para vender mais, se o cliente nem consegue encontrar o que quer comprar.
Este exemplo evidencia não apenas a necessidade de proporcionar uma experiência de compra intuitiva, mas também a importância de oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. No caso acima, um vendedor bem treinado poderia ter solucionado o problema, mas nem sempre é possível ter funcionários à disposição para responder todas as dúvidas e comentários online. A boa notícia é que esta situação pode ser resolvida com o uso de chatbots, que podem ajudar até mesmo em vendas mais complexas.

3. Antecipe as perguntas dos clientes

Se você já deu um passo a frente e já utiliza chatbots, precisamos falar de como estes contatos inteligentes são eficazes em uma estratégia de Marketing Digital, podendo ser empregados em todas as etapas do funil de vendas.
Uma vez que 79% dos usuários de smartphones esperam uma resposta imediata quando usam o aparelho para procurar informações na Internet, implantar uma solução disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana não parece uma má ideia, não é mesmo?
Com a tecnologia dos chatbots, você pode programar respostas às perguntas mais frequentes dos usuários que visitam o seu site e permitir que eles conversem com um atendente virtual para sanar dúvidas sobre o seu produto ou serviço. Também é possível utilizar os chatbots em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger, que já são plataformas super presentes na vida das pessoas.
Veja mais sobre isso em nosso post: utilizando chatbots e sistema de FAQ para melhorar o atendimento

4. Automatize os processos de vendas

A automação de marketing com chatbots (e outras ferramentas de automação) não serve só para informar o cliente sobre o seu produto. Outros usos interessantes desta ferramenta são:

  • Geração e qualificação de leads através da coleta de dados dos usuários (assim, você pode classificá-los de acordo com o perfil, interesses, demandas e etapa na jornada do cliente);
  • Nutrição de leads, utilizando os chatbots na distribuição de conteúdo e aproveitando a interação com o usuário para educá-lo acerca de seu produto ou serviço;
  • Otimização do processo de vendas, com a possibilidade de de realizar pagamentos no próprio chatbot;
  • Suporte e fidelização de clientes, que podem iniciar uma nova jornada de compra quando têm uma experiência positiva com a marca.

Uma estratégia robusta de automação de marketing digital pode aliviar o trabalho da equipe de vendas, que ganha mais tempo para se dedicar a leads mais qualificados. Em alguns casos, alguém do time também pode assumir o chat quando o contato inteligente perceber a oportunidade de encaminhar o usuário a um atendente humano.
Mesmo em vendas complexas, a automação é uma valiosa dica de marketing digital e tem se mostrado bastante vantajosa, principalmente porque ela pode ser aliada ao trabalho de analistas e vendedores a níveis mais estratégicos.

5. Mantenha o foco no sucesso do cliente

Você pode ter o melhor CRM de Vendas e um fluxo de automação de marketing impecável, mas existe um aspecto essencial na construção do vínculo entre a marca e seus clientes: o relacionamento.
Assim como a agilidade no atendimento, a humanização do relacionamento com o usuário desempenha um importante papel no seu processo de vendas. Mais do que personalizar e-mails e mensagens direcionadas ao seu público, investir em um relacionamento com o usuário é um trabalho que deve ser feito ao longo da sua jornada de compra (e mesmo depois!).
Geralmente, os profissionais de Customer Success (ou Sucesso do Cliente) são quem acompanha o caminho do cliente para garantir que ele alcance seus objetivos ao contratar o serviço ou produto de uma empresa. Como o próprio nome já diz, a visão do CS é zelar para que a entrega de valor da solução oferecida seja real, alinhando expectativas com os clientes e mantendo uma comunicação constante.
Quando o relacionamento com o cliente é bem sucedido, significa que a estratégia de CS foi contemplada, isto é, temos clientes satisfeitos e dispostos a obter novas soluções da sua empresa. Nesta etapa pós-vendas, apostar na fidelização de clientes é uma prática vantajosa para aumentar as vendas com marketing digital, pois o custo de aquisição de um novo cliente é de 6 a 7 vezes mais caro do que o de manter um cliente atual.
Agora que você já sabe como pensar de forma mais estratégica na hora de vender, é hora de colocar as ideias para vender mais em prática! Se você quiser conhecer mais sobre como aumentar suas vendas com chatbots, fale com a gente!
 

Leia mais:

Na era da experiência e inteligência artificial, o que é sucesso do cliente?

Qual o papel dos chatbots na fidelização de clientes?

Como o chatbot pode ajudar nas vendas complexas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: