Transmídia e as ferramentas para a construção de uma narrativa

narrativa transmídia

A narrativa transmídia é uma nova estética que tomou forma graças a convergência das mídias e abrange uma nova perspectiva em relação às exigências de participação dos consumidores nos processos de concepção e criação de produtos e conteúdos.

Aqui no Take.Blog já falamos sobre o conceito de transmídia e sobre como utilizar a transmídia de forma estratégica. Agora, que tal aprofundarmos mais em como montar uma narrativa transmídia para sua campanha? Vamos lá!

Toda narrativa transmídia parte de um ponto central

Para  entender como a narrativa transmídia funciona, é necessário ter em vista que ela é construída a partir de um ponto central onde toma diferentes formatos para variados tipos de plataforma sem perder a estética inicial

É importante que todos os formatos funcionem de forma independente, mas sem perder a relação entre si, sendo essencial a adaptação de conteúdo para cada tipo de plataforma escolhida e levando em consideração os objetivos do seu projeto de narrativa transmídia.

Iremos apresentar aqui algumas opções de plataformas e estratégias de conteúdo que podem ser utilizadas para sua campanha. Lembre-se: Existem várias outras milhões de possibilidades além das que vamos introduzir aqui.

Canais, plataformas e estratégias de narrativa

Plataformas online

Nas plataformas online, você pode usar e abusar de imagens, sons, vídeos, textos, tudo o que for possível para captar a atenção do seu público. Com um cronograma adequado e uma estratégia definida, você pode construir conteúdos para:

  • Redes sociais (esse aqui é essencial): Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat, Tinder por quê não?, WhatsApp…
  • Blogs: Pode ser o da sua empresa ou até mesmo parceria com outros blogs que tratam de assuntos de interesse do seu público;
  • Videos: Aquela boa e velha propaganda de 30 segundos ou uma aparição no vídeo de algum artista ou canal famoso;
  • E-Books: Ofereça de quebra para seus consumidores um e-book massa sobre algum assunto de interesse deles e que envolva de forma direta ou indireta o seu produto;
  • Podcasts: Existe um público muito fiel para este tipo de conteúdo, tudo é válido!
  • e por aí vai…

Sua empresa precisa estar presente no universo online, onde atualmente se presencia elevado consumo de conteúdo e interação entre o mais variados nichos sociais e em tempo real.

Webséries

As Webséries estão em alta e é possível conseguir resultados ótimos mirando em conteúdo que seja de interesse dos seus consumidores. 

Uma boa alternativa é trazer ícones e referências de algum assunto importante para seu público e traçar uma linha de história para dar vida à websérie, ou até apostar em conteúdos fictícios que abordem temas de interesse. Tente mesclar assuntos que estão em alta com o universo que seu produto tem a oferecer.

Gamificação

É cientificamente comprovado que o ser humano responde de maneira satisfatória a estímulos de recompensa. Gamificar te permite aproveitar desses fatores para alavancar o engajamento de campanhas e conteúdos. 

Estabeleça regras com clareza, defina resultados mensuráveis e finalidades variadas. 

Podemos citar como exemplo de Gamificação o conhecido Foursquare, que incentivava seus usuários a fazer check-in nos locais em que frequentavam para conseguir recompensas no trajeto e ganhar títulos de mentirinha, como “Prefeito” de algum lugar.

Chatbots

Já ouviu falar em Chatbots? A Take é especialista no assunto Contato Inteligente e você pode ler tudo sobre Chatbots aqui no blog.

Defina uma linguagem que te aproxime do seus possíveis consumidores e possibilite esse diálogo 24 horas por dia! Através da construção de um Chatbot, você pode personificar sua empresa e trazer uma forma mais intimista de lidar com seus clientes. Interessou? Dá uma olhada nos planos que a Take tem pra oferecer  através da nossa plataforma, o BLiP, e desenvolva agora mesmo o seu Chatbot. (Tá sem grana pra investir agora? Tem a versão free para você ir testando também!).  

Una estratégia e criatividade

O acesso a eletrônicos variados, internet e softwares permite que as empresas usufruam cada vez mais do potencial das diferentes mídias. 

Utilizar da narrativa transmídia para a criação de uma campanha cria uma experiência de entretenimento única e direcionada, atraindo público consumidor para seu conteúdo com diversas opções de navegação em narrativas distintas e de forma mais completa.

Agora que você conhece alguns recursos para criação de campanhas que utilizem narrativa transmídia, que tal pôr a mão na massa? Ponha a criatividade em jogo e mande ver nesse novo desafio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: