Comunicação corporativa interna e externa: o que é e qual a sua importância para as empresas?

o que é comunicação corporativa

A comunicação corporativa é um processo fundamental para que a organização tenha um bom desempenho no mercado. É ela que possibilita o seguimento de normas, planejamento adequado, cumprimento de demandas e atendimento de clientes, fornecedores e entidades governamentais.
Mas, para investir em uma boa comunicação para sua empresa, é preciso primeiro entender bem o que é comunicação corporativa. Tem interesse no tema? Então acompanhe este post!

O que é comunicação corporativa?

A comunicação é um compartilhamento de informações. Dentro das empresas, ela é conhecida como comunicação corporativa, englobando a dinâmica dos procedimentos de troca de dados dentro da corporação e entre ela e a sociedade.

E por que a comunicação é importante nas empresas?

Ela é fundamental para que os processos sejam conduzidos de maneira adequada, que ordens sejam compreendidas, avisos e sugestões sejam repassados e que as ações sejam organizadas adequadamente.
Para entender completamente o conceito de comunicação corporativa, é necessário diferenciar a interna da externa.

Qual a diferença entre comunicação interna e externa nas empresas?

Comunicação corporativa interna

A comunicação corporativa interna é aquela realizada com os funcionários. Costuma acontecer entre os membros da empresa, setores (como RH, contabilidade, administração e outros), gestores e colaboradores.
É fundamental para que a empresa equilibre seus processos e tenha mais eficiência no cumprimento de tarefas. Além de minimizar erros, ela otimiza os procedimentos com mais agilidade. Cada colaborador fica consciente de suas atividades e o cumprimento de tarefas se torna mais efetivo. Conflitos organizacionais também são minimizados, pois a informação é transmitida de forma mais eficaz.

E o que é comunicação corporativa externa?

Já a comunicação externa nas empresas se refere à interação com clientes, fornecedores, instituições reguladoras e outros profissionais que não pertencem à organização.
É importante para garantir a satisfação dos clientes e promover uma boa imagem da empresa, sendo um excelente canal para construir uma boa reputação. Além disso, é o recurso para atender o cliente, o meio de promover vendas, anunciar ofertas e divulgar produtos e serviços. É também o canal para conversar sobre falhas da empresa, fundamental para não perder a fidelidade do consumidor e se conscientizar de processos que precisam ser melhorados.
Quer descobrir o que o público acha da sua empresa? Veja como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente
Pela comunicação corporativa externa, você pode ainda construir uma boa relação com fornecedores e também estabelecer uma boa situação da organização perante entidades governamentais.
Já deu para entender o que é comunicação corporativa e o quanto ela é importante tanto internamente quanto externamente. Mas como colocar isso em prática?

Quais recursos utilizar para executá-la?

Há uma tendência de modernização nas comunicações das empresas com o avanço tecnológico. Reuniões, murais, jornais impressos, e-mails e comunicados mantêm sua importância, mas novos recursos estão surgindo no mercado. Videoconferências, blogs corporativos, informativos digitais, TV corporativa, newsletters, redes sociais, chatbots e aplicativos de mensagens são apenas alguns exemplos de inovações.
Veja quais os meios de comunicação são mais usados por seus funcionários, clientes e fornecedores e use a tecnologia à favor da sua empresa!
Os novos recursos possibilitam mais agilidade e praticidade na troca de informações. Eles também permitem maior interatividade e o diálogo com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, além de serem mais econômicos que outros meios de comunicação.
Veja também: O que é SAC e qual o seu papel em uma empresa

Vantagens de uma comunicação corporativa interna bem estruturada

Uma boa comunicação corporativa é importante para a credibilidade e eficiência da organização. Dentro da empresa, ela é fundamental para garantir que os procedimentos sejam realizados adequadamente e que todos estejam a par das normas e indicações.
O colaborador informado é mais empenhado, capaz de propor soluções, compreender contextos e interagir melhor com a equipe. Além disso, ruídos e boatos são minimizados e a produtividade aumenta porque todos estão conscientes das diretrizes e padrões da empresa.
Uma comunicação corporativa de qualidade também pode proporcionar economia de recursos (por exemplo, reduzindo despesas com viagens e hospedagens e promovendo conferências em vídeo).

Por que investir em bons canais de comunicação externa?

Ter bons canais de comunicação com o cliente e profissionais habilitados para atendê-los é fundamental para manter uma boa imagem da empresa. O consumidor, recebendo atenção e um bom tratamento, tende a confiar mais na empresa e continuar a adquirir seus produtos ou serviços. Além disso, a corporação que escuta e dialoga com seu cliente demonstra maturidade e comprometimento.
É na comunicação com o público também que a empresa terá a possibilidade de receber feedbacks, que são oportunidades para aprimorar o que ela oferece.
Como atender um cliente bem? Veja nossas 11 dicas para um atendimento eficaz

O que é importante para uma boa comunicação corporativa?

  • Adequação ao público

O processo comunicativo exige que as informações sejam transmitidas de forma diferente, de acordo com o tipo de público. Se o receptor da mensagem é o líder da corporação, um especialista na área ou um possível cliente que não conhece ainda o produto, a linguagem precisa ser apropriada para cada um. Isso envolve um cuidado com a semântica e os termos utilizados, para evitar ambiguidades, incompreensão, perda de interesse e inadequações.

  • Agilidade

As tecnologias atuais oferecem recursos para que as informações sejam transmitidas de forma mais veloz. Além disso, a sociedade tem estado mais acelerada, comunicando-se e acessando notícias de forma instantânea. Por isso, invista em meios rápidos e eficazes para propagar informações.

  • Avaliação do processo

É muito importante acompanhar como está a transmissão de informações, ver se o conteúdo foi compreendido e aceito, se os canais estão sendo realmente eficazes. Sem esse monitoramento, você não percebe as dificuldades e potenciais das medidas que está aplicando.

  • Multilateralidade

A comunicação de mão dupla tem se mostrado um fator muito importante no desenvolvimento organizacional. Isso porque ela possibilita um maior envolvimento dos colaboradores, levando a equipe a se sentir mais valorizada e a se comprometer mais com as atividades do trabalho. Além disso, a comunicação de mão dupla permite que diferentes pontos de vista sejam colocados em discussão e que as situações possam ser compreendidas de forma mais global.
A comunicação na empresa é fundamental para garantir a eficácia dos procedimentos, minimizar conflitos organizacionais e garantir uma boa imagem para a organização.
E então, gostou de saber o que é comunicação corporativa e a importância dela para a empresa? Compartilhe seu comentário conosco!
 

Leia mais:

Como encarar os erros no trabalho? 5 dicas para lidar melhor e evoluir

Metodologia OKR: Defina metas e alcance os melhores resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: