O que é marketing digital: conceito + 6 estratégias obrigatórias [incluindo chatbot]

Você já deve ter ouvido muitos conselhos sobre criar uma conta de sua empresa no Instagram. Alguns amigos já devem ter indicado que você comece a enviar e-mail marketing e faça um site para a sua empresa. Mas, afinal, o que é marketing digital? O que ele tem de diferente em relação às ações que não são digitais?

Quando se trata de marketing digital, poucas coisas são tão importantes quanto as ferramentas nas quais os profissionais de marketing digital confiam para realizar seus trabalhos. Isso inclui tudo, desde plataformas de mídia social como Facebook e Instagram até ferramentas de análise como o Google Analytics.

Permitindo que os profissionais de marketing criem, testem e avaliem o desempenho de suas campanhas, as ferramentas de marketing digital garantem que os profissionais de marketing possam lançar e testar campanhas de maneira rápida e eficaz.

No mundo conectado de hoje, não é possível deixar de lado a importância do marketing digital para o sucesso do seu negócio. Empresas fortes e de sucesso estão criando espaço virtual para:

  • responder aos clientes;
  • criar conexões com líderes do setor;
  • contar a história de sua marca de uma maneira criativa, genuína e visualmente atraente.

O marketing digital oferece a oportunidade inestimável de avaliar quais elementos da sua estratégia estão funcionando ou não em tempo real.

Novas e simples técnicas de marketing digital dão a todas as empresas — seja uma startup de quatro pessoas ou uma corporação multinacional — a chance de causar impacto online.

Com isso em mente, neste artigo, vamos apresentar o que é marketing digital e ainda destacar 6 novas ferramentas e técnicas para te ajudar a começar a engajar seu público e aproveitar os benefícios de investir em ações online.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um termo amplo que engloba todos os canais e métodos de marketing que você pode usar para promover produtos ou serviços na internet, mas também em dispositivos eletrônicos, smartphones e banners.

A principal diferença entre marketing digital e marketing tradicional é que as campanhas de marketing digital são executadas exclusivamente por meio de canais digitais conectados à internet, e isso oferece aos profissionais de marketing mais controle, ferramentas e dados para analisar a eficácia de uma campanha.

A principal diferença entre o que é marketing digital e marketing tradicional está relacionada à ideia de que os canais de marketing online são baseados exclusivamente na internet, enquanto os canais de marketing offline têm a ver com dispositivos digitais que não estão necessariamente conectados à internet.

Canais de marketing online

  • websites;
  • SEO – Search Engine Optimization;
  • publicidade CPC – custo por clique;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • marketing de mídia social;
  • marketing afiliado;
  • inbound marketing;
  • mobile marketing;
  • vídeos.

Canais de marketing offline

  • TV;
  • SMS;
  • rádio;
  • outdoors.

A Rock Content criou um material bem legal e completo sobre o que é marketing digital e quais as suas principais estratégias. Vale conferir e anotar as dicas!

A seguir, vamos nos concentrar em apresentar mais detalhadamente 6 ferramentas do marketing digital para você adotar na estratégia de sua empresa.

Marketing digital: conceito e estratégias

1. Plataformas de mídia social

Uma parte comum de qualquer estratégia integrada de marketing, as plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e YouTube são uma ótima maneira dos profissionais de marketing se envolverem com seus públicos e gerarem burburinho em torno de sua marca.

Além dos recursos padrão que essas plataformas oferecem, há também alguns recursos projetados especificamente para marketing. Isso inclui o Facebook Ads Manager, que permite que os profissionais de marketing exibam anúncios e acompanhem o desempenho dos anúncios. Dentro dessa modalidade você também encontra:

  • Instagram Ads,
  • YouTube Ads,
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads.

Como um bônus adicional, as ferramentas de gerenciamento de mídia social, como o Buffer e o Hootsuite, também se integram bem a essas plataformas, facilitando o agendamento de postagens sociais e a avaliação do engajamento.

O marketing de mídia social tem a ver com alcançar pessoas nas várias redes sociais, seja através de campanhas de marketing de conteúdo (postagens), anúncios pagos ou ambos.

O principal objetivo de uma campanha de marketing de mídia social é a conscientização da marca e o estabelecimento da confiança social, mas à medida que você se aprofunda no marketing de mídia social, pode usá-la para obter leads ou até mesmo como um canal de vendas diretas.

2. E-mail Marketing

Apesar do aumento do uso de redes de mídia social, o e-mail marketing ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes, gerando, em média, R$ 38 de ROI a cada R$ 1 investido (retorno sobre investimento).

Muitas pessoas confundem o e-mail marketing com as centenas de mensagens de e-mail de spam que todos recebemos por dia, mas não é isso que o ele representa.

E-mail marketing é o meio para entrar em contato com seus clientes em potencial ou com as pessoas interessadas em sua marca, e isso implica que essas pessoas querem ouvir de você e você não está sequestrando sua caixa de entrada.

Na verdade, muitas empresas e profissionais de marketing de sucesso usam todos os outros canais de marketing digital para adicionar leads às suas listas de e-mail e, em seguida, criam uma série de funis de conversão para transformar esses leads em clientes.

Dentro do que é marketing digital atualmente, é importante contar com um software de automação de e-mail marketing para tornar sua estratégia eficaz.

3. Marketing de conteúdo

O conceito de marketing digital é todo sobre o conteúdo. O mundo digital é uma enorme coleção de conteúdo em diferentes formas, como texto, imagens, áudio e vídeo.

O objetivo de uma campanha de marketing de conteúdo é alcançar clientes em potencial por meio do uso de conteúdo.

O conteúdo é geralmente publicado em um site e, em seguida, promovido através de:

A diferença entre ter um blog e executar uma campanha de marketing de conteúdo é que o último tem metas específicas sobre:

  • qual conteúdo publicar;
  • quando publicá-lo;
  • quem segmentar para receber o material;
  • como monitorar a eficácia de suas campanhas de conteúdo.

As principais ferramentas de marketing de conteúdo são:

  • blogs;
  • ebooks;
  • cursos online;
  • infográficos;
  • podcasts;
  • webinars.

Continue lendo em: Como um chatbot ajuda no marketing de conteúdo?

4. Publicidade Custo por Clique (CPC)

A publicidade CPC permite que você alcance usuários da Internet em várias redes por meio de anúncios pagos.

Você pode configurar campanhas CPC em ferramentas do marketing digital como:

As campanhas podem segmentar os usuários com base em suas características demográficas (idade, gênero, etc) ou até mesmo em seus interesses ou locais específicos.

Toda vez que um usuário clica em seus anúncios, você paga uma taxa para o provedor (e, portanto, o termo pagar por clique).

5. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Search engine optimization é o processo de otimizar seu site para os motores de busca. O objetivo principal do SEO é ajudar um site a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa e obter um tráfego orgânico (gratuito) dos mecanismos de pesquisa.

Parece simples, mas é uma ferramenta do marketing digital complexa, que pode ampliar, e muito, suas vendas e tráfego. Para você ter uma ideia do que estamos falando, confira o infográfico abaixo e veja como o SEO pode superar os resultados dos anúncios pagos, gerando mais cliques orgânicos.

o que é marketing digital

6. Chatbots

Talvez o mais recente membro dessa lista, os chatbots agora fazem parte do que é marketing digital e estão na lista das principais ferramentas e estratégias.

Leia também: Afinal, o que é chatbot e como ele pode melhorar o atendimento nas empresas?

Atualmente, o papel dos chatbots no marketing digital é vital, e eles podem ou não utilizar a inteligência artificial (IA) para repensar a forma como lidam com o público-alvo. Os chatbots ajudam:

  • nas vendas;
  • no tráfego;
  • no suporte e atendimento rápido ao cliente.

Além disso, com a ajuda da IA, os chatbots podem se tornar ainda mais poderosos e desempenhar um papel vital no aumento do envolvimento no Marketing Digital. Os chatbots ajudam as organizações:

  • oferecendo atendimento ao cliente 24 horas;
  • respondendo a perguntas básicas rapidamente;
  • substituindo e-mails por conteúdo produzido automaticamente.

É possível que os consumidores façam compras, leiam e recebam informações, façam perguntas e até comprem de um chatbot, em vez de interagir com o funcionário humano durante o bate-papo.

Atualmente, é possível integrar um chatbot no WhatsApp Business e utilizar a mesma plataforma que seus clientes já estão acostumados para se envolver com eles.

Para aprofundar seu conhecimento sobre o que é marketing digital e como ele pode aproveitar as funções do chatbot, sugerimos que leia o artigo: “Chatbot para Marketing – Como criar uma base de amigos”.

Com o WhatsApp Business API, versão para médias e grandes organizações do WhatsApp para empresas, você pode estabelecer conversas automatizadas e extremamente personalizadas com seus clientes.

Você também pode adotar um atendimento híbrido com chatbots e humanos para melhorar a experiência do cliente.

Com o BLiP, plataforma criada pela Take que é integrada à API oficial do WhatsApp Business, todas essas e muitas outras funcionalidades são possíveis de serem adotadas.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe. Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!