O que é mobile marketing? Saiba como interagir com seu público via dispositivos móveis

mobile marketing

É bem provável que você já tenha ouvido falar em mobile marketing. Mas, seja sincero: você sabe mesmo o que é mobile marketing?

Mobile marketing é um termo que se refere ao uso de dispositivos móveis em ações de marketing.

E essa estratégia de marketing vem se mostrando cada vez mais uma tendência.

Não é para menos! O uso de smartphones vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Dados apontam o Brasil como o quinto país que mais usa smartphones diariamente. Além disso, os brasileiros passaram mais de três horas por dia no celular em 2018.

De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil conta com mais de 230 milhões de celulares ativos. Ou seja, há mais celulares do que habitantes (209,3 milhões – 2017).

outro levantamento, realizado em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que 86% dos consumidores efetuaram pelo menos uma compra em lojas online no último ano. A pesquisa mostrou também que os smartphones foram a ferramenta mais utilizada por quase 70% dos entrevistados.

Todos esses dados servem para mostrar que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, já fazem parte da vida da maioria das pessoas. E isso não pode ser ignorado pelas marcas, que precisam adaptar suas estratégias a essa realidade.

Nesse sentido, surge o mobile marketing. Neste artigo, você vai entender melhor o que é mobile marketing, como ele funciona, suas principais vantagens e 3 dicas de como implementar no seu negócio.

Continue a leitura e veja também um case de sucesso para se inspirar.

Leia também: Chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?

O que é mobile marketing?

Podemos definir o que é mobile marketing como um braço do Marketing Digital. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo promover a interação entre clientes e marcas por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Para isso, uma série de ações são pensadas para divulgar produtos e serviços, reforçar o posicionamento da empresa e construir um relacionamento duradouro com o usuário.

E-mails, mensagens SMS, chatbots, blog posts, redes sociais, aplicativos. Tudo é pensado com foco na experiência do cliente que está com o celular na mão.

Principais vantagens do mobile marketing

Uma boa estratégia de mobile marketing pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. O primeiro delas é que a sua empresa estará mais próxima do seu público.

Outra vantagem é a possibilidade de segmentar seus clientes de acordo com a localização fornecida pelo GPS dos dispositivos móveis. Assim, você consegue direcionar melhor seus anúncios e suas campanhas de mobile marketing, atraindo apenas os usuários com maior potencial de serem convertidos em clientes.

Além disso, com as ações de mobile marketing, a comunicação com o seu público se torna mais ágil e dinâmica e o atendimento fica mais personalizado.

Veja mais: Social mobile: como os chatbots podem melhorar a interação com o usuário?

3 dicas para uma boa estratégia de mobile marketing

1 – Crie páginas responsivas

A primeira dica para uma boa estratégia de mobile marketing é a criação de páginas responsivas. Ou seja, quando o usuário for interagir com o site da sua loja ou com o blog, as páginas precisam estar configuradas para abrir de maneira amigável nos dispositivos móveis.

É muito chato ter que ficar dando zoom na tela para poder ler algum conteúdo ou fazer algum tipo de transação. Por isso, opte por um layout mobile mais clean e com botões grandes. Busque facilitar ao máximo a visualização das suas páginas pelo celular ou tablet.

2 – Faça uso de QR Code

O QR Code é uma tendência que vem ganhando força e se destacando nas ações de mobile marketing. Trata-se de um código pelo qual o usuário pode fazer a leitura pela câmera do smartphone e ser direcionado para página específica.

Você pode usar o QR Code para mostrar produtos, oferecer descontos, exibir um conteúdo exclusivo, mostrar um tutorial de como usar o produto e outras infinitas possibilidades. As opções de utilização do QR Code são inúmeras.

3 – Foque na entrega de valor

Toda vez que você for interagir com seu público por meio das ações de mobile marketing, é de extrema importância que você se preocupe em entregar algum valor para o cliente.

Se, por exemplo, você fizer uma peça gráfica com algum QR Code, é preciso ter a certeza de que o usuário terá uma experiência valiosa quando for feita a leitura do código pelo celular.

Ao enviar um e-mail ou um SMS, é necessário garantir que a informação transmitida é, de fato, relevante.

Ao focar na entrega de valor em suas interações, será possível desenvolver uma relação de confiança com o público, o que será fundamental para os seus resultados de venda.

Quer algumas dicas de com o usar o mobile marketing no e-commerce? Então, confira este vídeo do e-commerce na Prática:

 

Exemplo de mobile marketing na prática

Casas Bahia e o chatbot para a Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais aguardada do ano pelo comércio. É na última sexta-feira de novembro que milhares de consumidores aproveitam para ir às compras e aproveitar bons descontos nos preços.

Pensando nisso, a Casas Bahia, em parceria com a Take, lançou o Bahianinho. Este é o nome do chatbot da empresa que, por meio do Facebook Messenger, enviou as melhores ofertas para os consumidores.

O envio das promoções de Black Friday era feito de acordo com as escolhas e interesses do próprio usuário, otimizando o processo de compras.

Pelo celular, o usuário escolhia quais categorias de produto mais lhe interessava, como eletrodomésticos, smartphones e móveis. Havia a possibilidade de refinar ainda mais a busca colocando de quais produtos específicos o usuário queria receber ofertas da Black Friday.

O chatbot então enviava as notificações alertando o usuário de acordo com as personalizações que ele configurou. O Bahianinho também transferia o usuário para o site da loja caso ele quisesse visualizar outras promoções.

Como resultado, durante toda a semana da Black Friday de 2018, mais de de 77 mil usuários interagiram com o chatbot da Casas Bahia.

Agora que você já sabe o que é mobile marketing e já está por dentro dessa estratégia, que tal implementar na sua empresa?

Se quiser mais detalhes de como foi o case das Casas Bahia, confira este infográfico gratuito: Case de Black Friday: Casas Bahia + Take

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: