Durante muitos anos, a única forma com que as marcas se comunicavam com seu público era por meio de comerciais na televisão, anúncios em jornais e revistas, propagandas no rádio e outdoors.
No entanto, com os avanços da tecnologia, da transformação digital nas empresas e das ferramentas online, as estratégias de marketing tradicional vêm dando lugar às estratégias de marketing de performance.

As mudanças no comportamento do consumidor (cada vez mais atento e exigente), a expansão dos serviços de internet e a popularização dos smartphones são fatores que contribuem para que as marcas considerem outras maneiras de abordar seu público e atraí-los para seus produtos e serviços.
Neste post, você vai entender melhor o que é performance digital e quais ferramentas podem te ajudar nas suas campanhas de marketing.
Este post também pode interessar a você: Receita Previsível – livro propõe metodologia para atingir alta performance em vendas
 

O que é performance digital?

A performance digital são os resultados obtidos por meio das estratégias de marketing de performance.

Ou seja, ela está relacionada a:

  • quantidade de leads que foram gerados;
  • conversões de venda;
  • cliques na página;
  • otimização dos investimentos em mídia.

O marketing de performance é totalmente focado em resultados concretos.
Por meio de suas estratégias, é possível acompanhar e entender a maneira com que o público se comporta diante de um anúncio ou outro ponto de contato digital de sua marca com ele.
Além disso, você consegue saber também se o conteúdo foi exibido, para quem ele foi exibido, se o target clicou no link, se o site foi acessado, se a compra foi finalizada ou não.
As campanhas de marketing de performance digital devem ser segmentadas com a maior precisão possível. Isso porque os resultados que você quer atingir só serão alcançados se você conseguir chegar ao público certo com o conteúdo certo.
A performance digital está associada a mensuração de resultados. Com o marketing de performance, é possível saber qual canal de divulgação tem maior potencial para gerar retornos financeiros e qual campanha foi mais eficiente.

3 dicas de ferramentas para impulsionar a performance digital

Pronto para colocar a mão na massa? Confira a seguir 3 ferramentas de marketing e tecnologia que vão te ajudar a alavancar sua performance digital.

1 – Woorank

O Woorank é uma ferramenta que tem como objetivo fazer uma análise detalhada do seu site. Com ela, é possível descobrir que pontos podem otimizados.
A análise feita pelo Woorank abrange mais de 70 métricas e leva em consideração o atual desempenho das técnicas de SEO, o grau de usabilidade, mídias sociais e muitos outros recursos.

2 – Mapa de calor

Os mapas de calor, ou heat maps, fornecem dados sobre a experiência do usuário no site da sua marca. Ou seja, essa ferramenta rastreia a atividade do usuário a partir dos movimentos que ele faz com o mouse.
Quando acessamos alguma página na web, utilizamos o mouse para marcar as linhas que estão sendo lidas, as imagens que estão sendo analisadas, os links que estamos considerando clicar, etc.
Ao fazer o acompanhamento do mouse na sua página, é possível saber quais pontos mais atraem a atenção dos visitantes e quais não estão funcionando muito bem.
Performance digital
Fonte: E-commerce Brasil
Conforme você pode ver na imagem acima, os pontos em vermelho do mapa de calor representam os espaços em que os usuários mais param o mouse.
Você pode usar essas informações do mapa de calor para otimizar seus anúncios e ofertas e adaptá-los de acordo com as preferências dos visitantes, enfatizando visualmente determinadas informações.

3 – Chatbots

Os chatbots são ferramentas que vêm ganhando força no meio corporativo e podem ajudar bastante nas estratégias de marketing de performance. Com eles, é possível fazer a gestão de toda a jornada de compra.
Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger, são hoje os canais de comunicação preferidos e mais utilizados. Por isso, muitas empresas estão marcando presença nessas plataformas para se comunicar com seu público
Os chatbots são altamente personalizáveis. Isso significa que você pode programá-lo e adaptá-lo de acordo com o histórico de conversas, interação, linguagem e perfil dos usuários.
A comunicação deixa de ser de um para muitos e passa a ser de um para um. Toda a experiência se dá em um único lugar.
Em vez de mandar o lead para uma landing page, você pode direcioná-lo para o chatbot e dar prosseguimento a toda jornada de compra por lá mesmo.
Quer mais uma dica de como turbinar sua performance digital? Então, assista a este vídeo e entenda a importância de manter presença no WhatsApp:

Ficou claro para você o que é performance digital? Então, veja ainda mais maneiras de conquistar uma alta performance digital assistindo ao nosso webinar gratuito: Como aumentar sua performance digital com chatbots e ferramentas de marketing 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀