Você certamente já ouviu dizer que a reputação de uma empresa demora décadas para ser construída, mas pode desmoronar em pouco tempo.
Com a transformação digital nas empresas, esse pouco tempo pode ser medido apenas pela duração da repercussão negativa de um post no perfil oficial da marca.
Essas transformações pelas quais organizações, pessoas e o mundo inteiro vêm passando nas últimas décadas alteraram profundamente o posicionamento das empresas frente a vários aspectos. Inclusive em relação ao relacionamento com o seu cliente.
Essa é a chamada quarta revolução industrial, que vem mudando a maneira de fazer a gestão empresarial no mundo todo.
Neste post, vamos mostrar como essa revolução tecnológica contribuiu para mudar radicalmente a relação que as empresas têm com seus clientes.
Você vai entender de forma prática e objetiva o que é transformação digital nas empresas, seu impacto nos negócio e verá também 3 incríveis e inspiradores exemplos de transformação digital nas empresas.
Boa leitura!
Leia também: Transformação digital: por onde ela começa?

O que é transformação digital nas empresas

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não se resume a adotar novas tecnologias em seu negócio e procurar maneiras de usá-las.
A transformação digital tem muito mais a ver com saber aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias digitais oferecem.
O caminho é inverso! Isto é: não se adquire uma tecnologia para descobrir depois o que fazer com ela. Mas, na verdade, ao detectar um risco ou oportunidade em seu negócio, estuda-se de forma estratégica como as novas tecnologias digitais podem ajudar a resolver problemas ou a aproveitar oportunidades.
As empresas não são obrigadas a adotar uma nova tecnologia, como o big data ou a inteligência artificial, se ela não for trazer uma vantagem competitiva para seu negócio. Este é um dos muitos mitos sobre o que é transformação digital nas empresas aos quais devemos ficar atentos.
Confira mais alguns deles neste infográfico da HEFLO:
transformação digital nas empresas
Para deixar tudo mais claro, confira esta definição do que é transformação digital:

Transformação digital é a maneira como as empresas estruturam sua estratégia de negócios para atender às necessidades de seus clientes e aumentar o valor de sua organização por meio do uso de novas tecnologias digitais que trarão vantagens competitivas sustentáveis para seu negócio.

Impactos da transformação digital nas empresas

Você entendeu o que é transformação digital e sua importância cada vez maior no contexto atual dos negócios. Mas qual o impacto da transformação digital nas empresas, afinal?
Relacionamos abaixo as principais consequências que empresas que passaram por transformação digital costumam sentir em sua maneira de trabalhar e nos resultados do negócio.

Melhoria da experiência do cliente

Esse é um dos grandes objetivos da transformação digital:descobrir com a tecnologia pode fazer a experiência de seus clientes cada vez melhor.
Dois exemplos clássicos mostram isso:

  • O Uber, que revolucionou a maneira com as pessoas “pegam um táxi”. Nada de levantar a mão e ficar chamando, mas escolhendo tipo de carro, preço da viagem, selecionado motorista e muito mais, sem nem ter que sair de casa.
  • E o AirBnB, em que se hospedar em qualquer parte do mundo se tornou uma experiência muito mais interativa e prazerosa.

Tomada de decisão baseada em fatos

O big data é apenas um dos instrumentos que facilitam a tomada de decisão nas empresas, ao lado da Inteligência Artificial e das novas ferramentas de análise de dados.

Operação dos negócios mais ágil

Todas as vantagens apresentadas acima levam a uma gestão de negócios mais ágil e produtiva.
As pessoas trabalham melhor em equipe, de forma colaborativa, onde e quando precisarem, com acesso a todos os dados necessários.

Automatização de processos

Tarefas repetitivas são automatizadas ou substituídas por robôs reais ou virtuais.

Troca ágil de informações e cruzamento de dados

As informações fluem de forma transparente. Isso permite cruzar dados para segmentar públicos, perceber tendências, fazer previsões e se antecipar à concorrência, inovando antes que os demais competidores o façam.

Melhoria contínua

Acesso ágil a dados mais automatização só pode levar a uma coisa: melhoria contínua dos processos!
Diversos exemplos de transformação digital nas empresas (você vai ver 3 deles a seguir!) mostram como as organizações conseguem analisar dados do negócios, medir sua performance, descobrir o que precisa ser ajustado e, assim, promover a constante melhoria de suas operações.
Dessa forma, entregam cada vez mais valor aos clientes, empregando menos recursos e sem perder a qualidade.

Gestão e atração de talentos

People analytics é uma forma de gerenciar pessoas que se baseia na análise de dados do negócio e mesmo do mercado. Com isso, é possível entender o perfil de colaboradores, cruzar com as necessidades do negócio e determinar as melhore contratações, promoções ou treinamentos.
Além disso, fazendo pesquisas digitais de comunicação interna, a empresa descobre a melhor maneira de motivar colaboradores e o que seus talentos desejam para continuarem em sua empresa.
Mas como usufruir dos impactos da transformação digital nas empresas? Como implantá-la em sua organização?
Para você descobrir o que fizeram as empresas que passaram pela transformação digital com sucesso, fomos buscar dicas em um artigo publicado na Harvard Business Review.
Confira, a seguir!

Como implantar a transformação digital em sua empresa

Tudo isso parece excelente, mas como tornar realidade em seu negócio?
Existem alguns fatores que precisam pré-existir em sua empresa e no ambiente externo para que a transformação digital aconteça.
São eles:

  • Uma oportunidade de melhoria
  • Uma nova tecnologia que se encaixa nessa oportunidade
  • Com isso, promover uma transformação na experiência do cliente, nos processos internos ou no modelo de negócio

Veja este infográfico da NFe.io que resume essas condições necessárias para a transformação digital:
fórmula para a transformação digital
Certo, mas tendo esses fatores em sua empresa, como implementar a transformação digital?
Para isso, siga esta metodologia em 5 passos, proposta em um artigo da Harvard Business Review.
Essa metodologia se chama PIVOT, em que cada letra desse acrônimo corresponde a um dos passos a ser dado:

  1. Pinpoint: defina com precisão
  2. Inventory: inventário
  3. Visualize: visualização
  4. Operate: ação
  5. Track: acompanhamento

Entenda cada um desses passos.

1. Pinpoint – defina com precisão

Defina tudo aquilo que sua empresa faz, com o que ela lida, como o negócio funciona.
Essa é uma fase de imersão no modelo de negócio e no posicionamento da marca. O objetivo é municiar sua mente com todos os dados necessários para seguir adiante com certeza de que conhece profundamente sua empresa.

2. Inventory – inventário

O que sua empresa usa para que seu modelo de negócio opere dessa forma?
Tecnologias, patentes, terrenos, fazendas, máquinas, pessoal capacitado etc.
Não se esqueça de ativos intangíveis, principalmente sua rede de relacionamentos. Ela será a base para criar parcerias em busca da transformação digital.

3. Visualize – visualização

Parceria é a palavra-chave da transformação digital.
Vejam como tanto no Uber como no AirBnB é a relação de parceria que leva a transformação do negócio.
De um lago você tem quem quer alugar uma casa para os outros (ou usar seu próprio carro para transportar pessoas). Na outra ponta estão as pessoas que querem se hospedar (ou se locomover pela cidade).
É esse tipo de parceria, apoiada pela tecnologia, que vai levar à transformação digital.
Você poderia imaginar que a maior rede de hospedagem do mundo não tem um único imóvel próprio para alugar? Pois é, o AirBnB consegue isso porque provê a base tecnológica necessária para que duas comunidades com interesses convergentes façam parcerias.

4. Operate – ação

Nada de sair por aí gastando mundos e fundos em um projeto gigante! Crie um projeto piloto, use pouco capital e desenvolva uma operação em pequena escala.

5. Track – acompanhamento

Agora, ponha seu projeto para funcionar, monitore os resultados e ajuste conforme as coisas forem evoluindo.
Teste sua ideia. Descubra o que funciona e o que precisa melhorar e não se esqueça: sua ideia tem que dar lucro!
Se tudo estiver indo bem, amplie gradativamente e vá conquistando cada vez mais fatias e segmentos do mercado.
Mas como isso gera resultados práticos em empresas que passaram por transformação digital?
Confira isso nestes 3 exemplos!

3 exemplos de transformação digital nas empresas

1. Monitorando pacientes em tempo real

A Pfizer e a IBM uniram forças e criaram dispositivos que monitoram as condições de saúde de seus pacientes em tempo real.
O objetivo não é apenas receber avisos ou alertas de emergências, mas monitorar esses dados em larga escala (big data), cruzar dados e descobrir por meio do aprendizado de máquina a melhor maneira de curar as pessoas.
Assim, será possível definir as dosagens mais eficazes para cada tipo de paciente, o tempo de reação, efeitos colaterais e muitas outras informações que se tornaram em uma imensa base de dados.

2. realidade aumentada na gestão de estoques

Uma dificuldade para quem lida com armazenagem, mesmo usando dispositivos móveis, é ter que manusear um tablet, smartphone ou mesmo um leitor ótico, depois colocá-lo no bolso e, em seguida, com as mãos livres, poder deslocar as mercadorias certas para o lugar certo.
E se em vez de tablets ou smartphones, se usasse um óculo de realidade aumentada?
É isso que a DHL está usando, confira no vídeo:

3. Manutenção preventiva 100% segura

A gigante dos tratores, a Caterpillar, tornou todas as sua máquinas conectadas a uma central de análise de dados.
Assim, estudando todas essas informações, pode informar seus clientes com precisão quando devem tocar as peças de seus veículos e máquinas, sem erros e com muito mais agilidade e economia.
Entenda:

Transformação digital nas empresas e a experiência do cliente

Alguns especialistas em tecnologia da informação acreditam que a principal mudança dessa transformação digital nas empresas é mais de posicionamento do que tecnológica — ou seja, a forma de se relacionar, entregar e vender. Aliás, foi criado até um termo para isso: experiência do cliente.
Isso porque o consumidor do século XXI, consumidor 3.0, não quer mais saber de somente adquirir um produto — escolhendo na prateleira de uma mercearia e levando para casa —, mas deseja obter alguma experiência diferente com essa relação.
O mercado atual absorveu bem essa ideia e, recentemente, as empresas têm investido pesado em setores robustos de experiência do usuário (também conhecida pela sigla UX).
Atualmente, o cenário tem boas projeções de crescimento.

A personalização no posicionamento da empresa

Outro aspecto que também envolve a questão da experiência do cliente é o conceito de personalização. Além de agregar valor, essa experiência de adquirir um produto ou ter acesso a um serviço requer um grau de singularidade.
Isso porque, ao entrar em contato com uma empresa, o cliente não quer ser tratado apenas como um consumidor, mas como uma pessoa que tem uma história e uma identificação com a marca.
Por isso, os setores de experiência do usuário quebram a cabeça para bolar formas criativas de agregar valor ao uso do produto — seja antes ou no pós-venda.
Se anteriormente as empresas costumavam segmentar sua base de clientes conforme a definição de um público-alvo generalizado, com a transformação digital, cada vez mais entra em cena a figura da persona — uma representação de indivíduo com características pessoais, gostos individuais e personalidade mais bem definida.
Leia também: Como a transformação digital e as redes sociais influenciam no branding digital?

Transformação digital no atendimento ao cliente

Construindo uma relação de proximidade com o cliente

A partir do momento em que o posicionamento digital de uma marca converge para garantir uma experiência cada vez mais próxima àquilo que o usuário deseja, é natural que haja uma identificação entre ambas as partes e o cliente se sinta parte da marca. Ao mesmo tempo, uma experiência negativa pode ser o fim da linha nesse relacionamento.
Para se aproximar do seu cliente, vale a pena investir em estratégias de atendimento personalizado, como o chatbot, software que usa um robô para gerenciar trocas de mensagens com um consumidor.
O recurso é tão versátil que pode ser instalado em vários aplicativos — como Facebook Messenger e Telegram.

Analisando os dados

Embora o cliente não precise saber como isso funciona, é essencial que a marca saiba gerenciar os dados que detém de seus consumidores — e use isso a seu favor.
Uma experiência de compra bem-sucedida, um feedback positivo ou negativo, uma avaliação em rede social, tudo isso ajuda a construir a forma como o cliente enxerga a marca.
Seja por meio do Big Data, Business Intelligence ou análise de algoritmos, é importante estar atento aos dados coletados.

Buscando eficiência operacional

De nada adianta construir uma relação de proximidade com o cliente ou saber analisar os dados da sua empresa se você não investir em eficiência operacional.
Isso significa derrubar obstáculos para atingir o melhor resultado na prestação de serviços ao consumidor. Toda boa ideia também precisa de bons braços para executá-la.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a transformação causada pelo posicionamento da empresa no digital — e a importância da experiência do usuário para isso —, recomendamos a leitura do nosso post: Atendimento digital: 5 maneiras de usar a transformação digital para o crescimento da sua empresa

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito