Que tal escutar o artigo sobre SLA de atendimento? Basta clicar no player abaixo!


Um acordo de nível de serviço, ou SLA, é um contrato entre uma empresa que presta qualquer tipo de serviço e seus clientes. Um SLA de atendimento se concentra basicamente em definir e gerenciar:

  • prazos para resposta à solicitação de suporte ou atendimento geral;
  • o nível de serviço que será entregue.

Ao entender o que é SLA de atendimento, tanto a empresa prestadora de serviços como o cliente podem garantir que o acordo será cumprido. O SLA também alinha as expectativas, evitando espaço para entendimentos diferentes sobre o que foi solicitado e o que será desenvolvido.

SLA de atendimento: como implantar

Como vimos acima, as empresas prestadoras de serviços precisam estabelecer um SLA de atendimento com cada cliente para gerenciar as expectativas de ambos os lados e definir outras circunstâncias relacionadas ao projeto. Assim, todos se resguardam em relação a futuros problemas que não estejam relacionados ao descumprimento do acordo.
Os contratantes, ou seja, os clientes, também se beneficiam de um SLA de atendimento. Com ele, podem definir exatamente o que esperam do serviço, bem como as características de desempenho aguardadas.
Em suma, um SLA registra e define:

  • os serviços que a empresa irá prestar;
  • o nível de serviço que é esperado por parte da empresa contratada;
  • as métricas pelas quais o serviço é monitorado;
  • possíveis penalizações caso alguma cláusula não seja cumprida;
  • os padrões de serviço como prazo, velocidade de resposta a necessidade de suporte, como o suporte será prestado e mais.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre o que é SLA, assista ao vídeo abaixo:

Componentes de um contrato de SLA

Ao criar o seu acordo de nível de serviço, você e sua equipe podem incluir as informações e acordos que desejar. Não existe um padrão único para o SLA de atendimento. Entretanto, alguns componentes são comuns a quase todos os contratos desse tipo.
Para te ajudar a criar um SLA, listamos os principais atributos e elementos presentes em acordos já desenvolvidos:

  • descrição do serviço: o que será realizado pela empresa contratada, incluindo detalhes e escopo dos serviços prestados, prioridades, responsabilidades e garantias;
  • deadline: quando o serviço deve estar disponível;
  • relatório: qual é o processo de envio de relatório para atualizar o cliente das demandas;
  • como será feito o suporte: em quanto tempo um chamado deverá ser atendido e qual é o horário de atendimento;
  • tempo de atendimento que a empresa contratada dedicará ao cliente: pode ser definido um número de horas mensais para o cliente buscar por suporte e atendimento presencial, por exemplo (verifique se isso se adequa ao seu tipo de negócio);
  • canais de atendimento e suporte oferecidos: quais canais são oferecidos para que o cliente em questão busque por suporte. Por exemplo: atendimento presencial, telefone, chatbot, e-mail, entre outros.
  • monitoramento do desempenho: como o desempenho será monitorado e medido;
  • penalidades por falha no cumprimento das cláusulas: quais penalidades serão adotadas;
  • procedimentos de gerenciamento de problemas;
  • valores do projeto, com taxas e despesas detalhadas;
  • deveres e responsabilidades do cliente;
  • cláusula de rescisão de contrato.

Como você deve ter percebido, alguns elementos do SLA são bem específicos de um SLA de tempo de atendimento. É importante que esses aspectos sejam definidos para que o cliente saiba onde buscar atendimento e para que sua equipe não dedique 24 horas do tempo.
Isso também ajuda sua empresa a definir quanto tempo cada projeto demanda de sua equipe, auxiliando inclusive na precificação de cada tipo de projeto.

Como medir? Conheça as métricas de desempenho

Uma vez criado, o SLA deve ser monitorado para garantir que as diretrizes estabelecidas estejam realmente sendo seguidas.
É claro que, em um acordo como esse, existem indicadores quantificáveis – nesses casos é interessante que o SLA contenha informações sobre o desempenho ideal e o mínimo aceitável – e outras medidas que são qualitativas. Ou seja, mais complexas de avaliar.

Disponibilidade e tempo de atividade

Refere-se a quantidade de tempo que será dedicado à execução dos serviços. O tempo de atividade é geralmente rastreado por aplicativos de gestão de tempo em projetos e reportado mensalmente ao cliente.

Tempo de resolução

Como o próprio nome sugere, trata-se do tempo necessário para que um problema seja resolvido depois de registrado pelo provedor de serviços.
Esse indicador é importante para que você possa medir a produtividade de sua equipe e, claro, ampliar a satisfação de seu cliente.
Leia também: Pesquisa de satisfação do cliente: saiba quais perguntas usar e como fazer uma

Disponibilidade do serviço

Mede o tempo que o serviço está disponível para uso.
Por exemplo: em um e-commerce, o SLA tem como premissa um indicador altíssimo, como 99,9% de disponibilidade do serviço.
Essa métrica pode ser medida por intervalo de tempo. Por exemplo, 99,5% de disponibilidade entre as 8 da manhã e as 6 da tarde e “mais ou menos” disponibilidade durante outros períodos.

Taxas de defeitos

É preciso prever e antecipar erros. Afinal, é quase impossível que eles não aconteçam. Cada negócio tem seu próprio conjunto de erros específicos. Imaginando uma empresa que presta serviços de TI, podemos considerar:

  • falhas de produção;
  • backups e restaurações incompletas;
  • erros de codificação;
  • prazos perdidos, e mais.

Qualidade técnica

A medição de qualidade técnica é feita por meio de ferramentas de análise que examinam fatores como tamanho do programa e defeitos de codificação.
Também é preciso colocar métricas ideais e mínimas para garantir que o serviço será executado com qualidade.
Essa também é uma medição importante para que você possa evoluir os processos da sua empresa, garantindo uma qualidade técnica cada vez mais elevada e com menos necessidade de retrabalho.

Segurança

Esse tópico trata do monitoramento de medidas de segurança, como atualizações e correções antivírus. É fundamental para sua empresa provar a seus clientes que todas as medidas preventivas são tomadas.

Tempo de resposta

sla de atendimento

Esse indicador vai medir se o tempo de resposta de um chamado de cliente está sendo cumprido, de acordo com o que foi estabelecido no SLA de atendimento.
O tempo de resposta é medido a partir do momento em que um cliente faz uma solicitação, abre um ticket ou solicita suporte, até o momento em que é atendido por sua empresa.
Uma forma eficaz de alcançar indicadores excelentes de tempo de atendimento é utilizar um chatbot para atendimento em sua comunicação com clientes.
Os chatbots são softwares que se comunicam com seus clientes por meio de aplicativos de mensagens como Facebook Messenger e WhatsApp. Ao divulgar para seus clientes que eles podem contatar sua empresa, por exemplo, pelo WhatsApp, o chatbot fará o atendimento imediatamente após a solicitação, 24 horas por dia nos 7 dias da semana por meio de um robô com inteligência artificial.
Um chatbot com inteligência artificial é capaz de resolver problemas complexos e, caso seja necessário, eles também podem encaminhar o cliente para um atendente humano.
Leia mais em: 3 formas de incorporar o atendimento humano em chatbots
Na imagem abaixo, você tem um exemplo de uso do chatbot nas empresas para o atendimento ao cliente.

Os chatbots são formas inteligentes de atender às necessidades de seu cliente, proporcionando uma experiência do cliente bastante agradável e resolutiva.
Para entender como os chatbots estão mudando a relação entre empresas e clientes, acesse o vídeo produzido por Blip:

Ficou curioso? Tem alguma dúvida de como os chatbots podem ajudar a melhorar as métricas do seu SLA de atendimento? Quer começar sua estratégia de automação de marketing digital com chatbots?
Entre em contato com Blip. Estamos há mais de 20 anos ajudando empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes enquanto ajudamos a otimizar seus processos.
Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes estratégias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀