Team building: 3 atividades rápidas e fáceis de aplicar

team building atividades capa post

As equipes são mais eficientes e colaborativas quando os membros conseguem interagir entre si. No entanto, até equipes fortes podem se beneficiar da estratégia de team building e suas atividades.
As atividades de team building são uma ótima maneira de melhorar a comunicação, a motivação e a produtividade, além de ajudar os funcionários e novos membros a se conhecerem melhor e aprenderem sobre os pontos fortes e fracos de uma pessoa.
Os jogos e atividades de team building podem ser usados por qualquer empresa, grande ou pequena, para promover um trabalho em equipe melhor.
E, como a maioria dos proprietários e gerentes de empresas sabe, o trabalho em equipe é um dos principais fatores associados ao sucesso de um negócio.
Veja a seguir algumas formas de aplicar o team building com atividades interessantes para criar uma sinergia entre a equipe.

Como fazer team building?

Existem quatro tipos principais de atividades de team building que incluem:

  1. Atividades de comunicação;
  2. Atividades de resolução de problemas e/ou atividades de tomada de decisões;
  3. Atividades de adaptação e/ou planejamento;
  4. Atividades de construção da confiança.

A ideia é realizar várias atividades que sejam divertidas e desafiadoras, e que também tenham o “efeito colateral” de desenvolver habilidades de trabalho em equipe que possam ajudar a melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários no escritório.
Reunimos abaixo ideias de team building com atividades para a criação de equipes altamente eficazes e integradas, projetadas para melhorar as habilidades de comunicação e solução de problemas.
Essas ideias para team building farão com que sua empresa esteja no caminho certo para formar um grupo que trabalhe bem junto, seja produtivo e tenha um foco renovado.

Atividades de team building para comunicação e quebra-gelo

1. Duas verdades e uma mentira

Tempo necessário: 15 a 30 minutos
Comece fazendo com que cada membro da equipe escreva secretamente duas verdades sobre si mesmo e uma mentira em um pequeno pedaço de papel. Eles não devem revelar a ninguém o que escreveram!
Uma vez que cada pessoa tenha completado este passo, permita de 10 a 15 minutos para uma conversa aberta — muito parecida com um coquetel — onde todos questionam um ao outro sobre suas três afirmações.
A ideia é convencer o grupo de que sua mentira é realmente uma verdade, enquanto, por outro lado, você tenta adivinhar as verdades/mentiras das outras pessoas fazendo perguntas. Não revele suas verdades ou mentira para ninguém, mesmo que a maioria do escritório já tenha percebido!
Após o período de conversação, reúna todos em um círculo e, um por um, repita cada um dos seus três depoimentos e peça ao grupo que vote em qual deles acha que é a mentira.
Você pode jogar este jogo de forma competitiva e conceder pontos para cada mentira que os membros adivinharem ou por enganarem outros jogadores com suas mentiras.
Esta atividade de team building é um treinamento que ajuda a incentivar uma melhor comunicação no escritório, além de permitir que o grupo conheça melhor seus colegas de trabalho.

2. Destaques da Vida

Tempo requerido: 30 minutos
Esta é uma excelente atividade de quebra-gelo tanto para grupos pequenos quanto para grupos grandes. Comece pedindo a cada participante para fechar os olhos por um minuto e pensar nos melhores momentos de suas vidas.
Isso pode incluir momentos que eles tiveram sozinhos, compartilhados com a família ou amigos. Esses momentos podem fazer parte de sucessos profissionais, revelações pessoais ou aventuras excitantes da vida.
Depois que os participantes tiverem pensado nos melhores momentos, informe-os que a busca por “destaques” está prestes a ser reduzida. Mantendo os olhos fechados, peça a cada participante que escolha quais 30 segundos de sua vida eles gostariam de reviver se tivessem apenas esse tempo restante em suas vidas.
A segunda parte do jogo é a seção “revisão”. O líder da atividade perguntará a cada participante quais eram seus 30 segundos e por que o escolheram, o que permitirá aos participantes entenderem as paixões uns dos outros.
A primeira parte permite que os participantes reflitam sobre suas vidas, enquanto a segunda possibilita que eles conheçam seus colegas de trabalho em um nível mais íntimo.

3. A atividade quebra-gelo de uma pergunta

Tempo necessário: 15 a 20 minutos
Essa atividade de team building não apenas faz com que colegas de trabalho conversem entre si, mas também faz com que trabalhem uns com os outros. É bem simples: o líder decide uma situação, que podem ser, por exemplo, ser babá, liderar a empresa ou ser casado.
Depois de dividir os participantes em duplas, o líder fará a seguinte pergunta: se você pudesse fazer apenas uma pergunta para descobrir a aptidão de uma pessoa para alguma atividade, qual seria a sua pergunta?
Se o tópico fosse ser babá, cada membro da equipe teria que inventar apenas uma pergunta cuja resposta os ajudaria a determinar se a pessoa era ou não adequada para cuidar de seu filho.
Essa atividade de quebra-gelo também pode ser adaptada, criando uma situação para um grupo inteiro ou determinando uma situação diferente para cada membro da equipe ou dupla trabalhar.
Dependendo da situação escolhida, a atividade pode ser muito divertida, mas também pode demonstrar como cada pessoa entende uma situação e reage a ela.
Construir um time forte não acontece sem esforço. Para ter uma equipe que se encaixa organicamente e se apoia mutuamente, é necessário reforçar as relações com as atividades de team building.
Precisa contratar uma empresa para fazer a terceirização de algum serviço?
Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa — incluindo o de Team Building — em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido, direto no seu e-mail.


Este post foi escrito pelo oHub, plataforma de terceirização de serviços. Acesse nossa plataforma e peça um orçamento agora mesmo!
 

Leia mais:

Como encarar os erros no trabalho? 5 dicas para lidar melhor e evoluir

Como implementar a cultura de inovação na sua empresa: 6 passos simples

6 dicas práticas para sua equipe vender mais e melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: