Técnicas de atendimento personalizado aproximam a empresa dos clientes e melhoram a comunicação. Saiba mais!

Usar técnicas de atendimento personalizado vai muito além de escrever o primeiro nome do cliente no e-mail de promoções. O público atual demanda mais elaboração na hora de construir suas comunicações e não se impressiona com recursos já batidos.

O mercado, independente da área, passa por grandes mudanças, principalmente na forma de realizar o atendimento ao cliente.

Se antes bastava entregar um produto ou serviço razoável, agora a comunicação é bilateral e empresas que não dão ouvidos aos seus clientes têm mais dificuldade de fidelizá-los. Nesse cenário, o atendimento personalizado é requisito básico.

É preciso ter em mente que a sua empresa pode atender os mais variados públicos, mas cada uma das pessoas que procuram a marca quer se sentir única e especial.

Aprenda como sua empresa pode se manter atualizada e prestar um atendimento realmente personalizado com alguns exemplos de técnicas para fidelizar seus clientes. Confira!

O que é atendimento personalizado?

Já definimos que atendimento personalizado vai além de receber o cliente com um sorriso no rosto e chamar pelo nome, correto?

É preciso:

  • conhecer a pessoa que entra na loja ou interage com a marca;
  • solucionar os problemas da forma mais rápida e preparada para aquele cliente específico;
  • manter contato direto e se interessar pelos hábitos dos clientes;
  • oferecer atendimento humanizado.

E, mais ainda, é preciso compreender que atender bem vai além do simples atendimento, é preciso personalizar nos produtos e serviços oferecidos também.

Você pode, por exemplo, realizar uma promoção em que os clientes criem seus próprios kits, com produtos de sua preferência, assim cada um vai adquirir o que mais lhe agrada, sem sofrer imposições e tendo mais liberdade de escolha.

De pouco adianta manter uma relação bacana com o cliente e ter uma oferta extremamente padronizada e limitada de produtos. Por exemplo, na indústria de maquiagens, a tendência é cada vez mais especializar os produtos para os diferentes tipos e tonalidades de pele.

Outra forma de conseguir oferecer produtos personalizados é simplesmente ouvir o cliente nos canais de comunicação e acompanhar as tendências de mercado.

Vamos ver como exemplo uma loja de doces artesanais, se clientes têm procurado por versões mais saudáveis dos seus produtos, passe a produzir doces “fitness”. O princípio básico para oferecer um atendimento personalizado e fidelizar clientes é ouvir o que eles têm a dizer.

Técnicas de atendimento personalizado ao cliente

Já traçamos aqui alguns caminhos que a empresa deve trilhar para melhorar o atendimento ao cliente, mas sempre há mais a se fazer para se aprimorar e se destacar em um mercado onde todas as marcas querem se diferenciar.

Confira algumas dicas:

1. Conheça seu público

A principal dica é essa: conhecer seu público e saber com quem sua empresa está falando.

Identifique uma persona, ou seja, um tipo de “cliente ideal”, conheça seus gostos, sua personalidade e o modo como se comunica, de linguagem a hábitos. Realizar uma pesquisa de persona pode te ajudar a identificar esse público.

Também pode ser feita uma pesquisa de satisfação do cliente para entender o que pode ser melhorado e o que ele espera da empresa.

Nessa hora também é importante saber os nomes dos clientes, tanto para recepção na loja quanto em estratégias de marketing à distância, como e-mails. Isso ajuda a criar uma conexão e faz com que percebam que são notados.

2. Construa uma relação

Não esqueça o nome do cliente depois que ele concluir a compra e mantenha contato sempre!

Para isso, as redes sociais e o e-mail são excelentes alternativas:

  • acompanhe o perfil do seu cliente;
  • faça enquetes;
  • convoque ele a participar de promoções e sorteios;
  • envie mensagens de WhatsApp no aniversário e envie promoções, pergunte o que achou do produto que comprou, interaja com o que ele diz sobre sua marca.

O objetivo desse passo é não deixar o cliente esquecer a empresa também e, principalmente, lembrar dela com carinho.

3. Humanize a interação

Lembre-se: pessoas gostam de interagir com pessoas. Por isso, fica mais fácil se valorizar e tratar cada cliente de forma humanizada.

Mantenha uma linguagem informal ao atender um cliente, passe a impressão de que ele está lidando com um amigo.

Nas mídias digitais, pode ser uma boa ideia fazer brincadeiras, acompanhar memes e adaptá-los à comunicação da sua empresa.

Claro, tudo isso com equilíbrio e respeitando sempre a postura da marca no mercado. Pode causar estranheza se uma loja muito formal começar a compartilhar memes nas redes sociais.

Confira mais algumas dicas para oferecer uma boa experiência de atendimento humano:

4. Ofereça exclusividades

Há melhor forma de personalizar o atendimento do que fazer o cliente se sentir exclusivo?

Neste contexto, ofereça valores e produtos exclusivos para aqueles clientes mais fiéis ou que mais se relacionam com a marca, deixe eles saberem antecipadamente de lançamentos.

Selecione clientes engajados e envie brindes, sempre dando um toque humanizado. O objetivo é fazer com que eles saibam que são importantes para a empresa.

5. Seja sincero

A verdadeira função de todas essas técnicas de atendimento personalizado é cativar e fidelizar o consumidor para que, então, ele se torne leal à marca. Mas como isso funciona aos olhos do cliente?

Veja bem, os consumidores também têm se aprimorado e não são bobos, eles notam quando estão sendo usados.

Os clientes exigem que essa personalização seja sincera, e se acreditarem realmente nisso, vão influenciar pessoas do seu círculo a procurarem o seu negócio.

E poucos tipos de publicidade são mais efetivos do que perceber que pessoas com quem você se identifica falam bem de uma marca, não é mesmo? Por isso, aposte na sinceridade e transparência!

6. Salve as informações/históricos do cliente

É fundamental alimentar uma base de conhecimento com informações sobre as solicitações e reclamações que chegam até a empresa e o que foi feito a respeito. Este processo nada mais é do que uma criação de banco de dados dos clientes.

Dessa forma, toda vez que um cliente entra em contato, o atendente já vai saber tudo que precisa sobre ele:

  • quando ele comprou ou se não comprou ainda;
  • de onde ele é;
  • o que ele precisa;
  • com quem ele falou;
  • quantas vezes ele entrou em contato;
  • se ele relatou algum problema e está esperando a resposta ou não, etc.

Assim, você evita que ele tenha que contar a mesma história diversas vezes.

Essa tarefa pode ser facilitada pelo uso de inteligência artificial, com programas que cruzam os dados gerados pelos diversos canais de atendimento da empresa e os disponibiliza em apenas um ambiente.

Além disso, essas informações auxiliam a criar um padrão de comportamento dos clientes, definindo perfis e ajudando a tornar seu atendimento personalizado.

Atendimento Personalizado: esteja verdadeiramente disponível

A personalização também deve estar presente no atendimento básico e na recepção a novos clientes, pois eles reagem positivamente ao serem atendidos com agilidade e qualidade.

Para isso, a empresa deve manter variadas opções de canais diretos em que o cliente pode entrar em contato.

Além de oferecer um número de SAC e e-mail, o WhatsApp Business é uma excelente opção, por se tratar da forma mais direta de interagir com o cliente depois do atendimento pessoal.

Por fim, você aprendeu o que torna o atendimento personalizado um dos grandes diferenciais de uma empresa.

Em geral, investir em novas ferramentas para facilitar as comunicações em seu negócio também é fundamental para construir um atendimento personalizado efetivo, e estar disponível para seu cliente de diferentes formas.

Conheça a melhor plataforma de atendimento e comece a ter conversas inteligentes com os seus clientes! Fale com a gente!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀