Técnicas de liderança no trabalho: 5 práticas para se tornar um ótimo líder

O que faz de você um bom líder? Existem técnicas de liderança no trabalho que te ajudam a ser um líder de alta performance?

Nós acreditamos que sim. Seguindo, algumas dicas de liderança, você pode criar uma postura proativa que auxilie sua equipe e aumente seus resultados. Tudo isso parte da ideia de que bons líderes são aqueles que inspiram os outros a serem ótimos profissionais.

Seja você gerente de vendas, diretor(a) de departamento, coordenador(a) ou CEO, dar o melhor de si para as pessoas com quem trabalha é fundamental para o sucesso de sua organização.

Um estudo da Dale Carnegie Training revelou que quase 75% dos funcionários estão desmotivados no trabalho, e um dos principais fatores declarados no estudo são problemas com a administração. Os colaboradores não sentem que a gerência está fazendo seu trabalho de dar apoio e ajudar a eliminar obstáculos.

Nós sabemos que às vezes não é por falta de vontade em querer ajudar — mas por falta de habilidade nata — que a liderança de equipe não é executada da maneira correta. É por isso, que, a seguir, reunimos 5 técnicas de liderança no trabalho para te ajudar a ser um bom líder e desenvolver sua equipe.

Técnicas de liderança no trabalho: 5 táticas eficientes

1. Coloque fim ao microgerenciamento e deixe-os trabalhar

Parece confuso, mas acredite: muitos líderes não permitem que seus colaboradores trabalhem! E você pode ser um deles!

Esse tipo de problema acontece quando o chefe (sim, nesses casos chamamos de chefe e não líder) pratica o microgerenciamento, que é um tipo de gestão em que o gerente executa um excessivo controle sobre sua equipe.

Você pode até pensar em si mesmo como um “perfeccionista” ou apenas dizer que gosta de ficar de olho em sua equipe para garantir que ela esteja indo bem. Mas, na realidade, essa postura faz mais mal do que bem.

Inspire sua equipe para dar sempre seu melhor, incentivando a autonomia e quebrando seus hábitos de microgerenciamento. Você precisa dar às pessoas o espaço para aprender e ter sucesso. Ao mesmo tempo, sua experiência é frequentemente necessária em outros lugares.

A questão agora é: como você recua?

Antes de mais nada, aceite que você tem um problema de microgerenciamento. Para o bem-estar e a moral de sua equipe, você precisa eliminar isso. Comece eliminando práticas menores como pedir para ser consultado em todos os e-mails ou solicitar que seus funcionários peçam sua permissão antes de cada etapa de uma tarefa.

O microgerenciamento afeta a moral de sua equipe, estabelecendo um tom de desconfiança — e isso limita a capacidade de crescimento do todo.

Sua equipe pode ter algumas áreas para melhoria, mas ela terá um desempenho melhor com menos interferência. Confie mais nela e esteja lá quando ela precisar de apoio.

2. Identifique e resolva problemas de insatisfação

Grandes gerentes estão cientes que funcionários produtivos são aqueles que estão satisfeitos e felizes.

Identificar funcionários insatisfeitos é uma tarefa difícil, já que os sinais costumam ser sutis.

No entanto, existem indicadores de desempenho comuns que podem ajudá-lo a resolver esses problemas imediatamente.

Se seus colaboradores estiverem com desempenho ruim, você pode ter algo que precisa ser resolvido imediatamente. Membros insatisfeitos afetam negativamente a produtividade e a moral de toda a equipe.

Não assuma que você sabe o motivo por trás da insatisfação dos colaboradores. Avalie sempre, não assuma nada por conta própria.

Conversar diretamente com a pessoa é a melhor maneira de fazer isso. Feedbacks devem ser bidirecionais. Não apenas você deve falar sobre os pontos de melhoria de cada funcionário, mas também deve manter um canal de comunicação aberto para que os colaboradores compartilhem suas questões.

Além disso, pesquise examinando seu histórico de trabalho, a produtividade durante um período e o feedback de outros membros da equipe. Esteja aberto para a possibilidade de você poder ser a fonte de um problema. Outros possíveis fatores de uma queda de produtividade são:

  • o status atual do trabalho;
  • outro membro da equipe;
  • algo totalmente não relacionado ao tempo de trabalho.

Reúna o máximo de informações antes de decidir como agir. Use essa oportunidade para mostrar que as pessoas são muito mais que funcionários registrados.

Para isso, você pode utilizar:

tecnicas de liderança no trabalho

Fonte: CUT.e

3. Incentive a colaboração da equipe

A forma como uma equipe conversa e trabalha determina o sucesso que ela terá. Se não houver comunicação aberta e respeito, não haverá colaboração.

O que uma equipe produz é um resultado direto de como eles se comunicam, interagem e se capacitam para atingir seus objetivos. Colaboração é o motor de uma equipe.

O que você pode fazer para promover a colaboração em equipe?

Como líder, considere estas dicas:

  • dê propriedade de projetos e tarefas para pessoas específicas na equipe. Isso permite que as pessoas liderem por conta própria e encontrem maneiras de entregar o que foi solicitado;
  • crie metas compartilhadas e promova esforços conjuntos;
  • promova a colaboração e evite projetos que prendam pessoas em uma situação na qual elas precisem trabalhar em seus projetos individualmente;
  • comunique os erros, mas tenha uma postura incentivadora — afinal, erros acontecem. Isso assegura que a equipe estará disposta a arriscar;
  • crie um tempo estruturado para compartilhar ideias. Reserve um tempo semanal apenas para falar sobre novas ideias e pensamentos sobre como a equipe e seus membros estão se saindo.

Melhor desempenho vem com melhor colaboração. Teste essas técnicas de liderança no trabalho e veja sua equipe produzir ótimos resultados.

Se você acha que a comunicação interna pode estar sendo um problema para você, acesse o artigo “Por que implantar um chatbot na comunicação interna? Entenda aqui”.

4. Desafie a equipe por meio de metas específicas e mensuráveis

O professor Edwin A. Locke, da Universidade de Maryland, foi um dos pioneiros em identificar a ligação entre o estabelecimento de metas e o desempenho dos funcionários.

Locke descobriu que as pessoas são mais produtivas quando têm:

  1. objetivos claramente definidos;
  2. feedback específico.

A teoria de Locke ainda é amplamente usada no campo de Recursos Humanos e Gestão, fazendo com que o estabelecimento de objetivos e a motivação de tarefas sejam parte integrante das equipes.

Como líder, você precisa direcionar a sua equipe para a criação de metas específicas e realistas que sejam desafiadoras ao mesmo tempo. Isso afeta o desempenho de sua equipe de maneira positiva em comparação à definição de objetivos ambíguos.

Sua equipe deve saber com o que medir seu desempenho e saber como se ajustar para atingir esses objetivos.

Você pode usar a técnica de objetivos SMART, que são metas:

  • específicas;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • relevantes;
  • temporais.

tecnicas de liderança no trabalho

Por exemplo, se você trabalha em vendas, defina metas que indiquem números concretos como “aumentar as vendas em 8% em três meses” e não algo como “conquiste novos clientes“.

5. Peça-lhes que se concentrem no que fazem melhor

A delegação é a chave para alavancar as habilidades de todos e multiplicar o valor da equipe.

Quando você delega, você deixa de se preocupar com o que sua equipe pode fazer e pode se concentrar em aspectos mais estratégicos e novidades. Também é seu papel como gestor(a) buscar ferramentas de melhoria contínua.

A delegação é uma daquelas habilidades valorizadas que as grandes lideranças possuem.

Sua função não é simplesmente repassar tarefas. Ao desenvolver a liderança de equipe, você deve reconhecer o conhecimento e o potencial de cada colaborador e aproveitar ao máximo cada um.

Atribua tarefas de acordo com os pontos fortes dos membros da sua equipe.

Você verá resultados e verá que a satisfação da equipe aumentará. Uma equipe mais feliz consiste em pessoas fazendo coisas nas quais são boas, pois elas podem contribuir em seu nível mais alto.

Liderar pode ser uma tarefa difícil, mas é muito gratificante. Você pode ajudar as pessoas a melhorarem ao mesmo tempo em que alcança metas para sua organização. Experimente estas técnicas de liderança no trabalho e veja o que mais sua equipe pode fazer e alcançar.

Leia também: Por que você não pode deixar de aplicar o Ciclo PDCA para evoluir seu chatbot

A busca por técnicas e ferramentas que auxiliem a ampliar os resultados da sua empresa também é função de um líder. A Take nasceu para facilitar a comunicação entre empresas e pessoas. Conheça nossas soluções e serviços para transformar a comunicação da sua empresa!