[Guia Completo] Transformação digital: o que é e como implementar na sua empresa

Transformação Digital

A Transformação Digital está em pauta e se mostra cada vez mais um tema imprescindível para qualquer empresa que queira se manter atualizada e competitiva no mercado ao longo dos próximos anos. 

Os meios e estratégias digitais são indispensáveis para a garantir a assertividade das organizações em suas entregas finais e até mesmo em seu processo como um todo. Com isso, a onda digital chegou para modificar a maneira como as empresas fazem seus produtos e serviços, atendem seus clientes e leads e até mesmo controlam seus processos. Podemos dizer que a era digital invadiu todas as áreas de uma organização, desde o administrativo até o marketing.

Provavelmente você já leu algum texto ou uma reportagem sobre o avanço nos estudos com inteligência artificial, realidade aumentada, robôs autônomos ou chatbots. Essas são apenas algumas de uma lista infinita das tecnologias digitais inovadoras que surgem no mercado a cada dia. Todas elas têm o objetivo de otimizar e melhorar nosso trabalho e vida pessoal; a famosa transformação digital. 

Mais que um avanço científico, a transformação digital é o presente e o futuro de qualquer organização que se preocupa com as tendências, mobilidade e principalmente, com a satisfação do seu cliente. Vamos entender um pouco mais sobre esse tema?

O que é Transformação digital?

Com a constante crescente tecnológica, as pessoas vivem uma verdadeira revolução do conhecimento, comunicação e globalização

Obviamente que essa mudança não ficaria apenas no âmbito pessoal, mas também afetaria a maneira como as organizações veem seus clientes e resultados. O processo pelo qual uma empresa inova e melhora sua operação, produtos e métodos de gestão – com o objetivo de agregar valor a entrega final para o cliente – com o auxílio de tecnologia é chamado de transformação digital.

Essa revolução tecnológica silenciosa – porém notável – desencadeia uma série de mudanças positivas na maneira como as organizações lidam com todo seu processo de fabricação, vendas e marketing. Uma pequena mudança em um processo acarreta várias outras adaptações em todas as áreas de uma organização, fazendo com que a transformação seja completamente disruptiva e discreta, mas estrondosa em seus resultados.  

A revolução digital dos bancos

Hoje em dia, alguns processos que antes eram completamente burocráticos – como abrir uma conta num banco e pagar uma conta – podem ser feitos pela internet. Parece algo simples e imaginável, mas não precisamos ir muito para trás para ver que não era algo nem pensável pela sociedade. 

A maioria das pessoas prefere um atendimento digital ao físico, solicitar uma segunda via de fatura através do celular, tem preferência por aplicativos práticos a ágeis e certamente não gosta de enfrentar enormes filas em agências bancárias.

A transformação digital acabou criando novas formas de se trabalhar, de se entregar um produto e até mesmo novas empresas. Podemos listar por aqui uma série de bancos digitais que surgiram a partir do crescimento da tecnologia. Nubank, Inter, Next e Iti são alguns dos exemplos.

Estes oferecem serviço 100% online e gratuito, um verdadeiro paradigma para os bancos tradicionais. Quando surgiram, os bancos digitais foram muito questionados a respeito da segurança de dados, veracidade dos serviços e qualidade de atendimento, mas, aos poucos, foram ganhando espaço no mercado junto aos bancos tradicionais e se tornaram preferência de muitos usuários.

O sucesso da estratégia no segmento financeiro

A metodologia da transformação digital foi sucesso nos bancos não só pela praticidade, agilidade na resolução de demandas e entregas de solicitações, mas também na segurança de dados e certificação da veracidade dos mesmos. Com a tecnologia a seu favor, os bancos digitais buscam novas oportunidades de crescer ainda mais.

Além da utilização da tecnologia para otimização de processo, efetividade de soluções e eficácia de produtos, não podemos esquecer de mencionar o quanto é importante que os bancos digitais estejam à disposição de seus clientes para a comunicação

O famoso horário comercial bancário sempre foi um empecilho para a ida à agência, mas e se você pudesse ser atendido pelo site, aplicativo ou até mesmo WhatsApp? A transformação digital não se trata apenas de tecnologias de outro mundo ou inovações fantásticas, mas sim da aplicação do simples e digital à processos burocráticos, difíceis e custosos.

O que é necessário para se transformar digitalmente?

Primeiramente, deve-se definir qual o principal objetivo se quer alcançar com o uso da metodologia da transformação digital. São várias as possibilidades e cada empresa alcançará determinados propósitos com base na tecnologia utilizada, nos setores envolvidos e até mesmo no próprio segmento da organização. 

Podemos listar alguns objetivos mais amplos e aplicáveis a qualquer empresa. São eles:

  • Otimização organizacional;
  • Expansão de mercado;
  • Melhoria no processo de decisão;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Maior eficiência.

Assim que os pontos de melhoria e objetivos estiverem traçados, é preciso estudar o mercado e entender o que as principais empresas referências tem feito em relação a inovação. Obviamente, é necessário entender o que se aplica ao seu negócio.

Ah! Uma dica muito importante: não tenha medo de ousar, de fazer diferente e de trazer tecnologias disruptivas e não de agregação. Lembre-se que a ideia da transformação digital é ser – de fato – um destaque entre as demais organizações, associando inovações de mercado em termos de tecnologia e processos a uma maior satisfação dos clientes e maiores expectativas de resultado. 

Um aliado importante da transformação digital são os dados obtidos no processo, então utilize-os ao seu favor e apresente melhorias com base na aceitação de seu cliente. Para isso, use da pesquisa NPS como um benefício a se explorar.

Fique atento a novas tecnologias e esteja sempre onde seu cliente está!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: