Transmídia: a evolução do papel das mídias nas estratégias de comunicação atuais

Transmidia

Vem, vamos falar mais sobre transmídia! 

No post anterior que escrevi aqui no blog da Take (você pode conferir aqui), iniciei um tópico sobre o que é transmídia, como funciona sua dinâmica com as mídias atuais e o que ela trouxe de novo para as estratégias de comunicação.

Agora, que tal entendermos sobre o porquê e como utilizar a transmídia para inovar em suas campanhas? Animou? Então vamos lá!

O cenário atual das mídias

De acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso da Tecnologia Da Informação nas Empresas, realizada em 2018 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil ultrapassou a marca de 220 milhões de smartphones ativos no país.

Ou seja: há mais celulares inteligentes ativos no Brasil do que habitantes. Esse número não conta computadores, tablets e outros dispositivos que possuem acesso a diversos tipos de conteúdos midiáticos. 

Isso significa que, no cenário em que vivemos, é indiscutível o impacto e influência das mídias digitais no dia-a-dia de qualquer ser humano.
Lembrando que devemos isso às várias mudanças tecnológicas significativas!

O smartphone, obedecendo sua raíz de inovação tecnológica, permite comportar conteúdos que utilizem imagem, vídeo, voz, jogos, programações televisivas, portais, insira um milhão de possibilidades aqui, sem falar nas redes sociais. Tudo em uma única ferramenta

Esse largo poder de acesso fomenta a cultura participativa e permite o usuário interagir, criar, modificar e compartilhar em tempo real o que está sendo consumido. Foi deixado para trás o papel de receptor passivo e se tornando uma peça chave colaborativa na construção de conteúdo.

No que devemos prestar atenção sobre o futuro das mídias?

Segundo a pesquisa global sobre consumo de mídias e entretenimento concluída pela PwC para os próximos anos, a grande tendência que impactará as mídias e o entretenimento será os variados tipos de convergência, sejam elas de mídia, de negócios ou geográficas. 

É isso aí, tá sentindo que a transmídia é tendência? É sim!

Vivemos uma realidade econômica dinâmica. Aproveitar as mídias e tornar seus clientes verdadeiros aliados será uma das chaves para a estabilidade e o sucesso do seu negócio.

Utilize a transmídia para inovar na comunicação com seus clientes

Na transmídia, você tem um mar de possibilidades a serem exploradas. Coloque a criatividade em cheque e abuse das ferramentas disponíveis. 

  • Comece analisando onde está seu público e em quais mídias eles habitam. Cada mídia tem possibilidades e comportamentos específicos! Observe como cada uma funciona e desenvolva idéias de acordo com suas peculiaridades e ferramentas.
  • Entenda quais conteúdos seu público consome e como consomem. A cultura pop grita nas mídias digitais. O que de entretenimento está em alta? Descubra! Pode ser uma peça chave para a sua campanha transmídia.
  • Fale a língua deles. Não basta entender o que seu público consome nas redes, você precisa descobrir como eles se comunicam e, assim, encontrar a melhor forma para dialogar de igual para igual. Isso ajuda de montão na criação de empatia do público com a sua marca. 
  • Entenda o que de fato é destaque e interessante para seus consumidores. Em média, o brasileiro está online 8 horas por dia e você está concorrendo a atenção deles com várias outras marcas e conteúdos ao mesmo tempo!   

Agora que você entendeu o comportamento do seu público nas mídias, é hora de pôr a mão na massa.

Para criar uma campanha transmídia, você precisa desenvolver idéias que funcionem em variados formatos de mídias (seja presente em cada uma delas!). Tente desenvolver uma narrativa que faça sentido. 

Desta forma, você cria engajamento para seu negócio em diversos ambientes e nichos de comunidades tanto digitais como tradicionais, atingindo um número muito maior de pessoas com suas campanhas. 

Ah, e cabe lembrar: é importante que sejam definidas metas! 

Lembre-se: Transmídia se trata de criação de conteúdos que funcionem de forma independente mas que sejam complementares em um mesmo universo. A campanha precisa fazer sentido em todas as mídias escolhidas para veiculação.                                       

A elaboração de uma campanha voltada para a transmídia deve abranger diversos canais para garantir o alcance do objetivo traçado. As mídias serão cada vez mais integradas e isso já é mais que tendência: é o futuro. Se jogue nesse universo de possibilidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: