Vendas no WhatsApp: o que pode e o que não pode no app de mensageria mais utilizado no mundo

Vendas pelo WhatsApp: homem pensando com celular na mão

O WhatsApp Business API trouxe novas possibilidades para engajar e atender seus clientes de forma eficiente. Mas e fazer vendas pelo WhatsApp, é possível? O que é permitido? O que é proibido? Entenda neste post!
 
Você provavelmente tem o WhatsApp instalado no seu smartphone e usa todos os dias, não é mesmo?
O aplicativo é o mais usado pelos brasileiros e também é um dos mais populares do mundo.

É preciso que as empresas entendam a importância de estar neste canal para estreitar o relacionamento com os clientes.

Mas você sabia que existem duas versões do WhatsApp Business disponíveis no mercado? Confira quais são, entenda suas particularidades e suas aplicações em vendas a seguir!

WhatsApp Business App X WhatsApp Business API

Atualmente, além da versão WhatsApp Messenger, que é a que os usuários têm instalada em seus smartphones, existem o WhatsApp Business (App) e o WhatsApp Business API.
O WhatsApp Business surgiu com a necessidade de ajudar o microempreendedor e é uma aplicação gratuita que pode ser baixada na Google Play Store (Android) ou na App Store (iPhone).
O aplicativo ajuda pequenas empresas a interagirem com seus clientes e fornecedores de forma mais prática e ágil por meio de ferramentas para otimização do atendimento, sendo as principais:

  • respostas rápidas: permitem que a empresa configure textos predefinidos para tornar o atendimento mais ágil. Com isso, bastará digitar um atalho no teclado e o campo será preenchido com o texto. Entenda como funciona.
  • perfil comercial: permite que a empresa insira os dados de forma organizada e de fácil acesso para o usuário, como endereço, e-mail e site. É interessante que a foto de perfil seja atrelada à marca.
  • métricas: o WhatsApp Business tem um dashboard no qual é possível visualizar as mensagens enviadas, recebidas e lidas pelos clientes.

Para empresas que já utilizam a versão Business do WhatsApp e têm um volume de conversações considerável — aproximadamente 500 mensagens trocadas com diferentes usuários no mesmo mês —, é hora de migrar para o WhatsApp Business API. 
Enquanto a versão básica funciona bem para microempresas que têm um baixo volume de conversação e poucos clientes ativos na plataforma, o API traz mais potencialidades e suporte para médias e grandes empresas.
Estando presente na solução oficial da plataforma, você vai contar com algumas facilidades:

  • conta comercial oficial;
  • possibilidade de incluir um chatbot para atender seus clientes de forma rápida e satisfatória, reduzindo custos no atendimento;
  • alta interatividade dos usuários.

Entenda qual solução é a ideal para a sua empresa.

Automação no WhatsApp Business API

Uma das principais potencialidades é a automação de mensagens. Com chatbots, é possível afirmar a presença digital da marca, estando disponível para seu cliente com informações de fácil acesso.
Em vez de pegar o telefone e fazer uma ligação para sua empresa — o que gasta tempo e, algumas vezes, dinheiro (tanto do usuário quanto da empresa) —, o prospect ou cliente pode simplesmente mandar uma mensagem no aplicativo que já usa diariamente.
Ou seja: é uma solução fácil para o usuário em uma interface que ele já conhece e utiliza na maior parte do seu dia. Simples, não é?
Crie o chatbot da sua empresa no WhatsApp.

Vendas pelo WhatsApp Business API: é possível?

Afinal, é permitido fazer vendas pelo WhatsApp? Essa é a grande pergunta de muitas empresas.
Hoje, não é permitido enviar promoções aos usuários. Isso porque, além da proibição das notificações promocionais, existem hoje várias regras que sua empresa precisa seguir caso queira utilizar a plataforma.
As restrições da plataforma são:

  • produtos ou serviços ilegais;
  • drogas recreativas ou sujeitas a prescrição médica;
  • artigos de tabacaria ou acessórios relacionados;
  • bebidas alcoólicas;
  • armas;
  • entre outros assuntos.

Saiba mais detalhes sobre as Políticas do WhatsApp.

Diante das limitações, como aproveitar o WhatsApp comercialmente?

O potencial de vendas pelo WhatsApp cresce com chatbots. Eles permitem uma conversa mais rápida e automatizada, o que reduz o tempo de resposta para os usuários.
Algumas das funções de um chatbot que podem gerar melhores resultados para sua empresa são:

  • engajamento com o usuário — interação no canal que o cliente quer utilizar);
  • divulgação de novidades informativas a respeito do seu produto — ressaltamos que notificações promocionais não são permitidas;
  • relatórios e histórico de todos os atendimentos feitos na plataforma;
  • captação de leads qualificados — cadastro de um cliente pelo chatbot;
  • conversão — saber oferecer o atendimento que o cliente precisa e deseja.

Além disso, com a possibilidade de enviar notificações — que são templates criados pela sua marca e pré-aprovados pelo WhatsApp para que a interação não seja desconfortável para o usuário — direto para os usuários, a empresa aumenta as chances de converter as interações dos usuários em vendas e cria um laço mais forte com o cliente.
Dessa maneira, sua marca pode efetuar um disparo para uma lista de clientes, por exemplo, com alguma novidade informativa sobre seu produto. Assim, mediante o opt-in (aceite), os usuários receberão as informações direto em seus smartphones no próprio WhatsApp.

Entenda como funcionam as notificações e o que é possível ser enviado para seus clientes.

Mesmo com algumas regras e limitações, o WhatsApp Business API permite estar no canal que seu cliente precisa e no momento em que ele quer ser atendido.
Várias empresas já estão obtendo excelentes resultados no WhatsApp. Neste material completo, você aprende mais sobre o serviço e confere os cases do Laboratório Hermes Pardini e da Nextel com a Solução Oficial do WhatsApp Business API fornecida pela Take.
Quer entender mais sobre Marketing e Vendas pelo WhatsApp? Então assista ao Webinar gratuito “Como explorar as potencialidades de marketing e vendas no WhatsApp” — com Juliano Braz (VP de Vendas da Take) e Lucia Haracemiv (Sócia Fundadora da DNA de Vendas).

Leia mais:

Chatbots: Como os assistentes virtuais irão revolucionar o seu jeito de fazer negócios

WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução

O que é uma plataforma de chatbot? Conheça as 6 principais vantagens da ferramenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: