WhatsApp Business API: como sua empresa pode se beneficiar desse recurso?

Desde sempre as empresas buscam ter uma boa comunicação com seus clientes, e a tecnologia tem se desenvolvido para que isso aconteça. Exemplo disso é o WhatsApp Business API, versão para médias e grandes empresas do WhatsApp Business que possibilita conversas automatizadas, de forma escalável, com os clientes.

Por se tratar de algo recente e que ainda não foi muito divulgado, é comum que gerentes de TI das empresas tenham dúvidas sobre o novo serviço. E foi pensando nisso que fizemos este post!

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer questões sobre o WhatsApp Business API, para que você se informe sobre o assunto e conheça essa solução para o seu negócio. Acompanhe!

Como chegamos ao WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business solution, foi lançado no dia 01 de agosto de 2018. Antes disso, caso uma empresa desejasse utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, ela tinha duas opções:

  • comprar um chip e usá-lo em um smartphone como uma conta dedicada à empresa, como um usuário comum de pessoa física. Nesse caso, era necessário que um colaborador ficasse responsável por acompanhar as mensagens enviadas e respondê-las;
  • ou usar o WhatsApp Business App, lançado oficialmente em janeiro de 2018. Nessa modalidade, era necessário fazer o download do aplicativo próprio para empresa e criar uma conta comercial. No entanto, essa versão ainda exige que um atendente humano responda às mensagens enviadas para as pessoas.

Esse modelo pode ser interessante para pequenos negócios, como uma clínica médica que tem alguém em horário comercial respondendo às solicitações de marcação de horários para os pacientes.

Já para grandes companhias, que recebem milhares de mensagens por dia, o WhatsApp Business ainda não era totalmente escalável. Isso se tornou possível apenas recentemente com o WhatsApp Business API, que possibilita automatizar conversas.

Qual é a função da API do WhatsApp Business?

A principal função do WhatsApp Business API é possibilitar que as empresas tenham uma comunicação de qualidade com os seus clientes, estreitando os relacionamentos e, assim, conquistando mais confiança e satisfação das pessoas.

O WhatsApp é um aplicativo muito popular no Brasil, e é raro encontrarmos um usuário de smartphone que não o utilize. Desse modo, uma das principais revoluções do novo serviço é permitir que as empresas estejam onde todo mundo está, proporcionando atendimento de qualidade e uma entrega de serviços escalável e interessante para os seus clientes.

Além disso, a API desenvolvida para o serviço é justamente o que permite a automação de conversas, o que caracteriza o principal diferencial dessa novidade.

whatsapp business api localiza hertz

Divulgação do contato oficial da Localiza Hertz no WhatsApp, via WhatsApp Business API. O contato foi construído pela Take utilizando nossa plataforma BLiP

Como integrar o serviço para obter os melhores resultados

Conheça o BLiP

O BLiP é uma plataforma completa para a construção, gestão e evolução de chatbots, criado pela Take — que é Provedora de Solução Oficial do WhatsApp Business API — e já integrado ao WA como canal de publicação. Essa integração funciona basicamente da mesma forma como já ocorre com outros canais, como o Telegram, o Facebook Messenger e o Skype.

Todas as empresas podem utilizar o BLiP para realizar atendimento via WhatsApp?

Qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode utilizar o BLiP para realizar o seu atendimento a clientes via WhatsApp ao adquirir o plano Business ou Enterprise da plataforma.

É interessante ressaltar que diversas empresas, em diferentes partes do mundo, já utilizam o BLiP para se comunicar com os seus clientes via WhatsApp.

Quais as principais vantagens de utilizar o BLiP no WhatsApp Business API?

Ao utilizar o BLiP para construir e gerenciar o seu contato oficial no WhatsApp, as empresas têm uma série de vantagens. As principais delas são:

Facilidade para construir uma automação

Com o BLiP, sua comunicação com os clientes será mais efetiva, pois poderá construir uma automação que responda às mensagens imediatamente, sem a necessidade de contar com um atendente humano para isso.

Além de economia, isso gera uma imagem mais positiva para os clientes, uma vez que eles poderão tirar dúvidas a qualquer horário do dia, mesmo que não seja o de funcionamento da organização.

Possibilidade de adotar um atendimento híbrido

Além da automatização, a empresa terá a possibilidade de colocar pessoas para fazerem atendimento junto ao chatbot. Desse modo, será possível que a automação responda às dúvidas mais frequentes dos clientes enquanto os questionamentos mais específicos ficam por conta dos atendentes.

Tudo isso na mesma conversa, sem precisar “aguardar na linha” nem mudar de canal.

Criação de relatórios de conversas

Com o BLiP, também é possível desenvolver um completo relatório de conversas. Desse modo, é permitido visualizar o histórico de conversas anteriores e, assim, obter insights para conquistar mais resultados positivos com o uso dos chatbots, uma vez que será possível analisar os resultados alcançados nas conversas.

Atualizações automáticas

Como se trata de um projeto recente, a API lança atualizações frequentemente. Isso gera muita mão de obra para as empresas, que precisam atualizar o sistema sempre que algo novo é lançado.

Com o BLiP, tudo isso é automatizado e transparente, de modo que as atualizações serão feitas no WhatsApp Business API e você nem se dará conta disso, tamanha a comodidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o WhatsApp Business API e como o BLiP pode contribuir para a sua implementação, entre em contato com a gente e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

 

Leia mais:

WhatsApp para Empresas: Esclarecendo as principais dúvidas do mercado

Disparos ilegais de mensagens no WhatsApp: como fica a experiência do usuário?

WhatsApp para empresas: 96% das empresas querem uma conta oficial