Em competição organizada por Take e Sebrae, 40 participantes tiveram dois dias para construir uma solução de conversa automatizada no primeiro hackathon de chatbots do país

Pouco mais de 48h. Um grupo de profissionais que não se conhecem. Uma oportunidade. Esses pontos resumem o desafio dos 40 participantes do Hackathon Exchange Sebrae, o primeiro Hackathon de Chatbots do Brasil. Esta maratona de desenvolvimento de software aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de setembro na sede do Sebrae em BH e contou com a parceria da Take.
Usando a plataforma BLiP, os “hackers” precisaram desenvolver sistemas de comunicação automatizada, também chamados de chatbots, e apresentá-los funcionando em aplicativos de mensagem, como Facebook Messenger e Telegram. Entre os mais de 150 inscritos, 40 foram selecionados e divididos em dez equipes. Três delas foram premiadas com programas de aceleração e consultoria para desenvolverem melhor seus projetos:
1º lugar – Chefia – Pedir comida é muito mais fácil com este bot!
Busque por @HamburguerCia2016 no Facebook Messenger
Equipe: Élcio Raimundo, Johny Maia e Luis Motta.
2º lugar – Sancho – Receba dicas e recomendações para turbinar sua carreira profissional!
@botsancho no Messenger
Equipe: Arthur Pereira, Felipe Alcântara, Gabriel Félix, Marco Silva e Raphaela Fabri.
3º lugar – E aí, chefe? –  Receitas que você pode fazer com os ingredientes que você já tem!
Procure por @eaichefe no Messenger
Equipe: Carlos Timaury, Felipe Santos, Marcela Mayrink, Thiago Alves e Vinícius Castro.
A banca avaliadora contou com nomes de peso no mercado de tecnologia nacional: Roberto Oliveira (CEO da Take), Dario dal Piaz (Facebook), Gabriel Lages (Hotmart), Humberto Torres (Professor da PUC Minas), Leonardo Dicker (MGTI) e Welington Soares (SindInfor).

14359129_10210872005779838_7331181102815101110_n
Nossa super banca avaliadora!

Outros bots criados
  • Mi.Go –  O bot vai conversar com seu filho, desenvolver um relacionamento e apoiar os pais com dados e informações! [Recebeu menção honrosa no evento!]
  • @dindinbot – O bot te ajuda a organizar suas finanças pessoais integrado a um app
  • @philipephilbh – O Phil ajuda pessoas com dificuldade com tecnologia a comprar produtos online
  • @viverbembot – Encontre os melhores alimentos para a sua dieta com o Viver Bem!
  • Viajando com a Ju – Descubra o que há de mais legal para fazer na sua viagem.
  • Sarah Bot – Está doente mas não sabe exatamente onde ir? A Sarah te direciona ao melhor centro de saúde.
  • Hitchbot – Ele vai te ajudar a paquerar sem precisar de cantadas ou daquele papo chato!

Programação

No dia 16 de setembro, o desafio foi lançado às 19h e os participantes do Hackathon de Chatbots tiveram orientações sobre o que é um chatbot, quais as vantagens esse tipo de atendimento oferece e como utilizar o Blip para desenvolver e publicar os chatbots nos diversos apps de mensagens. O segundo dia de evento começou cedo: as equipes chegaram ao Sebrae pontualmente às 8h. Os participantes conheceram seus mentores e tiveram um treinamento sobre pitches. Em seguida, prosseguiram no desenvolvimento dos projetos até meia-noite!
Já no domingo, as equipes acertaram os últimos detalhes dos projetos e treinaram seus pitches, momento em que os organizadores do evento deram orientações e dicas para a apresentação. As apresentações começaram às 15h30.

dsc02743
Hackers ralando no sábado de manhã! Isso é que é dedicação!

Prêmios

A equipe vencedora, que criou o bot Chefia, ganhou troféus, smartphones (um para cada integrante) e (o melhor dos prêmios!) três meses de imersão na Take. Eles contarão com nossa infraestrutura e mentoria dos nossos especialistas em chatbots.
O time que ficou em segundo lugar também ganhou um prêmio bem legal. Além dos troféus, eles ganharam a participação no do Programa de Aceleração do Sebrae Minas, o “Agita”. O terceiro lugar contará com apoio e consultoria da DeveloperS2 para prosseguir evoluindo seu bot.

14292342_10210872005139822_949468720951989289_n
Os campeões do Chefia! Élcio Raimundo, Johny Maia e Luis Motta com seus prêmios 🙂

Em breve, os vencedores do primeiro Hackathon de Chatbots começam a ser acelerados pela Take. Eles terão três meses de muito trabalho e inovação. E, claro, divulgaremos tudo o que acontecer por aqui!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀