Um festival que dispensa apresentações, o Rock in Rio traz, a cada edição, experiências incríveis para o público, que vão muito além dos shows. E neste ano, a Take fez parte dessa experiência desenvolvendo o chatbot do Rock in Rio!
O bot surgiu com o intuito de informar e, principalmente, engajar as pessoas com o festival. O resultado foi ainda melhor do que esperávamos, e você confere agora um pouco de como foi construir o Roque.

Por que criar um chatbot do Rock in Rio?

A edição 2017 do Rock in Rio aconteceu dos dias 15 a 17/09 e 21 a 24/09. Foram dois fins de semana, 9 palcos e mais de 200 artistas convidados para divertir e encantar mais de 700 mil pessoas.
Diante disso, um enorme desafio: como engajar esse público para além dos dias e shows do evento?
Surgiu a ideia de criar um chatbot no Facebook Messenger para ir além das informações fornecidas no site e app do festival e promover experiências inéditas e divertidas para as pessoas. Foi assim que nasceu o Roque, chatbot do Rock in Rio desenvolvido pela Take em parceria com a Outra Coisa, que ficou responsável pelo design da conversa do bot.

Festival de experiências, chatbot de experiências

Quem interagia com o Roque conseguia saber informações sobre ingressos, como chegar no evento, o que era permitido levar e a agenda dos palcos e line-ups. Mas também conseguia muito mais do que isso.
Para promover o engajamento do público, o bot lançou 10 desafios com perguntas de conhecimentos gerais sobre artistas, games e curiosidades do evento, como qual seria o figurino da Ivete Sangalo, onde estava a gravata do Adam e, ainda, a guitarra do Slash. Assim, quem completava a missão ganhava uma imagem exclusiva para ser compartilhada em suas redes sociais.
Outra funcionalidade sensacional de engajamento com o bot foi o check-in Itaú: durante todos os dias do festival, o público podia visitar o check-in no Rock District. Lá, confirmavam presença no evento com um vídeo que começava no espaço e chegava até cada pessoa: uma filmagem que sobrepunha imagens de satélite até o ponto em que o usuário estava na Cidade do Rock!
Além disso, o Roque também enviou notificações aos usuários para manter todo mundo ligado no que estava rolando, como o início do show do artista favorito da pessoa e as atrações disponíveis depois do último show do Palco Mundo.
Quem interagiu com o Roque também teve acesso a conteúdos exclusivos, como as setlists dos shows e o trailer do novo Star Wars!

Como foi gerir o chatbot direto do Rock in Rio?

Para garantir que o chatbot seria um sucesso, nossa equipe voou até a Cidade do Rock. Dentre os principais desafios encontrados, a galera precisava estar sempre no timing correto das ações, ter acesso a conteúdos exclusivos e cruzar as métricas para montar as listas de broadcasts — linhas das mensagens enviadas.
Mas mesmo com muito trabalho, o saldo final foi super positivo, e a Keyla, o Cristiano e o Gabriel contaram como estar Rock in Rio foi uma experiência inigualável:

Desenvolver o chatbot do Rock in Rio foi, sem dúvida, um dos maiores e mais gratificantes desafios da Take. Se você quer saber mais sobre os resultados do bot, fique de olho que em breve vamos divulgar o case completo!
E você, conversou com o Roque? O que achou de ter um chatbot para engajamento no maior festival de música do mundo? Conte pra gente aqui nos comentários!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀