Como a Take faz sua gestão por valores? Conheça nossa cultura

valores da take capa post

Quando uma empresa tem uma gestão por valores sólidos, compartilhados e praticados pelos seus colaboradores, ela tem algo muito valioso.
Esse é um diferencial e uma vantagem competitiva para o negócio e, em especial, para as pessoas que têm a oportunidade de trabalhar onde podem ser elas mesmas.
No entanto, sustentar a cultura e prática dos valores em uma organização não é fácil, pois exige um alinhamento interno e paixão pelos valores.
Na Take, nossos fundadores trouxeram seus valores na fundação da empresa. Assim, ao longo dos anos, eles foram compartilhados e fortalecidos de forma intensa e sistêmica com os Take.seres, expressando-os através do exemplo.
Foi aí que, em 2015, realizamos o projeto de revisão dos valores organizacionais em conjunto com os Take.seres.
A partir dessa definição, nossas práticas de gestão de pessoas foram reformuladas para refletir os valores e, de forma efetiva, garantir sua prática no dia a dia da empresa. E como não poderia ser diferente, esse processo também foi realizado a partir dos valores da Take:
Para as pessoas (BE), com as pessoas (TEAM), com excelência (EXCELLENCE), com garra e vontade (CHARGE), de forma lean, propondo, testando e melhorando continuamente (SIMPLE) e com a confiança de irmos sempre além (HIGHER).

gestão por valores take

A gestão por valores em nosso dia a dia

Entrevista de cultura

Começamos e revisão do processo seletivo com a inclusão de uma etapa estratégica: A entrevista de cultura.
Através dessa etapa, que tem a participação dos Take.seres como avaliadores, passamos a conhecer os candidatos não apenas a partir de seu currículo, mas de forma mais pessoal: a partir de sua história de vida, seus valores familiares, suas preferências e singularidades.
É um momento muito especial, em que realmente temos um encontro entre pessoas, falando e ouvindo com sinceridade para entender se a Take é o melhor lugar para os candidatos trabalharem. Essa etapa é uma garantia do fit cultural das pessoas com a Take.

Onboarding

Os primeiros dias e semanas são cruciais para que uma pessoa se sinta bem recebida em uma empresa. Assim, nosso processo de onboarding também foi estruturado para garantir a prática dos valores ao longo dos três primeiros meses dos novos Take.seres.
Nossos novatos recebem o Guia de Boas Vindas com dicas e orientações para facilitar e acelerar a adaptação à cultura Take. Além disso, cada time se apresenta em mini-palestras para que todos fiquem por dentro do que acontece em todas as áreas da empresa.

Período de experiência

A avaliação do período de experiência também passou a ter os valores como referência de avaliação, reforçando já no início da trajetória do novo Take.ser os guias que orientam nossas ações.

Feedback 360º

Outro processo revisado foi a avaliação de desempenho, que passou a se chamar feedback 360º, possibilitando uma visão ampliada da performance ao contar com as seguintes avaliações:

  • Autoavaliação;
  • Par do Take.ser em seu time;
  • Take.ser de interface (pessoa que tem uma função semelhante à sua, porém em outro time);
  • Líder;
  • Liderados, no caso de gestores.

Dessa forma, o feedback é feito considerando o que é entregue (responsabilidade do papel da pessoa) e como é entregue (comportamentos atrelados aos valores da Take).

Take.Valoriza

Para fechar, não podia deixar de falar de um programa que faz tanto sucesso na empresa! Criamos o Programa Take.Valoriza, uma gamificação que estimula a troca de feedbacks positivos entre as pessoas.
O Take.Valoriza se refere a comportamentos e atitudes cotidianas relacionadas aos valores. Assim, quando alguém faz algo muito bacana que impactou o time inteiro, por exemplo, ela pode ser reconhecida pelo seu Take.Team.

moedas take.valoriza gestão por valores take
Olha as moedinhas do Take.Valoriza junto a outros brindes da Take! Tiramos esta foto no dia da nossa comemoração de 18 anos de história
Mesmo com a possibilidade de ganhar os prêmios no Take.Valoriza (tem adesivo, camisa e caneca), o efeito mais positivo que notamos foi como o momento de reconhecimento e a entrega de cada moedinha é marcante para os Take.seres. O programa é um sucesso e ajuda as pessoas a se sentirem cada vez mais valorizadas!
Fazer nossa gestão por valores tem sido super positivo, pois coloca os Take.seres em contato com nossos valores ao longo de toda a sua trajetória na Take — do processo seletivo às tarefas diárias.
Cada um dos processos contribui para a garantia de uma gestão de pessoas que garante maior autonomia para tomada de decisão, sentimento de pertencimento ao grupo, times com grande diversidade de perfil e que trazem alta performance.
Gostou de conhecer melhor a cultura e gestão por valores da Take? Que tal fazer parte com a gente? Confira nossas vagas abertas e #VemPraTake 😀


gislaine post gestão por valores takeGislaine Gandra
Gerente de RH
 
 
 
 
 
 

Leia mais:

Batalha de bots, educação e empresas que apoiam projetos pessoais

Qual é o segredo das empresas com espírito de startup?

Sobre construir meu primeiro chatbot e enfrentar novos desafios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: