BDD no Eclipse: instalação e Configurações Iniciais – Parte 1

Olá pessoal, tudo bom?

Essa semana irei demonstrar como criar um projeto no eclipse para realizar testes funcionais utilizando Selenium e Cucumber. Assim, poderemos escrever testes orientados a comportamento utilizando o BDD.

Após instalar o Eclipse, vamos criar um novo projeto.

File > New > Java Project

img 1

Insira o nome do seu projeto e acione Next, na próxima aba acione “libraries”, nessa parte você deve possuir os pacotes abaixo baixados:

img 2

Insira todos esses pacotes através do botão “Add External Jars” e acione Finish, assim seu projeto estará criado e pronto para início da escrita de seus scripts de teste.

img 3

Vamos entrar/criar nossa classe para rodar os testes.

Vamos criar um novo pacote para inserir uma classe Java e clicar com o botão direito em cima de src > New > Package:

img 4

Daremos o nome de “cucumber” e acionaremos Finish para a criação do novo pacote. Após criar o pacote, vamos inserir uma classe java onde escreveremos os testes.

Botão direito em cima do seu pacote New > Class.

Dê um nome para a sua classe “runner” e acione Finish. Criado essa classe, chega a hora de criar a nossa feature. Para isso, vamos inserir um novo pacote na raiz do projeto.

src > New > Package, vamos dar o nome “features” para esse novo pacote. Dentro do pacote vamos inserir um arquivo, em cima do pacote criado acionaremos o botão direito New > File. Daremos o nome de “MyFeatures.feature” e acionaremos Finish. Será criado assim nosso arquivo de configurações onde iremos inserir nossas informações para orientar nossos testes.

Antes de finalizar, vamos fazer a instalação do plugin do Cucumber no eclipse.

Help > Install New Software, inserir o link abaixo no campo de adição e acionar “enter”.

http://cucumber.github.com/cucumber-eclipse/update-site

Adicione o plugin e acione “Finish”:

img 5

Bem… já temos o nosso projeto configurado para iniciar a escrita de nossos testes. Nas próxima semanas, vamos demonstrar a escrita desses testes e algumas formas que facilitam essa escrita.

Até lá.

 

por Sthanley Lima