Calabash Android – Começando um projeto

Neste post, falaremos sobre a criação de um projeto utilizando Calabash Android e como configurar o aparelho celular para executar os testes.

Caso você não tenha o Calabash Android instalado em seu computador, leia o nosso post Calabash Android – Instalação Parte 1 e Parte 2 e siga o passo a passo.

Organização dos arquivos

1. Apk, jks, keystore_location, keystore_password e keystore_alias

O primeiro passo é criar a pasta para o projeto no diretório que desejar. Dentro da pasta, é necessário salvar o arquivo de extensão .apk e o arquivo de extensão .jks. O arquivo.apk é o aplicativo no qual os testes serão executados. O arquivo.jks e as informações referentes à  keystore_location, keystore_password e keystore_alias devem ser solicitados aos desenvolvedores do projeto.

Aqruivos .jks e .apk

Aqruivos .jks e .apk

 

2. calabash_settings

Com todas as informações anteriores em mãos, abra o CMD dentro da pasta que contém os arquivos .apk e .jks (shift + botão direito do mouse).

Abrindo o CMD direto na pasta

Abrindo o CMD direto na pasta

 

Execute a linha de comando calabash-android setup. Primeiro, insira a keystore_location (arquivo.jks). Depois, insira o password e depois o keystore_alias.

Calabash settings

Criando o arquivo calabash settings

 

Será criado o arquivo .calabash_settings.

Arquivo calabash_settings

Arquivo calabash_settings

 

Para verificar as informações, abra o arquivo utilizando algum editor de texto. As informações contidas no arquivo podem ser alteradas manualmente.

Informações do arquivo calabash_settings

Informações do arquivo calabash_settings

 

3. test_servers

Verificadas as informações no arquivo .calabash_settings, execute as seguintes linhas de comando, nessa ordem.

– calabash-android resign nomeDoApk.apk

– calabash-android build nomeDoApk.apk

Criando a pasta test_servers

Criando a pasta test_servers

 

Será criada a pasta test_servers.

Pasta test_servers

Pasta test_servers

 

4. features

Após verificar que o test server foi criado, execute a linha de comando calabash-android gen.

Ao aparecer a mensagem “Question”, dê Enter para confirmar a ação!

Criando a pasta feature

Criando a pasta feature

 

Será criada a pasta features. Nessa pasta, serão salvos os scripts de teste, com a extensão .feature. Dentro dessa pasta, há a pasta step_definitions, que contém o arquivo calabash_steps, onde os testes serão programados.

Pasta features

Pasta features

 

Agora o seu Calabash Android está configurado para criar os testes automatizados. Mas, antes de executar os testes, é preciso configurar o(s) aparelho(s) celular(es) em que os testes serão executados.


Configurando o aparelho celular

Para executar os testes do Calabash Android no aparelho celular, algumas configurações devem ser feitas. Não se preocupem, nenhuma delas altera o desempenho do aparelho.

1. Habilitar o modo desenvolvedor no aparelho

Para habilitar o modo desenvolvedor, vá em Configurações -> Sobre o telefone. Clique algumas vezes em Número da versão até aparecer uma mensagem informando que você agora é um desenvolvedor. Irá aparecer um novo item no menu.

Pode ser que, em alguns aparelhos, haja outro jeito de habilitar o modo desenvolvedor. Caso a maneira explicada nesse post não funcione em seu aparelho, pesquise como habilitar esse modo.

Modo desenvolvedor habilitado

Modo desenvolvedor habilitado

 

2.  Habilitar a depuração USB

Para ter um maior controle sobre o aparelho, habilite a depuração USB. Ao habilitar o modo desenvolvedor, um novo campo é ativado no menu Configurações do aparelho. Para ativar a depuração USB, vá em “Programador” ou “Opções do desenvolvedor”.

Ativar Depuração USB

Ativar Depuração USB

 

3.  Permitir fontes desconhecidas

Como o aplicativo não é da PlayStore, é preciso permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Vá em Configurações, Segurança e habilite o Fontes desconhecidas.

Ativar Fontes desconhecidas

Ativar Fontes desconhecidas

 

4. Adb devices

Conecte o aparelho celular no computador via cabo USB. Caso o driver não seja instalado, faça o download no site do fabricante. Abra o CMD e execute o comando adb devices. Serão listados os aparelhos conectados ao seu computador.

Verificando se o aparelho está conectado

Verificando se o aparelho está conectado

 

Pronto! Seu projeto está configurado para a criação dos cenários de teste. No próximo post, aprenderemos como inspecionar os elementos (tais como id’s, texts e etc.) necessários para a criação dos testes automatizados.

Bom fim de semana, pessoal!

 

por Letícia Bomfin