Instalação GeckoDriver – Driver para abrir o FireFox no Selenium

Com o lançamento das novas versões do FireFox, é preciso instalar um  novo driver, o GeckoDriver, para abrir os sites nos testes automatizados via selenium WebDriver. Caso ainda não tenha instalado o selenium, veja como neste link.

 

Vamos começar a instalação do GeckoDriver. Para realizar seu download, devemos acessar o site, onde são exibidas todas as versões disponíveis para downloads. Devemos sempre instalar a última versão e ficarmos atentos para baixar aquela do sistema operacional correto.

 

GeckoDriver

Versão download geckodriver

 

Após baixar o arquivo, devemos extrair no diretório C: (exemplo C:geckodriver.exe) e configurá-lo. Para iniciarmos a configuração, precisamos copiar o caminho do arquivo instalado. Para isso, abra o Windows Explorer, vá em Disco Local (C:).

GeckoDriver2

Caminho do arquivo geckodriver.exe

 

Após copiar o caminho, entre no menu iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades – aparecerá a tela de Sistema. Então, clique em Configurações Avançadas do Sistema:

GeckoDriver3

Acessar configurações avançadas do sistema

 

Concluído os passos acima, aparecerá a tela de Propriedades do Sistema. Clique em Variáveis de Ambiente; na sessão de Variáveis de Sistema, clique em Path>editar>novo> e preencha com o caminho do arquivo, conforme print abaixo:

GeckoDriver4

Inclusão do geckodriver nas variáveis de ambiente

 

Realizando todos os passos, deve-se colocar, no mesmo código que você chama para abrir a url, a linha abaixo para poder chamar o Driver gecko.driver.

System.setProperty(“webdriver.gecko.driver”, “Local aonde está instalado geckodriver”);

No meu código ficou assim:

GeckoDriver5

Código com a chamada do GeckoDriver

 

Com isso, estará tudo pronto para os seus testes!!!

Abraços, até os próximos posts 😀