Participação no evento Latinity 2015

Nesse post vamos contar um pouco como foi a experiência de participação no Latinity 2015, que é uma conferência de mulheres latino-americanas na área de Tecnologia e aconteceu em Santiago no Chile nos dias 9 e 10 de novembro de 2015.
Durante o evento, foram abordados diversos tipos de temas, que foram discutidos em keynotes, painéis e talks divididos em: Academic track, Industry track e Society track.

O keynote apresentado por Maria Alvarez, que gerencia a equipe Shared Engineering Services Group in the Information Platform Group na Microsoft, foi bem interessante. Durante sua palestra, comentou sobre sua carreira e experiências como, às vezes, única mulher na equipe de tecnologia e ressaltou uma frase, como uma dica para levar ao dia a dia de trabalho, que nos chamou atenção: “Usa sua força e habilidade para complementar e competir”. Ela falou ainda sobre o cenário mundial levando em consideração a participação de mulheres na tecnologia e sobre o mercado de TI em 2018 (nos EUA), no qual espera-se que cerca de 1 milhão de novos postos de trabalho sejam criados e que, considerando a quantidade atual de graduandos, estima-se que somente 61% destes postos serão ocupados.
No dia 10 de novembro apresentamos o Talk: “Integração contínua no desenvolvimento mobile utilizando TeamCity, TestFairy e Calabash”. O objetivo foi compartilhar um pouco sobre a Take.net e como é o desenvolvimento de mobile apps ressaltando o uso das ferramentas TeamCity, TestFairy e Calabash. Percebemos que o público se interessou sobre o assunto e que a procura por mais informações do Calabash foi maior.
Tivemos a oportunidade de conhecer mulheres da área de tecnologia com diferentes idiomas e costumes, de vários países como Chile, Brasil, México, Peru, Colômbia, Argentina e outros. Todas com muita vontade de compartilhar sobre experiências, carreira e o cenário de tecnologia em seus países, bem como conhecer sobre os demais cenários de tecnologia em outros países. O idioma foi uma barreira em alguns momentos, mas o “portunhol” e o inglês foram bons facilitadores.
Foi um grande desafio realizar essa apresentação para um conjunto de pessoas que já possuem grande experiência na área de tecnologia, mas sentimos que foi enriquecedor, tanto pelo conhecimento e experiência que adquirimos com a participação no evento quanto pelas informações que conseguimos compartilhar. Com certeza tudo isso irá contribuir muito para nosso crescimento na carreira de tecnologia.
[avatar user=”leticia” size=”80″ align=”left”]Co-autora[/avatar]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: