Selenium WebDriver – Configuração de um novo projeto no Eclipse

No post desta semana, daremos continuidade com o Selenium WebDriver, demostrando como configurar um novo projeto no Eclipse.

Configurando o projeto no Eclipse

Após ter executado os passos da instalação no post anterior (Selenium WebDriver – Instalação), você deverá escolher o lugar onde irá salvar os projetos. Deixamos por default o caminho C:Usersandredworkspace e marcamos a opção “Use this as the default and do not ask again”.

Figura 1 - Caminho workspace
Figura 1 – Caminho workspace

Logo após clicar em OK, o Eclipse será aberto. Iremos criar um novo Projeto clicando em File > New > Java Project. Assim que a tela “New Java Project” for exibida, você deve informar o nome do projeto; para este exemplo, o nome será TaketestWebDriver, e selecionar o JRE com a opção “JavaSE-1.8”.

Figura 2 - New Java Project
Figura 2 – New Java Project

Após clicar em Finish, precisaremos associar o novo projeto criado ao Selenium. Para isso, basta clicar com o botão direito em cima do projeto criado, e depois Build Path > Configure Build Path…

Figura 3 - Configuração Build Path
Figura 3 – Configuração Build Path

Aberta a configuração do Build Path, iremos importar as bibliotecas do JAVA, clicando em Libraries, e logo após em Add External JARs…

Figura 4 - Add External JARs
Figura 4 – Add External JARs

Utilizaremos o caminho dos JARs do Selenium demonstrado no Post de Instalação do WebDriverC:selenium-2.48.2”. Adicionaremos o “selenium-java-2.48.2-srcs”, o “selenium-java-2.48.2” e todos que estão dentro da pasta “libs”, como demonstrado nas imagens abaixo.

Figura 5 - JAR Selection libs
Figura 5 – JAR Selection libs
 
Figura 6 - JAR Selection
Figura 6 – JAR Selection

Feito a adição dos JARs, o Java Build Path deverá ficar assim:

Figura 7 - JARs adicionados
Figura 7 – JARs adicionados

Depois de ter adicionado os JARs, vamos adicionar o JUnit (framework utilizado para criação de testes automatizados  na linguagem java), clicando na opção Add Library… , selecionar JUnit, e clicar em Finish.

Figura 8 - Adicionando JUnit na library
Figura 8 – Adicionando JUnit na library

Finalizando estas configurações, a estrutura do nosso projeto será:

Figura 9 - Estrutura do projeto
Figura 9 – Estrutura do projeto

Pronto! Finalizamos a configuração do projeto no Eclipse. A partir de agora, estamos prontos para criar nosso primeiro script de teste.

No próximo post, criaremos nosso primeiro script de teste no Eclipse.

Até a próxima!

0 comentários
  1. Olá André
    Obrigado pelo conteúdo, estou buscando recolocação profissional depois de sair de uma consultoria, e vejo que o mercado exige muito de QA´s que dominem testes automatizados. Como anteriormente não desenvolvia scripts de testes, apenas record and play(UI) estou começando agora e quero agradecer ao conteúdo do blog.
    Obrigado cara

    1. Isso ae Danilo, cada vez mais estamos sendo cobrados a automatizar os nossos testes. Fico feliz em ter te ajudado! Qualquer dúvida que tiver, entre em contato com a gente do blog! Abraços 🙂

  2. Hi, thanks for this great tool ! We are trying to use it for game with lots of animations. And we miss some things. Grapefrukt does not recognize Skew transformation, and when symbol Flip hort/onialzvertical. is it possible to add this to the grapefrukt? Could you help me with that?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: